Usuário(a):Gmldasilva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Experimento do Café de Gustavo III da Suécia[editar | editar código-fonte]

Gustavo III da Suécia (1746–1792) estava determinado a comprovar os efeitos nocivos a saude do café.

O Experimento do Café de Gustavo III da Suécia foi um estudo de gêmeos ordenado pelo rei para estudar os efeitos do café na saúde. Apesar da autenticidade do evento ser questionada, o experimento, que foi conduzido na segunda metade do século XVIII, falhando em comprovar o caráter nocivo do café para a saúde.

Contexto Histórico[editar | editar código-fonte]

O Café chegou a Suécia por volta de 1674, mas foi pouco utilizado até a virada do século XVIII quando se tornou moda entre os ricos. Em 1764, um decreto real foi emitido contra o café e chá devido ao "uso indevido e excessos em beber chá e café". Impostos pesados eram cobrados sobre o consumo, e a falta de pagamento do imposto sobre a substância resultava em multas e confisco de copos e pratos. Mais tarde, o café foi banido completamente; apesar da proibição, o consumo continuou.

Gustavo III, que via o consumo de café como uma ameaça à saúde pública e estava determinado a provar seus efeitos negativos sobre a saúde, ordenou que um experimento científico fosse realizado.

O Experimento[editar | editar código-fonte]

O Rei ordenou que o experimento fosse conduzido usando dois gêmeos idênticos. Ambos os gêmeos foram julgados pelos crimes que cometeram e condenados à morte. Suas sentenças foram comutadas para prisão perpétua com a condição de que um dos gêmeos bebesse três potes de café e o outro bebesse a mesma quantidade de chá todos os dias pelo resto de suas vidas.

Dois médicos foram nomeados para supervisionar o experimento e relatar sua descoberta ao rei. Infelizmente, ambos os médicos morreram, presumivelmente de causas naturais, antes da conclusão do experimento. Gustavo III, que foi assassinado em 1792, também morreu antes de ver os resultados finais. Dos gêmeos, o bebedor de chá foi o primeiro a morrer, aos 83 anos; a data de morte do bebedor de café sobrevivente é desconhecida.

Conclusão[editar | editar código-fonte]

Em 1794, o governo mais uma vez tentou impor uma proibição ao café. A proibição, que foi renovada várias vezes até a década de 1820, nunca foi bem-sucedida em acabar com o consumo de café. Uma vez que a proibição foi suspensa, o café se tornou uma bebida dominante na Suécia, que desde então tem sido um dos países com o maior consumo de café per capita do mundo.

O experimento foi chamado de "primeiro ensaio clínico sueco".

Referências[editar | editar código-fonte]

.