Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Fabricio Rebelo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Fabricio Rebelo é um pesquisador em segurança pública, autor, articulista e professor de cursos livres em Salvador (BA), onde coordena o CEPEDES - Centro de Pesquisa em Direito e Segurança.

Bacharel em direito com atuação profissional no assessoramento jurídico ao Poder Judiciário, é autor de diversos artigos sobre temas jurídicos e segurança pública e fonte para reportagens e entrevistas em variadas mídias. É palestrante, inclusive em audiências públicas na Câmara dos Deputados, onde tem apresentado destacado desempenho na análise de questões técnicas relacionadas à segurança pública e ao controle de armas. É, também, consultor externo de vários parlamentares sobre projetos de lei em tramitação, sendo autor da coletânea "Articulando em Segurança: Contrapontos ao Desarmamento Civil", obra na 2ª Edição, com o registro de seus principais textos temáticos veiculados entre os anos de 2011 e 2017 (até fevereiro).

De 2010 a 2015, foi Coordenador Regional (NE) e Diretor Nacional da organização não governamental Movimento Viva Brasil, presidida pelo Prof. Bene Barbosa, mais tradicional entidade defensora do acesso do cidadão às armas de fogo para autodefesa.

Na condição de atleta amador de Tiro Desportivo, alcançou um vice-campeonato e uma terceira colocação em Campeonatos Brasileiros, disputando na modalidade IPSC/Light, além de vários títulos estaduais e um regional (NE).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bacharel em Direito, graduado em janeiro de 1998 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (BA), exerceu a advocacia até 2002, quando ingressou, por concurso público, no Poder Judiciário do Estado da Bahia, onde integra a carreira de analista judiciário, tendo ocupado as seguintes funções: Assessor Jurídico Autárquico (IPRAJ, 2002-2004); Procurador Autárquico (IPRAJ, 2004-2005); Assessor de Desembargador (TJBA, 2005-2007 e 2008-2012); Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA, 2007-2008); Assessor Jurídico (TJBA, desde 2013²).

Iniciou a atividade de pesquisa em 2005, fomentado pelos debates sobre o referendo quanto ao comércio de armas e munições no Brasil, e de cuja atuação resultou a criação do CEPEDES - Centro de Pesquisa em Direito e Segurança.

Em 2012, publicou na Revista Jurídica Consulex o artigo "Estatuto do Desarmamento - uma lei socialmente desajustada", contendo forte crítica à legislação brasileira sobre o controle de armas, sobretudo por desrespeitar o resultado do Referendo de 2005, texto de cuja repercussão surgiu o Projeto de Lei nº 3722/12, de autoria do deputado federal Catarinense Rogério Peninha Mendonça, propondo a revogação daquela lei.

Livro[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

[1] Folha de S. Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/11/1706241-estatuto-do-desarmamento-deve-ser-revogado-sim.shtml

[2] UOL - https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2016/01/16/se-criminosos-nao-temem-estado-e-preciso-que-temam-as-vitimas.htm

[3] CEPEDES - http://www.cepedes.org

[4] Editora Prismas - http://www.editoraprismas.com.br/articulando-em-seguranca-contrapontos-ao-desarmamento-civil

[5] Rede Record BA - https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/passageiros-reclamam-da-inseguranca-dentro-dos-coletivos-de-salvador-assista-23112017

[6] Gazeta do Povo - http://www.cepedes.org/p/gazeta-do-povo.html