Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Izilda Brito/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Izilda Máximo da Cruz, mais conhecida por Zizas Brito, é filha de Osvaldo Máximo Brito e Maria Neves e Cruz Brito. 'Texto a negrito A cantora e compositora cabo verdiana, natural da ilha do Sal, nasceu na localidade de Chã de Matias- Freguesia de Nossa Senhora das Dores.

A nível profissiona miniaturadaimagem l, em 1995 gradou-se em técnica de raio X em Cuba, posteriormente regressou a Cabo Verde e mais tarde em 2002 imigrou-se para os EUA aonde formou em Medical interpreter e assisten médica.

Ao longo da sua infância, Zizas sempre participou ativamente nos tradicionais convívios familiares, reunindo assim os vizinhos, amigos e conhecidos.

Curiosamente, no seio familiar da mesma, havia músicos e instrumentais locais de referência, nomeadamente o seu saudoso avó Nhô Betona, assim como os seus ilustres tios, Toy Augusto- grande tocador de viola, e Djila tocador de buzio, um instrumento de sopro raro e antigo.

Outrossim, outras inspirações apareceram pelo caminho. Zizas teve a oportunidade de conhecer o exímio artista cabo-verdiano Ildo Lobo que coincidentemente era afilhado da sua avó, e o mesmo tinha muito apreço com os familiares da Zizas.  

Por outro, a artista começou a sentir um amor fulminante pelas noites de tocatina, ou seja, ouvia admiravelmente os sons e os ritmos improvisados cheio de estilo. Tudo isso lhe vibrava a sua veia musical familiar, ademais as inspirações intensificaram e a vontade de experienciar a arte musical, em particular do género musical tradicional, cresceram.

Ficou indelevelmente gravada na sua memória, momentos da sua infância, sendo uma delas do seu querido tio Toy Augusto que lhe presenteava com rebuçados caso cantasse sem timidez nos convívios familiares.

Assim, no meio dessa ligação familiar, a sua veia musical continuou incessantemente a crescer. Prova disso, em 2019 ao organizar o tradicional convívio familiar em Acushnet Massachusetts, Zizas e o seu esposo Fifi Montrond, um ilustre tocador de violão, tiveram a ideia de confraternizar de uma forma especial e sublime, envolvendo todos os seus familiares e amigos.

Montaram um studio músic, com os mestres de música cabo-verdiano, Kaku Alves, Michel Montrond, Khaly Angel, Vando Pereira, Nádia Alves, Leninha Fortes, Totinho e o baterista e percussionista Robert Leonardo, dando assim origem ao seu primeiro álbum musical denominado “Nha Alma”. Zizas, então, quis montar um repertório com músicas com as quais se identificasse e que pudessem ter ligações com os géneros musicais cabo-verdiano.

Posteriormente, o álbum de 10 faixas musicais dedicado aos cabo-verdianos em especial da ilha do Sal, foi produzido pelo Strela Verdi Productions, e apresenta duetos fascinantes.

A artista não consegue se ver sem a arte musical na sua vida, e pretende mantê-la no presente e futuro, sempre acompanhado dos que incansavelmente lhe tem apoiado ao longo do seu percurso artístico e profissional.

Zizas sublinha que, a sua biografia, não poderia deixar de mencionar e agradecer – à Deus e aos seus queridos filhos, pelo carinho e motivação.

Dárcio Vasconcelos Ferreira