Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Giordano Engracio Pinheiro/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

GOLPE MILITAR No dia 01 de abril de 1964, o Brasil sofreu, o Brasil iniciou um de seus períodos mais conturbados de sua breve história. Os militares sobre o pretexto de moralizar o estado e lutar contra uma possível tendência comunista tomaram o governo Brasileiro, por um período de 24 anos. Protestos que marcaram o processo de abertura política.

Abertura (redemocratização) No ano de 1974, com uma forte crise financeira, após desastrosos anos de ditadura, deu se início ao processo de redemocratização Brasileira. É bom lembrar que durante todo período da Ditadura ocorrerão protestos, sempre cercados de muita violência por parte das autoridades, e que nem toda a população estava ciente do que se tratava uma ditadura militar, bom, certa parte da sociedade era até mesmo favorável a um governo militar. O caso do RIOCENTRO, que tomo notoriedade, como um atentado frustrado onde os personagens responsáveis pela tentativa de detonar uma bomba no meio de um protesto pacífico, se tornaram vítima do próprio artefato que acabou explodindo antes do previsto causando a morte de dois agentes ligados diretamente ao governo. O que acabou delatando o modo operante praticado pelas autoridades. No dia 15 de Janeiro de 1985 foi eleito o primeiro presidente Brasileiro depois da ditadura “Tancredo Neves”, que veio a falecer antes de tomar posse, causando um receio generalizado em todo país de que temia a volta do antigo regime. Felizmente o Vice Presidente Sarney, assumiu governando o país até 1990, quando ocorreu nossa primeira eleição presidencial em um regime democrático. Sendo eleito um Presidente vindo de um partido político recém formado e com a promessa de acabar com a corrupção . IMPEACHMENTE DE COLLOR Os “CARAS PINTADAS”, surgem em 1992, com o intuito de conseguir o Impeachment do presidente eleito democraticamente, após graves acusações de corrupção. Os manifestantes deste período receberão este nome devido ao fato de pintarem seus rostos com as cores da bandeira nacional. Estes protestos parecem ter surgido a partir da insatisfação geral d nação após desastrosas intervenções políticas, sobretudo no campo da economia, com confisco da poupança, inflação alta e corrupção delatada, com apoio das mídias que agora viviam em um ambiente novo de liberdade a muito não vista, abriram o verbo, quase que conclamando a nação para que fosse às ruas combater o governo corrupto e incompetente. Esta manifestações tiveram características bastante curiosas, pois não houve violência, por parte das autoridades, e a situação do governo ficou insustentável vinda a culminar na retirada do presidente e a pose do seu vice Itamar Franco.


REVOLTA DOS 20 CENTAVOS Finalmente, após os conturbados anos inicias da redemocratização, iniciou-se um governo com propostas mais concretas e modernas para solucionar os problemas Brasileiros. Após 1992, começamos uma nova era na economia, com um combate efetivo a inflação, através de um plano econômico dirigido pelo então ministro da economia Fernando Henrique, que nas próximas eleições se tornaria de fato o primeiro presidente eleito a cumprir na integra dois mandatos, pois uma de suas principais ações de governo foi tornar a reeleição possível. Criticas a parte, vamos ao que interessa. Em 2002 foi eleito o presidente Luis Inácio da Silva o LULA, agora com uma proposta populista, digna de um Chaves na Venezuela, porem aqui a, tudo ocorreu de forma bastante democrática. O presidente LULA, também governou por dois mandatos sem que ocorressem grandes protestos, ao contrário disso, ocorreram muitas denuncias de corrupção, enfim, com o final de seus dois mandatos em 2011 foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil, DILMA ROUSSEFF, afiliada de LULA, ela veio para dar continuidade ao governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Com um governo até então, bem menos expressivo do que o do antigo presidente, DILMA em seu terceiro ano de governo teve que enfrentar o que seria as maiores manifestações populares desde o Impeachment do presidente COLLOR. No dia 27 de Março de 2013 inicia uma pequena manifestação isolada devido o aumento da tarifa de transporte. Este tipo de manifestação é bem comum no Brasil, e normalmente termina logo sem que os manifestantes logrem êxito em suas petições. Mas algo novo estava acontecendo naquele momento, ai invés de esfriar a manifestação adquiriu um número cada vez maior de seguidores. E aqui surge o poderia ser uma das primeiras mudanças de repertório. A forma como as pessoas eram mobilizadas se deu através das redes sociais tecnologia que até então não existia e no Brasil não havia sido usada para reunir pessoas em torno de ideais comuns. Com o aumento do movimento principalmente nos grandes centros, começaram a ocorrer grandes problemas de mobilidade urbana, pois até mesmo um pequeno protesto é capaz de complicar de forma astronômica o transito já conturbado de uma megalópole com São Paulo


Figura 1http://g1.globo.com/brasil/linha-tempo-manifestacoes-2013/platb/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013