Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Jeffmosquera/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jeferson Fernandes Mosquéra - DJ JF | Jeff Mosquéra (São Paulo, 31 de Agosto de 1973).

(Bibliografia) é um DJ e Produtor Musical, além de também ter uma carreira sólida como publicitário. Aos 13 anos, inicia suas duas paixões: As carreiras das Artes e a de DJ. Ainda nos anos 80, ja fazia suas festas e bailinhos de garagem. Em paralelo, ja dava seus primeiros passos em publicidade, em uma época que ainda não haviam agencias de publicidade. Arte-finalista de prancheta e caneta nanquim, past-up, desenhos artísticos e técnicos, foram norteados pela necessidade de mercado que a indústria gráfica da época necessitava, com o início do método de impressão Off-Set. Na música, ainda analógica, com seu primeiro setup (toca-discos Garrad e um mixer CCE MX 6060, amplificadores Gradiente e conjunto de caixas dos antigos 3x1). Sua curiosidade aos 10 anos, ao descobrir a enciclopédia de vinil de seu pai e tio, começa sem que soubesse, a separar disco a disco, para anotar após vasto estudo de cada um, as musicas que lhe agradava, facilitando depois poder escolher em cada disco, qual musica iria colocar para escutar. Aos 13, nas festinhas de casa, passa a ser quem dita a play list a ser ouvida, com sucesso. A partir daí, seu gosto peculiar, com visão critica dado ao estudo que as leituras davam e uma lógica peculiar na produção musical de cada disco escolhido, faziam o sucesso de suas escolhas durante as festinhas. A partir daí, passa a ser convidado a colocar as musicas nas festinhas de amigos de bairro, e ai seu primeiro problema: convencer os pais e tio a emprestar os discos. Após 4 anos, se dedicando todos os finais de semana as festinhas de garagem ou nas ruas do Jardim Pacaembu, bairro que veio a morar após se mudar para a cidade de Campinas, ja comprando seus próprios discos e com equipamentos necessários, recebe seu primeiro convite para ir trabalhar na empresa Star Som, empresa de sonorização que se dedicou aos finais de semana, inicialmente carregando equipamentos e caixas, depois montando, depois operando para sons ao vivo (bandas e grupos musicais), e nos intervalos, podendo tocar já em CD e fita cassete, um repertório musical que agradava muito.

Em 1989, trabalhando na sonorização de um clube de Campinas (Clube APDM), tem a ideia de criar neste mesmo clube, em um salão de festas, uma boate aos domingos (dia de menos uso do salão pelo clube e associados), e após muita discussão sobre a tal boate com o presidente da época (Capitão Clóvis - Clovinho) nasce a Boate Domingueira da ADMP de Campinas, e seu primeiro desafio frente ao público pagante. Como sua segunda área de atuação é a comunicação, este desenvolve os primeiros cartazes (famosos Lambe-Lambes) e durante a semana, nas noites de folga, passa a colar e divulgar em toda região do bairro São Quirino a Domingueira. Primeiro mês, uma média de 30 pessoas apenas compareciam a domingueira, em um salão planejado para 800 pessoas. Trabalho dedicado aos domingos na boate e na semana em divulgação, em 3 meses passa a receber gradativamente mais e mais pessoas, fazendo em 6 meses de trabalho, colocar mais de 1200 pessoas, todos os domingos das 18h30 as 22h, no point que se tornaria a boate domingueira da ADPM Campinas durante os seis anos seguintes.

Depois desse período, já profissional estabelecido na cidade, migra para uma casa conceituada de campinas, o Yes Brasil, onde fica por mais longo 6 anos. Visão no gênero musical peculiar, aceita proposta de um investidor da região e vai para o centro da cidade, na nova e inusitada casa InSide, onde consagra-se como um dos primeiros DJ Artistas da Cidade que faz dos intervalos, verdadeiros show musical e performático de um DJ, onde a atração principal, deixa de ser as os grupos de samba ao vivo na época, e passam a ser o DJ que toca também nas mesmas noites que a boate abria. É neste período, que vem a ideia de abrir o Studio JF, que passa a produzir musicas de parcerias entre as vertentes Samba e Rap, tendo algumas de suas músicas criadas, vir a participar de rádios em "competições", sendo estas colocadas como vencedoras, sendo nº 1 nos pedidos por mais de 2 meses desta rádio.

