Usuário(a):José Manuel Barbosa/Testes
Esta é uma página de testes de José Manuel Barbosa, uma subpágina da principal. Serve como um local de testes e espaço de desenvolvimento, desta feita não é um artigo enciclopédico. Para uma página de testes sua, crie uma aqui. Como editar: Tutorial • Guia de edição • Livro de estilo • Referência rápida Como criar uma página: Guia passo a passo • Como criar • Verificabilidade • Critérios de notoriedade |
EXTÉRIL
A galeria Extéril é um projecto Teixeira Barbosa concebido para divulgar as artes sem fins lucrativos. Desde a sua inauguração até 2005 este projecto esteve numa atitude de ocupa numa antiga fábrica, no qual as exposições realizavam-se, mais ou menos, como uma sociedade secreta.
O Projecto Extéril coexiste num espaço físico e virtual para o livre desenvolvimento da arte e do artista. Ou seja, um espaço alternativo/ independente do circuito artístico entendido como tal.
Conceito que não vem trazer nada de novo, apenas reforçar as inquietações interpoladas, marginais e clandestinas da também já conhecida "arte portátil".
A arte portátil, em toda a sua amplitude (a mail-arte, performance, espaços virtuais, etc.) deparasse-nos como a ferramenta mais idónea para esta situação que vai emergindo cada vez mais em que o criador começa a desempenhar o papel de teórico e gestor.
Inicialmente a Extéril foi projectada para existir apenas virtualmente. Todavia, por proposta de um colega, criou-se um espaço físico. Juan José Fuentes tinha um projecto chamado Altercado (para o qual a Extéril tem um link), e, na altura pensou-se fazer uma cadeia de pequenas galerias. Por motivos alheios à nossa vontade a galeria Altercado teve que parar a sua actividade, assim como uma outra criada por Dani Vila Seoane.
A Extéril continuou a sua actividade como galeria e projecto online transformando-se num só projecto. Hoje em dia o projecto Extéril é assumido como uma obra / galeria em constante transformação. As exposições são obras dentro de uma obra.
A disponibilização dos espaços, físico e virtual, é da responsabilidade do galerista, assim como, da programação e divulgação das exposições.
A conectividade do espaço físico com o espaço virtual permite aos artistas exporem o seu trabalho e divulgá-lo sem interferência alguma da nossa parte. Na web, a Extéril pretende desenvolver uma comunidade artistica, divulgar informação, ser um espaço de investigação, crítica e de encontro.
Produzir o máximo com o mínimo.
Projecto de: TEIXEIRA BARBOSA Galerista: JOSÉ BARBOSA Fundada em 18 Dezembro 1999 Dimensões da galeria: 2x2x2 metros