Usuário(a):Gilvangomesweb/Testes
Biografia
[editar | editar código-fonte]André Luis Valera Gasparoto (Nascimento em 17/03/1981), natural do interior de São Paulo (Birigui), é médico graduado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Atualmente é Coordenador Médico da UTI do 1º andar e da UTI do 4º andar do Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Possui formação em Cardiologia, Cardiologia Intervencionista e Medicina Intensiva, com título de especialista nestas áreas. Participou da formação de Cardiologistas e Intensivistas como Preceptor na residência médica entre 2010 a 2017. Seu principal foco de atuação em pacientes críticos, especialmente naqueles com necessidades de dispositivos de alta complexidade, pós operatório de cirurgias de grande porte, em especial as cirurgias cardíacas, em Cardiologia Intervencionista e em pacientes clínicos cardiológicos[1].
Carreira
[editar | editar código-fonte]Formado em Medicina em 2005, mudou-se para São Paulo em 2006 para realizar especialização em Cardiologia na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Permanece na Instituição até o momento, sendo que concluiu também especialização em Cardiologia Intervencionista e Medicina Intensiva.
Em 2010 foi convidado para ser assistente na coordenação das Unidades de Terapia Intensiva Cardiológicas e em 2019 foi efetivado como Responsável Técnico e Coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do 1 e 4 andar[2].
Paralelamente trabalhou no Pronto Socorro Central de São Bernardo do Campo entre 2006 a 2014 como chefe de plantão. Além disso, foi médico Plantonista no setor de Cardiologia no Hospital Santa Catarina entre 2010 a 2015.
Titulações
[editar | editar código-fonte]Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013), Título de especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medina Intensiva Brasileira (2014) Título de especialista em Cardiologia Intervencionista pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (2021).
Livros
[editar | editar código-fonte]Publicou dois livros – Infarto: Antes, durante e depois – Quebrando Mitos lançado em 2018[3] e Cirurgia Cardíaca: Como encarar de peito aberto lançado em 2022[4].
Congressos e Palestras
[editar | editar código-fonte]Participou até o momento em cerca de 75 Congressos estaduais, nacionais e internacionais, tanto como Ouvinte como Palestrante.
Publicações Científicas
[editar | editar código-fonte]Possui cerca de 200 trabalhos apresentados em Congressos, sendo que cerca de 75 até o momento destas publicações foram apresentadas em revistas internacionais médicas[5].
Mídia
[editar | editar código-fonte]Desde o lançamento de seu primeiro livro em 2018, foi convidado para inúmeras entrevistas para portais eletrônicos, rádio e televisão. Possui aparição em todas as emissoras de relevância nacional.
Até novembro de 2023 concedeu cerca de 150 entrevistas:
- Sedativos estão entre os principais itens em falta do kit intubação[6] - CNN Brasil
- 80% das crianças brasileiras consomem alimentos ultraprocessados com frequência[7] - CNN Brasil
- Cerca de 70 mil idosos não foram receber a dose de reforço contra Covid no Rio[8] - CNN Brasil
- Brasileiros têm a saúde ameaçada pelo sedentarismo[9] - Anahp A Associação Nacional de Hospitais Privados
- 'Infarto causa dor opressiva, como se fosse uma facada', diz cardiologista - Uol Esportes
Referências
- ↑ Gonçalves, Ruth (19 de agosto de 2022). «"Eu trato o paciente como se fosse meu melhor amigo", afirma cardiologista da BP». Future Health. Consultado em 13 de dezembro de 2023
- ↑ «Médicos – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo». www.bp.org.br. Consultado em 6 de dezembro de 2023
- ↑ Gasparoto, Dr André Luis Valera (março de 2018). Infarto: ANTES, DURANTE E DEPOIS ? QUEBRANDO MITOS. [S.l.]: MANOLE
- ↑ Gasparoto, Dr André Luis Valera. Cirurgia Cardíaca - Como Encarar De Peito Aberto. [S.l.]: MANOLE
- ↑ «Currículo do Sistema de Currículos Lattes (André Luis Valera Gasparoto)». buscatextual.cnpq.br. Consultado em 6 de dezembro de 2023
- ↑ «Sedativos estão entre os principais itens em falta do kit intubação; entenda». CNN Brasil. 15 de abril de 2021
- ↑ «80% das crianças brasileiras consomem alimentos ultraprocessados com frequência». 7 de dezembro de 2021
- ↑ «Cerca de 70 mil idosos não foram receber a dose de reforço contra Covid no Rio». 4 de outubro de 2021
- ↑ «Brasileiros têm a saúde ameaçada pelo sedentarismo». 27 de maio de 2022