Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Herrikez/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A INTBAU (Português: Rede Internacional para a Construção, Arquitectura e Urbanismo Tradicionais; Inglês: International Network for Traditional Building, Architecture & Urbanism) é uma rede global de arquitectos dedicados à criação de melhores locais para viver através da construção, da arquitectura e do urbanismo tradicionais.[1]

Esta rede global foi criada em 2001 tendo, entretanto expandido a mais de 30 capítulos regionais e 6000 membros, espalhados por mais de 100 países. A INTBAU é patrocinada pelo seu fundador, o Príncipe Charles de Gales.[2]

Missão[editar | editar código-fonte]

"A INTBAU é uma rede activa de indivíduos e instituições dedicados à criação de edifícios e sítios humanizados e harmoniosos, no respeito pelas tradições locais.

As tradições permitem-nos reconhecer as lições da história, enriquecer as nossas vidas e oferecer a nossa herança ao futuro. As tradições locais, regionais e nacionais retêm a singularidade das comunidades face ao avanço da globalização. Através da tradição podemos preservar o nosso sentido de identidade e combater a alienação social. Os povos têm que possuir a liberdade de manter as suas tradições. Os edifícios e localidades tradicionais preservam o equilíbrio entre natureza e sociedade que foi sendo desenvolvido ao longo de muitas gerações. Melhoram a nossa qualidade de vida e constituem um reflexo apropriado da sociedade moderna. Mais, proporcionam uma profunda modernidade, para lá da novidade, procurando alcançar um futuro melhor.

A INTBAU reúne aqueles que projectam, constroem, preservam, estudam ou simplesmente apreciam a construção, a arquitectura e as localidades tradicionais. Através da associação, das acções concretas e da divulgação dos nossos princípios, ganharemos cada vez mais força e significado, afirmando-nos também como uma referência em termos académicos."
— Comitê Dirigente da INTBAU

Capítulos locais[editar | editar código-fonte]

A organização tem hoje em dia capítulos (isto é, subgrupos regionais) na Albânia, Afeganistão, Austrália, Bangladesh, Canadá, China, Cuba, Chipre, República Checa, Estónia, Finlândia, Alemanha, Índia, Irão, Irlanda, Itália, Malásia, Montenegro, Países Baixos, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Espanha, Suécia, Turquia e EUA.[3][4]

INTBAU Portugal[editar | editar código-fonte]

Criado em 2014, o Capítulo Português da INTBAU tem como objectivo desenvolver uma rede de profissionais solidários com a missão da INTBAU, através da organização, entre outros, de conferências, cursos, investigação científica e workshops, bem como com uma presença activa nas questões sociais e económicas relacionadas com o património e a qualidade urbana.

A INTBAU Portugal é presidida pelo arquitecto José Baganha, vencedor do Prêmio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional em 2017

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

INTBAU

INTBAU Portugal

Presidência da INTBAU Portugal

Vice-presidência da INTBAU Portugal

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Embracing the urban» (em inglês). 24 de outubro de 2016 
  2. «Charles and Camilla arrive in Rome to meet the Pope» (em inglês). 4 de abril de 2017 
  3. Ebrahim, Zofeen T. (13 de fevereiro de 2020). «Architects must lower the carbon footprint in 'whatever they do'» (em inglês) 
  4. AV (22 de maio de 2018). «Willowbank undertakes four-dayd Kingdom, including event at Buckingham Palace with its Royal Patron» (em inglês)