Usuário(a):Fernando Callado/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cícero Émerson do Nascimento Cardoso (Juazeiro do Norte, 20 de maio de 198?) é um escritor brasileiro.

BIOGRAFIA:

Nascido em Juazeiro do Norte - CE, graduou-se em Letras e fez especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa, pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Tornou-se membro do Grupo de Estudos SÉTIMA de Cinema, em 2012, e nele permaneceu até 2017. No Grupo Sétima, contribuiu com a Revista Sétima de Cinema entre os anos de 2013 a 2017. Tornou-se pesquisador durante a graduação, tendo sido bolsista do CNPq, em 2006, com o projeto: Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu. Em 2011, tornou-se membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Em 2008, tornou-se professor da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, atividade que realiza até a presente data. Trabalhou em cursos de pós-graduação da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e tornou-se, em 2018, professor de Literatura da Universidade Regional do Cariri – Campus Missão Velha.

Fez mestrado em Letras - Literatura e Cultura, com concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em 2016. Atualmente, faz doutorado Letras - Tradição e Modernidade, com concentração em Literatura, Teoria e Crítica, pela mesma universidade.

Publicou, em 2011, o cordel A Beata Luzia vai à guerra. Em 2012, publicou o cordel A artesã do chapéu ou pequena biografia de Dona Maria Raquel. Entre os anos de 2012 e 2019 participou das Mostras de Poesia “Abril para a Leitura”, do Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB –, com os poemas, respectivamente: Soneto de quem espera esperantemente, Soneto que não é sobre nosso amor (ou as consequências dos amores revelados), Elegia para Clarice Lispector, Ode inconformada para Juazeiro do Norte, Acabou chorare (minha versão), Por minha hamartia, minha tão grande hamartia, A Dança das Contundências e Elegíada.

Publicou, pela Revista Boca Escancarada, em 2014, o texto: Apólogo da mesa. No mesmo ano, integrou a antologia do VIII Festival Internacional de Sonetos “Chave de Ouro”, da Academia Jacarehyense de Letras, com o Soneto para um sórdido e obsoleto catre: o amor! Em 2016, integrou a antologia do IX Festival Internacional de Sonetos “Chave de Ouro”, da Academia Jacarehyense de Letras, ocasião em que publicou o Soneto sobre dolorosas damas. Publicou, pela Revista Satírika, em 2017, o poema Receita de humanidade para arrogantes. Ainda em 2017, realizou a Performance A dança das contundências, pelo Projeto Performance Poética – Pacote de Poesia, do SESC – Crato, ocasião em que publicou treze dos textos de um livro de poemas que está em processo de escrita.

Em 2018, participou da I Mostra de Poemas Para Maria (Beata Maria de Araújo) com o Poema para Santa Maria de Araújo. No mesmo ano, recebeu Menção Honrosa e participou da Antologia do XX Prêmio Ideal Clube de Poesia com o poema Paisagem Pós-Crepúsculo. Ainda em 2018, recebeu o Prêmio do VII Prêmio SESC de Contos com o texto O martírio de Eulália. Em 2019, participou da II Mostra de Poemas Para Maria (Beata Maria de Araújo) com o Romance de Santa Maria de Araújo.

Além de participar de diversas antologias e coletâneas com textos em prosa e poesia, publicou:

OBRAS:

'Breve Estudo Sobre Corações Endurecidos' (2011) - Conto;

'Romanceiro do Norte Juazeiro' (2014) - Poesia;

'A Revolta de Antonina' (2015) - Teatro;

'O Casarão Sem Janelas' (2018) - Romance;

'Antologia Poética: Escritores do Cariri' (2019) - Poesia (um dos organizadores);

'Poemates Rosarvm' (2019) - Poesia (um dos organizadores);

'Linguística & Literatura: Inter-relações - Volume I' (2019) - Artigos acadêmicos (um dos organizadores);

'Linguística & Literatura: Inter-relações - Volume II' (2019) - Artigos acadêmicos (um dos organizadores).

REFERÊNCIAS:

CARDOSO, Cícero Émerson do Nascimento. A Revolta de Antonina. João Pessoa: Sal da Terra, 2015.

_________. Breve estudo sobre corações endurecidos. Maricá - RJ: Ponto da Cultura Editora, 2011. p. 15 - 18.

_________. O Casarão sem Janelas. Virtualbooks Editora: Pará de Minas, 2018.

_________. Romanceiro do Norte Juazeiro. Virtualbooks Editora: Pará de Minas, 2014.



Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref></ref> https://emersoncardosoemerson.blogspot.com/2015/05/cronica.html