Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Gabrielly Rosa/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paixões da alma à biologia

[editar | editar código-fonte]

Enciclopédia

[editar | editar código-fonte]
Enciclopédia
The Confession of Love Jean-Honoré Fragonard (1732–1806)

The Confession of Love, 1771
Autor(es) Jean le Rond D'Alembert e Denis Diderot. D'Alembert
Idioma Francês
País França
Assunto aborda de uma forma mais filosófica e aprofundada(pág 128-142)
Lançamento 1551-1772

A enciclopédia ou dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios- Vol.5 Sociedade e artes de Denis Diderot e Jean Le Rond d’Alembert, escrita em julho de 1751, aborda o assunto paixões dentro de uma perspectiva filosófica, relacionando-a às emoções e à alma. As paixões são descritas como forças poderosas que podem interferir na liberdade da alma, tornando-a passiva e conduzindo-a ao sofrimento ou ao prazer, dependendo da situação. A abordagem é bastante abrangente, discutindo as paixões como doenças da alma que podem limitar a racionalidade. Ele identifica fontes de prazer e sofrimento (sentidos, imaginação, coração, e empatia) e propõe que essas fontes influenciam fortemente o comportamento humano. A análise se aprofunda na relação entre prazer, sofrimento e moralidade, sugerindo que a busca pelo prazer pode ser tanto benéfica quanto prejudicial, dependendo da moderação do indivíduo.

Wikipédia
Encontro Apaixonado, de Frederick Goodall
Autor(es) Qualquer pessoa autorizada pela Wikipédia
Idioma Português
País Multinacional
Assunto aborda de uma forma mais sucinta, abordando mais o lado científico(dois tópicos)
Linha temporal Última edição; 10\08\24

A Wikipédia, criada em 15 de janeiro de 2001, trata da paixão a partir de uma perspectiva mais biológica e psicológica. Ele define a paixão como um sentimento intenso, frequentemente associado a um desejo ardente por uma pessoa, objeto ou ideia. A ênfase está nas reações químicas e neurológicas que ocorrem no cérebro durante o estado de paixão, destacando o papel de neurotransmissores como dopamina, noradrenalina, e serotonina, que geram efeitos similares aos de drogas. A análise é focada na paixão romântica, explicando o comportamento irracional das pessoas apaixonadas por meio de processos químicos e biológicos. Além disso, menciona a função evolutiva da paixão no que diz respeito à perpetuação da espécie.

Comparação:

[editar | editar código-fonte]
  • Abordagem Filosófica x Científica: A enciclopédia adota uma visão mais filosófica, assim as emoções causadas pela paixão podem restringir a liberdade da alma, tornando-a passiva. Por outro lado a wikipédia, se baseia em uma abordagem científica, explicando a paixão em termos de química cerebral e biologia.
  • Natureza da Paixão: No contexto iluminista discute-se a paixão de forma geral, incluindo várias emoções e experiências humanas (admiração, tristeza, curiosidade, etc.), enquanto a wikipédia foca principalmente na paixão como desejo intenso, especialmente no contexto romântico e sexual.
  • Causas e Efeitos: As paixões surgem da crença de sensações de bem e mal, muitas vezes diminuindo a racionalidade dos homens (enciclopédia) . Em outra visão, a paixão é resultado de processos químicos no cérebro, e esses processos podem explicar comportamentos obsessivos e irracionais que são comparados com o uso de algumas drogas. (wikipédia).
  • Perspectiva sobre Prazer e Sofrimento: A enciclopédia aponta também o prazer e o sofrimento como experiências profundamente ligadas paixão, também é relacionada à moralidade e a virtude, e assim com o bom e o ruim ( o bem e o mal; a tristeza e a felicidade) enquanto a wikipédia não traz esse assunto aprofundado.

Ambos os textos complementam-se ao tratar da complexidade da paixão, mas oferecem visões contrastantes — uma filosófica e moral, outra biológica e científica.

  1. https://archive.org/details/Enciclopedia-Diderot/Enciclop%C3%A9dia%2C%20ou%20Dicion%C3%A1rio%20razoado%20das%20ci%C3%AAncias%2C%20das%20artes%20e%20dos%20of%C3%ADcios%20-%20Vol.%20%205%20Sociedade%20e%20artes%20-%20Denis%20Diderot%2C%20Jean%20le%20Rond%20d%C2%B4Alembert/
  2. Paixão (sentimento)
  3. (imagem 1) https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Fragonard_Confession_of_Love.jpg
  4. (imagem 2) Paixão (sentimento)#/media/Ficheiro:Frederick Goodall RA - Passionate encounter.jpg