Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Gustavo S C Galvão/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

MARIA LÚCIA PALLARES - BURKE[editar | editar código-fonte]

MARIA LÚCIA PALLARES BURKE

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, nascida em .... de ..... de 1946, na cidade de São Paulo Capital. É uma historiadora e pesquisadora associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. Com um pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, Pallares-Burke também atuou como professora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde obteve os graus de mestre, doutor e livre docente. Seu trabalho de pesquisa se concentra nos estudos da circulação e recepção de ideias nos contextos europeus e latino-americanos, além de investigar a trajetória intelectual de importantes pensadores como Gilberto Freyre, Rüdiger Bilden e Anísio Teixeira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, reconhecida historiadora e pesquisadora associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge[1], é uma figura proeminente na área de pensamento social no Brasil. Sua notoriedade foi solidificada após a publicação de dois livros abrangentes que exploram os anos formativos de Gilberto Freyre e a influência anglo-saxônica em sua obra: "Um vitoriano dos trópicos" (2005) e "O triunfo do fracasso" (2013).

Além disso, Maria é autora do livro "Social Theory in the Tropics" (2008), inicialmente lançado em língua inglesa e traduzido para o português no mesmo ano com o título "Repensando os trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre". Seus estudos sobre Gilberto Freyre contribuíram significativamente para o entendimento da história intelectual e social no Brasil[2].

Com uma trajetória acadêmica sólida, Maria está vinculada ao Centro de Estudos Latino-Americanos (Clas) da Universidade de Cambridge há quase trinta anos. Além de suas contribuições sobre Gilberto Freyre, ela também é autora de estudos sobre o educador baiano Anísio Teixeira[3], a escritora potiguar Nísia Floresta e outros temas relevantes para a história e a cultura brasileira. Sua pesquisa abrange uma ampla gama de tópicos, fornecendo insights valiosos para a compreensão da sociedade brasileira e sua conexão com o contexto latino-americano e global.

FONTE: https://piaui.folha.uol.com.br/colaborador/maria-lucia-garcia-pallares-burke/

  • Historiadora, pesquisadora do Centre of Latin American Studies (Universidade de Cambridge)

FONTE: https://www.editoracontexto.com.br/categoria/autores/m2/maria-lucia-garcia-pallares-burke

  • Professora da Faculdade de Educação da USP
  • Pesquisadora associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge.
  • Estudos da circulação e recepção de ideias nos contextos europeus e latino-americanos e à trajetória intelectual de pensadores como Anísio Teixeira, Gilberto Freyre, Rüdiger Bilden. Pela Contexto é coautora do livro Os Ingleses.

FONTE: https://www.scielo.br/j/eh/a/zhbWbxZ8fxQmcMZjQ5knNXq/#:~:text=Maria%20L%C3%BAcia%20Pallares%2DBurke%20se,Um%20vitoriano%20dos%20tr%C3%B3picos%20(2005

(é entrevista mas no meio tem também pesquisas sobre ela então acho que dá pra usar como fonte secundária. Talvez algumas outras informações a gente consiga usar tbm)

  • Se tornou referência na área de pensamento social no Brasil após a publicação de dois livros alentados sobre os anos de formação de Gilberto Freyre e a influência anglo-saxã em sua obra: Um vitoriano dos trópicos (2005) e O triunfo do fracasso (2013).
  • Foi autora também de Social Theory in the Tropics (2008), lançado originalmente em língua inglesa, traduzido e publicado no mesmo ano em português com o título Repensando os trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre
  • É vinculada há quase trinta anos ao Centro de Estudos Latino-Americanos (Clas), da Universidade de Cambridge. É autora de estudos sobre o educador baiano Anísio Teixeira e a escritora potiguar Nísia Floresta, entre outros.

FONTE: https://editoraunesp.com.br/catalogo/8571396108,gilberto-freyre-um-vitoriano-dos-tropicos

  • No livro: Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos,  nos oferece uma narrativa que acompanha os elementos formadores do pensamento freyriano.
  • Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é Research Associate do Centre of Latin American Studies, University of Cambridge. É autora de, entre outras obras, Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos (Editora Unesp), livro laureado em 2006 com os prêmios Jabuti (Ciências Humanas) e Senador José Ermírio de Morais, este último concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

FONTE: https://ufmg.br/comunicacao/eventos/conferencia-gilberto-freyre-nosso-contemporaneo-com-maria-lucia-pallares-burke

  • Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke é historiadora, com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Foi professora da Faculdade de Educação da USP, onde obteve os graus de mestre, doutor e livre docente. Pesquisadora associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge, tem-se dedicado ao estudo da circulação e recepção de ideias nos contextos europeu e latino-americano e à trajetória intelectual de pensadores como Gilberto Freyre, Rüdiger Bilden e Anísio Teixeira.

IMAGENS:

FONTE: Conferência 'Gilberto Freyre: nosso contemporâneo?', com Maria Lúcia Pallares-Burke

LIVROS:  

VIDA PESSOAL

Maria nasceu em São Paulo, capital, e é descendente de italianos (família materna, o avô, de Toscana e a avó, Salerno) e uruguaios (família paterna, que descendia dos espanhóis, da Catalunha). Antes de ingressar no ensino superior, estudou apenas no Instituto de Educação Caetano de Campos, uma escola-modelo na capital paulistana - entrou no instituto aos 3 anos, mais cedo que os demais alunos, pois sua mãe era professora do instituto. Aos 17 anos, foi estudar nos Estados Unidos, na cidade Newcastle, na Pensilvânia, graças a uma bolsa de estudos. Quando voltou dos Estados Unidos após um ano, prestou o vestibular da USP (Universidade de São Paulo) para pedagogia.

Seu futuro esposo, Peter Burke, esteve na banca avaliadora na defesa de seu doutorado, defendido na USP.

Fonte:

HOLLANDA, Bernardo Buarque de. Entrevista com Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 32, n. 68, p. 765-811, dez. 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862019000300765&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 25 mar. 2020

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke nasceu em 1946, vive atualmente em Cambridge, Inglaterra.  É casada com o inglês Peter Burke.

Fonte:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/770953-maria-lucia-garcia-pallares-burke-1946---brasil.shtml

Referencias[editar | editar código-fonte]