Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Grupo01/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PARQUE ANILINAS

[editar | editar código-fonte]

Introdução:

[editar | editar código-fonte]
Novo Anilinas é um parque urbano na região central de Cubatão, que conta com uma área de 54 mil km². O parque já foi nomeado como Parque Anilinas, Cidade da Criança e, atualmente, Novo Anilinas, após uma reforma que acrescentou novos atrativos como cinemas e um espaço voltado ao lazer, à cultura e à prática esportiva, contando com teatro, galeria de arte, escola e teleférico.
O parque é aberto ao publico em geral com entrada franca com exceção do Cinema.

O nome Anilinas veio do fato de existir no local onde hoje se situa o parque, uma fábrica chamada Anilinas, uma das primeiras indústrias a se instalar na região.

Localização

[editar | editar código-fonte]
O Parque fica localizado na rua Nove de Abril, s\n, no Centro de Cubatão.
Em 1915, conhecida por Química, nome vulgar da Fabrica de Produtos Químicos e Corantes, é fundada por J. B. Duarte, entretanto só passa a funcionar a partir de 1916, com o nome de Fábrica de Anilinas e Produtos Químicos do Brasil. Durante todo o tempo de utilização, fabricou diversos tipos de produtos químicos, como produtos para couro, anilinas para uso geral e até mesmo munições para o exercito brasileiro.
Mantinha uma área verde em sua região, com frutas como bananas, laranjas e limão. Como o limão era extraído em grande quantidade, era feito suco e distribuído gratuitamente para a população.
Os empregados eram, em grande parte, alemães. Em 1941, passa-se chamar Companhia de Anilinas, Produtos Químicos e Material técnico. Em 1965, entra em falência, deixando a área livre para a instalação de um parque, que será chamado Parque Anilinas em 1972.
Em 1985, durante a gestão do prefeito Nei Serra, o parque é renomeado como Cidade da Criança, e assim descrito no relatório de dezembro de 1985:

"Um pequeno mundo encantado no Parque Anilinas foi construído, em poucas semanas, para homenagear a população miúda de Cubatão, no dia das Crianças. Um novo espaço urbano foi criado no município com a Cidade das Crianças, se constituindo hoje numa atração turística, pois tem recebido visitantes de toda a região que vêm conhecer esse projeto que conta com a Cidade Faroeste, Cidade Espacial, Cidade Moderna, Cidade Rústica e Cidade Cívica. Permanentemente, há programas de recreação infantil no local, com a participação de professoras, além de programação de gincanas, concursos, torneios, teatrinhos, shows artísticos e musicais".

Em 7 de novembro de 2006, o parque foi fechado devido aos riscos apresentados pelos equipamentos sem manutenção, e em Janeiro de 2010 chuvas e fortes ventos causaram danos ainda maiores. A partir desse momento, o parque passa por uma enorme reforma que resultará no Novo Parque Anilinas.
O parque foi reinaugurado em 30 de outubro de 2011 na gestão da prefeita Márcia Rosa com as obras parcialmente concluídas.
Quadras esportivas multiuso, áreas de convivência, pista de caminhada, jardins, espaços de lazer com mesas de tênis de mesa, estrutura para arvorismo e tirolesa, uma das maiores pistas de skate do país, equipamentos de ginástica para a terceira idade, além de playground, biblioteca infanto juvenil, escolinha de trânsito e o Projeto BEC – Banda Escola de Cubatão.

[1] http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto047.htm

[2] http://www.novomilenio.inf.br/baixada/bsfotos/bslivros04.pdf

[3] http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto032.htm