Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Guilherme Rietter/Inter-Switch Link

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cisco Inter-Switch Link (ISL) é um proprietary protocol da Cisco Systems que mantém informação VLAN em frames Ethernet frames à medida que o tráfego flui entreswitches e routers, ou switches e switches.[1] ISL is Cisco's VLAN encapsulation protocol and is supported only on some Cisco equipment over the Fast and Gigabit Ethernet links. É oferecido como uma alternativa ao padrão IEEE 802.1Q , um protocolo de marcação de VLAN amplamente usado, embora o uso de ISL para novos sites seja preterido pela Cisco.[2]

Com o ISL, um quadro Ethernet é encapsulado com um cabeçalho que transporta IDs de VLAN entre switches e roteadores. Com IEEE 802.1Q, a etiqueta é interna. Esta é a principal vantagem do IEEE 802.1Q, pois significa que os quadros marcados podem ser enviados por links Ethernet padrão.

O ISL adiciona sobrecarga ao quadro como um cabeçalho de 26 bytes contendo um ID de VLAN de 10 bits. Além disso, um CRC de 4 bytes é anexado ao final de cada quadro. Este CRC é um acréscimo a qualquer verificação de quadro exigida pelo quadro Ethernet. Os campos em um cabeçalho ISL identificam o quadro como pertencente a uma VLAN particular

Uma ID de VLAN é adicionado apenas se o quadro for encaminhado por uma porta configurada como um link de tronco. Se o quadro deve ser encaminhado por uma porta configurada como um link de acesso, o encapsulamento ISL é removido.

Pode-se esperar que o tamanho de um quadro ISL frame encapsulado por Ethernet comece em 94 bytes e aumente até 1548 bytes por causa da sobrecarga (campos adicionais) que o protocolo cria por meio do encapsulamento. O ISL adiciona um cabeçalho de 26 bytes (contendo um identificador VLAN de 15 bits) e um trailer CRC trailer de 4 bytes ao quadro. O ISL funciona na data-link layer do modelo OSI.


Outro protocolo Cisco relacionado, Dynamic Inter-Switch Link Protocol (DISL), simplifica a criação de um tronco ISL a partir de dois dispositivos Fast Ethernet interconectados. A tecnologia Fast EtherChannel permite a agregação de dois links Fast Ethernet full-duplex para conexões de backbone de alta capacidade. O DISL minimiza os procedimentos de configuração do tronco VLAN porque apenas uma extremidade de um link precisa ser configurada como tronco.


Veja[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]

  1. «Inter-Switch Link and IEEE 802.1Q Frame Format». Consultado em 16 de maio de 2020 
  2. CCNA Exploration LAN Switching and Wireless course, v 4.0, sec 3.2.3

External links[editar | editar código-fonte]

Inter-Switch Link