Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Fundação Hermann Hering/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fundação Hermann Hering A Fundação Hermann Hering foi criada em 1935 e atualmente se dedica a criar e apoiar projetos que têm como objetivo o desenvolvimento do pensamento empreeendedor, inovador, criativo e responsável. As iniciativas e projetos da Fundação acontecem a partir de quatro bases de atuação - Empreendedorismo, Cultura Criativa, Conexão Varejo e Memória e Cultura. A Fundação Hermann Hering é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos.Dentre as ações, projetos e iniciativas da Fundação Hermann Hering, descatam-se o Museu Hering e o Centro de Memória Ingo Hering.

História[editar | editar código-fonte]

A Fundação Hermann Hering foi criada em 1935 durante a gestão de Curt Hering, filho mais novo de Hermann e Minna, em comemoração ao centenário de nascimento de seu pai. Friedrich Hermann Hering, juntamente com seu irmão Bruno Hering, fundou a Cia. Hering. Curt instituiu a Fundação com o objetivo inicial de oferecer aos operários da antiga Gebrüder Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social. Com o passar dos anos e as mudanças na sociedade, tais benefícios foram naturalmente incorporados pela empresa, fazendo com que a Fundação desempenhasse uma nova função.

No ano de 2011 ocorre uma revisão em seu estatuto e com este movimento nasce um novo propósito: “Ampliar a capacidade empreendedora e ser agente de transformação social por meio da produção e disseminação do conhecimento no campo da moda.” Este momento de transformação abre portas para uma nova forma de pensar nossas ações e chega para possibilitar a elaboração de projetos cada vez mais direcionados, guiando os objetivos estratégicos para os próximos anos.

Causas e áreas de atuação[editar | editar código-fonte]

A Fundação Hermann Hering enxerga nos jovens sua principal motivação. Ela cria e apoia projetos que têm como objetivo o desenvolvimento do pensamento empreeendedor, inovador e criativo, alinhados ao propósito de construir uma rede para pensar e criar a moda do futuro mais sustentável, justa e responsável. A Fundação se dedica a desenvolver projetos que visam despertar potenciais nas pessoas para atuar no universo da moda, formando profissionais motivados a utilizarem seus talentos como uma lente para o futuro.

Museu Hering[editar | editar código-fonte]

Em 26 de novembro de 2010 o Museu Hering abre suas portas, ocupando uma das edificações do conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia. Hering, em Blumenau/SC. A casa, edificada no final do século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, foi construída através da técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes europeus.

Junto com o Museu Hering nasce o Centro de Memórias Ingo Hering, que homenageia Ingo Hering e se transforma em um espaço cuja responsabilidade é salvaguardar e perpetuar a memória e os valores que foram fundamentais para constituir a Cia. Hering. O acervo atual do CMIH é composto por itens datados desde o final do século XIX até o tempo presente, e os exemplares podem ser classificados como pertencentes à família fundadora ou à empresa e suas marcas. Materiais como fotografias, documentos, livros, maquinários, instrumentos de trabalho e indumentárias representam mais de 130 anos de história, e o acesso aos mesmos pode ser realizado por meio da pesquisa.

O CMIH fica no antigo prédio de costura da Cia.Hering, localizado no parque industrial da Cia. no bairro Bom Retiro, em Blumenau - SC. A edificação foi erguida na década de 1920, durante a administração da segunda geração da família Hering. Possui quatro pavimentos, somando 2,8 mil metros quadrados, e foi usada inicialmente para os setores de confecção, costura e estamparia.

O imóvel, que em 2002 foi tombado como patrimônio cultural do Estado de Santa Catarina, foi cedido à Fundação Hermann Hering para abrigar o Centro de Memória. Ingo Hering foi homenageado por sua visão de vanguarda em relação a preservação da cultura e todo legado que ele construiu em quase cinco décadas dedicadas à administração da Cia. Hering.

Projetos[editar | editar código-fonte]

  • "Trama Afetiva"

O Trama Afetiva - Experiência colaborativa de criação em Upcycling é um projeto da Fundação com o apoio da Cia. Hering que reuniu os designers Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum e Patrícia Centurion, como orientadores de estudantes e profissionais interessados em desenvolver um processo criativo e produtivo mais afetivo e manual, do qual também colaboram as costureiras do Cardume de Mães.

  • "Arte de Costurar"

Com a cooperação técnica e institucional do SENAI e poder público, este projeto visa oportunizar a qualificação profissional em costura industrial, ampliando as oportunidades de trabalho das comunidades. Ao atuar na relação entre emprego, trabalho e desenvolvimento humano, os resultados esperados têm como foco o direito de levar uma vida produtiva de acordo com as necessidades e interesses de cada pessoa, refletindo em desenvolvimento e valorização da autoestima.

  • "Encadeamento Produtivo"

Em parceria com o SEBRAE, o Projeto Encadeamento Produtivo – Moda Sustentável, tem como finalidade propiciar às pequenas confecções uma maior competitividade no mercado. Isso ocorre por meio de capacitações em gestão de pessoas, noções de qualidade, gestão de produção, controles financeiros e empreendedorismo.

  • "Educ[ação] em Foco"

O projeto é voltado para coordenadores pedagógicos e busca repensar o processo educativo, que precisa estimular novos conhecimentos, habilidades e valores capazes de promover e incentivar o desenvolvimento do potencial empreendedor dos jovens, independentemente de sua condição social.