Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Hmg.inf/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

FERRAMENTA DE COLABORAÇÃO

Em um mundo em que compartilhar é palavra de ordem, apostar no uso de ferramentas de colaboração é essencial para qualquer gestor que quer aumentar a produtividade da equipe e alcançar resultados corporativos mais satisfatórios. Por meio de ferramentas colaborativas, vários funcionários podem atualizar o mesmo arquivo de forma simultânea, acessar e alterar documentos e planilhas de onde estiverem, seja por meio de notebook, smartphones ou tablets, além de terem certeza que seu trabalho está em segurança, já que as informações estão na nuvem e o backup é feito online.

TIPOS DE FERRAMENTAS:

SISTEMA DE MENSAGEM INSTANTÂNEA (IM)

Um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo, também conhecido por IM (do inglês Instant Messaging), é uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Através destes programas o usuário é informado quando algum de seus amigos, cadastrado em sua lista de contatos, está online, isto é, conectou-se à rede. A partir daí, eles podem manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente. Normalmente estes programas incorporam diversos outros recursos, como envio de figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em áudio - utilizando as caixas de som e microfone do sistema, além de vídeo conferência (webcam).

MÍDIA SOCIAL

As redes sociais corporativas, em uma interface muito parecida com o que hoje vemos em redes sociais abertas, como o Facebook. Nela, inserimos projetos, “tagueamos”, ou marcamos, pessoas envolvidas e cada uma posta sua participação de acordo com o andar das tarefas. Isso evita aquela troca infinita de e-mails e deixa tudo claramente registrado para quem precisar ver, na ordem cronológica que aconteceu.

WEBLOGS

Baseia-se num software chamado blogger, que permite transformar um site num diário digital, para o registro de relatos do cotidiano de seu proprietário. Essa modalidade de website caiu rapidamente no gosto dos usuários da Internet, devido, principalmente, a sua facilidade de criação e atualização de seu conteúdo, mesmo para quem não domina a linguagem HTML.

WIKIS

Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa, o que torna bastante prático para a reedição e futuras visitas. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link do fim da página, dependendo do modelo que estiver usando).

Por exemplo, esta frase que agora está lendo foi acrescentada por alguém que a editou. Wiki é, hoje em dia, a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.

A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple Inc. de onde saíram os primeiros scripts de podcasting -, ou a sigla para Personal On Demand (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.

PEER-TO-PEER (p2p)

Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.