Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Gabi Barreto/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

JORNALISTA MARCUS BARRETO[editar | editar código-fonte]

Marcus Corrêa Barreto é jornalista profissional formado pela Faculdade de Comunicação da UniSantos. Nasceu no dia 12 de março de 1964, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

Desde 1988 milita na área da Comunicação. Iniciou sua carreira em emissoras de rádio e TV da Baixada Santista. Foi para a capital paulista no início de 1992, para atuar como repórter esportivo na Rádio Record.

Permaneceu no grupo, trabalhando na rádio e na TV, até 2003. Dentre seus principais trabalhos, destaca-se a cobertura da Copa do Mundo de 98, na França. Passou pela Band, Rede TV! e SBT. Voltou para a TV Record em 2009.

Ao longo de sua carreira, teve experiência de assessoria de imprensa e atuou como narrador e repórter esportivo de rádio. Em TV, foi produtor, pauteiro, chefe do setor de rádio-escuta, chefe de reportagem, repórter, editor de texto, editor chefe, coordenador de núcleos de eleição e gerente de jornalismo - sua atual função.

No momento (início de 2014), Marcus Barreto é responsável pela Coordenação de Rede, na TV Record SP, dando suporte às emissoras próprias e afiliadas da Rede Record, inclusive ministrando palestras e workshops pelo país.


DOIS CASES DE SUCESSO[editar | editar código-fonte]

VITÓRIA (ES)[editar | editar código-fonte]

Em seu retorno à TV Record, em 2009, Marcus Barreto foi designado para comandar a implantação do jornalístico Balanço Geral na TV Vitória (Record Espírito Santo).

Naquele mês, a programação vespertina da TV Vitória (telejornal, programa de variedades e programas segmentados) alcançou média de 2 pontos de audiência, o que lhe garantiu a terceira posição no horário, atrás da TV Gazeta (Globo) e TV Tribuna (SBT).

A estreia do Balanço Geral ES, em 1º de junho, modificou esse quadro. O jornal fechou o primeiro mês de exibição com 5,11 pontos, superando o SBT (4,88) e assumindo a vice-liderança. A partir daí, o crescimento foi contínuo e, meses depois, o BG ES já vencia frequentemente produtos da principal concorrente, como Globo Esporte local, Globo Esporte nacional e Jornal Hoje.

Em algumas edições, o BG fechou com média de mais de 12 pontos de diferença sobre a Gazeta (Globo). O jornal obteve diversas médias entre 20 e 22 pontos, picos superiores a 30 pontos e índices de share (número de televisores ligados) muito expressivos, entre 53% e 56%.

Um ano depois de sua implantação, o Balanço Geral ES fechou o mês de maio de 2010 em primeiro lugar, com média de 18,33%, deixando para trás a Globo (18,06%) e aumentando a distância para o SBT (5,28%). Alavancada pelo BG, toda programação da TV Vitória cresceu em audiência nesse período e a emissora se tornou a segunda colocada na preferência dos telespectadores capixabas, segundo o Ibope.


BELÉM (PA)[editar | editar código-fonte]

A passagem do jornalista Marcus Barreto pela região Norte do país foi altamente positiva, elevando os índices de audiência da Record Belém, emissora que tradicionalmente sempre contou com a simpatia do telespectador paraense.

O Balanço Geral, por exemplo, em 34 semanas de medição do Ibope, foi líder em 14 delas. O jornal ficou 63 vezes em primeiro lugar, superando a TV Liberal (Globo) e obtendo médias entre 20 e 22 pontos, picos de 30 pontos e share de até 37%. O BG chegou a abrir vantagem de 8 pontos, na média, sobre a principal concorrente.

O jornal matutino Fala Pará fez ainda mais sucesso. Foram 25 semanas em primeiro lugar, 14 delas consecutivas. Em 95 oportunidades, o Fala obteve a liderança no horário, superando o Bom Dia Brasil e parte do jornal local da Globo. As médias chegaram à casa dos 10 a 12 pontos, com picos de 16 e share de 38%.

Antecedendo o Fala Pará, o Direto da Redação também surpreendeu. Com a difícil tarefa de abrir a programação da Record Belém e enfrentar o jornalístico matutino da TV Liberal, o DR alcançou 16 vezes a liderança, com médias de 7 a 9 pontos, picos de 12 e share de até 44%.

O jornal noturno Pará Record foi vice-líder em 71 oportunidades. Em algumas delas, chegou a se aproximar da principal concorrente. Houve registro de médias entre 18 e 20 pontos, picos de 30 e share de 33%.

Exibido somente nas tardes de sábado, o Balanço Geral Casos de Polícia garantiu 16 lideranças para a Record Belém, em 26 medições do Ibope. Médias de 15 a 17 pontos, picos de 25 e share de 35%. Já o programa de ecologia Eco Record, veiculado nas manhãs de domingo, conquistou 6 vezes a primeira posição, em 29 semanas.

Os números só não foram mais expressivos porque, durante 11 semanas, a grade de programação local teve seus horários antecipados, em razão do horário de verão.