DJ JF, ou Jeff Mosquéra com o Studio JF, passa então a produzir musicas para grupos e artistas da sua cidade e de São Paulo. Dois anos de Studio JF rende frutos e notoriedade, pois foi o primeiro studio na cidade a gravar exclusivamente a Black Music, o RAP, ainda em 1998, dedicando exclusivamente a causa do movimento HIP-HOP.

Em 2000, após trágico furto ocorrido de seu studio, resolve afastar-se e abandonar tudo. Cumpre ainda os contratos existentes e para por 8 longos anos.

mas em 2008, recebe a visita de um amigo DJ, que foi seu aluno décadas passadas, e ao receber de presente o par de toca-discos que usou para ensinar o amigo, sente novamente que não poderia mais se manter longe de uma das suas grandes paixões. A partir daí, vasculhando seus recortes e documentos, encontra o antigo projeto que fez de criar o Dia Municipal dos DJs em sua cidade, e passa a rever, alterar e vai em busca de um vereador, que aceitasse o desafio de colocar seu projeto, como um projeto de lei, na tentativa de aprovar tal feito, na busca da valorização deste profissional que tanto trabalha para o bem comum, não apenas pela satisfação de sua paixão ou ganha pão, mas principalmente esta, ser uma das atividades que realmente colabora no bem estar social, através da música, através de seu trabalho, através de uma doação incansável que os profissionais DJs tem, na prestação de seus trabalhos frente a multidões.

Em 2016, depois de três longos anos de trabalho, consegue junto ao vereador da cidade, aprovar a Lei 15302. Neste período de aprovação, idealiza e faz outros demonstrativos públicos, para desenvolvimento da consciência na sociedade de quem é este profissional (DJ), e cria o primeiro Simpósio de DJs na Câmara Municipal de Vereadores de Campinas, transmitido ao vivo pela TV Câmara de Campinas, com sucesso de publico presencial (com mais de 500 DJs no plenário da Câmara), ou pela audiência da TV Câmara e vídeos explicativos, nos canais do youtube desta mesma, que transmitiu ao vivo. Paralelo as discussões da Câmara sobre o projeto de lei, e do simpósio, é executado também, um evento solidário chamado de Disc Jockey Campinas Festival na Estação Cultura de Campinas. Evento único que deu a cidade, um dia de festa com DJs renomados tocando no palco o dia inteiro, feira de discos e roupas, workshop sobre a profissão de DJ ministrado pela escola AIMEC, dentre outras atividades, todas gratuitas, com um único apelo, doação de roupas de frio e alimentos não perecíveis, que posterior foram distribuídos em duas entidades carentes de Campinas.

Passado o período glorioso de colocar o profissional DJ na agenda cultural da cidade, com o devido reconhecimento publico desta classe profissional, um ano depois, Jeff Mosquéra é convidado a receber a Comenda de Honraria da cidade, a Medalha Carlos Gomes por sua contribuição ao campo artístico que este se dedica e tornou real para os profissionais DJs.

A partir desta premissa e reconhecimento, dá continuidade nas atividades assistenciais voluntárias iniciadas em 2013 em Campinas, junto ao basquete solidário do bairro IAPI, estende sua proposta de trabalho solidário em outros projetos junto a outras instituições da região e de São Paulo.

Em 2022, inicia uma metodologia de ensino básico de DJs diferenciada na cidade de São Paulo, a convite do Instituto Drible Certo, em dois meses, atende em dois pontos específicos da carente Zona Norte, várias crianças, jovens e adultos. Cursos ministrados no CEI PAULISTANO e Instituto Vidart, ambos na Zona Norte (Brasilândia), lança metodologia impar de convívio social, conhecimento básico de DJ e outras. Curso este modelo, exportando a metodologia a outras frentes de ensino direcionado internacionais (Portugal).

Pode se acompanhar ainda os trabalhos e desenvolvimento deste em seu site ou seus lançamentos de trabalhos pelos meios de distribuição musical mundial entre outros).