Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ingrid.ACastro/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

BBCE [www.bbce.com.br] é um ecossistema que simplifica e transforma os negócios de energia e por onde já passaram mais de 200 mil contratos, R$ 130 bilhões e cerca de 600 mil GWh (dados de março de 2021). Oferece a única plataforma com liquidez e volume do mercado livre de energia [www.bbce.com.brhttps://www.bbce.com.br/]. Administradora de balcão supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) [1], é a única infraestrutura de mercado do Brasil a oferecer negociação de derivativos de energia https://www.bbce.com.br/.

Criada pelo mercado e para o mercado de energia, a BBCE nasceu em 2012 com o objetivo de ser a principal fonte de liquidez, transparência e eficiência nas negociações do mercado livre, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Na época, apresentava-se como Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia e, em virtude da ampliação de seus negócios, passou a ser reconhecida pela marca BBCE, deixando o termo balcão de comercialização de energia. Atualmente possui mais de 40 acionistas e mais de 200 clientes, entre eles as maiores empresas multinacionais do setor.

Além de oferecer soluções de pré-negociação, negociação, pós-negociação e backoffice para o mercado livre de energia e o de derivativos de energia, a empresa oferece a curva de preços referência do setor. A Curva Forward BBCE https://www.bbce.com.br/curva-forward/ foi criada em 2015 como uma ferramenta de gestão e análise de riscos com preços de referência para até três anos. Sua base de dados é composta por operações reais e ofertas realizadas por meio da plataforma, além de contribuidores de preços com elevado volume de negócios. A metodologia considera, ainda, negócios realizados por telefone e formalizados pela funcionalidade conhecida por boleta.

Em junho 2020, a companhia foi aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para se tornar administradora de balcão, feito que propiciou a ampliação de portfólio e a introdução dos derivativos de energia. Mas o ano de 2021 também foi um marco na história da BBCE e do mercado de energia. Em 18 de janeiro daquele ano, a empresa lançou a Plataforma Derivativos BBCE [2], que propiciou, naquela data, o primeiro pregão de derivativos de energia do país.

Ao se tornar administrador de mercado de balcão, a BBCE passou a contar com uma estrutura de Supervisão e Monitoramento de Mercado [3], uma nova estrutura que atua no âmbito do mercado de derivativos, cujo modelo de atividade engloba a autorregulação, supervisão e monitoramento de mercado.

Com atuação e gestão independentes da empresa, que atende às exigências, normas e regulamentações da CVM [4], a Supervisão e Monitoramento de Mercado tem papel fundamental para o desenvolvimento e segurança do registro e da negociação no mercado de derivativos de energia elétrica.