Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ju.pires92/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lançamentos Contábeis[editar | editar código-fonte]

Lançamento Contábil– Mecanismo do débito e do crédito.

Lançamento é o registro dos fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), efetuados de acordo com o método das partidas dobradas. É feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada técnica.

O lançamento é feito nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ATIVO, PASSIVO EXIGÍVEL e PATRIMÔNIO LÍQUIDO, e nas contas de Resultado, representadas pelas RECEITAS, e DESPESAS.

As contas de ATIVO, por terem saldo devedor, são aumentadas de valor por DÉBITO e diminuídas por CRÉDITO. As contas de PASSIVO EXIGÍVEL e de PATRIMÔNIO LÍQUIDO, por apresentarem saldo credor, são aumentadas de valor por CRÉDITO e diminuídas por DÉBITO. As contas relativas às RECEITAS despesas, por afetarem diretamente o PL, são, respectivamente, CREDITADAS(porque aumentam o PL) e DEBITADAS (porque diminuem o PL).

A contabilidade tem como finalidade o planejamento, o controle e o auxilio no processo decisório, baseada nos dados e lançamentos realizados ao longo do exercício.

Para lançarmos os registros contábeis, precisamos de cinco informações, sendo elas:

1 - Local e data - > Local da empresa e dia , mês e ano da ocorrência do registro.

2 - Conta devedora - > É a conta debitada.Vem sempre em primeiro lugar.

3 - Conta credora - > É a conta creditada.

4 - Histórico - > É a narração do fato ocorrido, a qual deve ser resumida, mas exprimindo bem a operação.Não existe uniformidade de histórico.

5 - Importância ou quantia - > É o valor das operações expresso em unidades monetárias.

Não existe padrão obrigatório para nomeação das contas em que serão lançados os registros contábeis.

Para lançarmos as informações contábeis dentro destas contas utilizamos os termos débito e crédito.

Quando debitar e quando creditar?

Débito Crédito
+A -A
-P +P
-PL +PL
+A (mais bens e direitos/mais ativo)

-A (menos bens e direitos/menos ativo) +P (aumenta dívida/mais obrigações/mais passivo) -P (diminui dívida/menos obrigações/menos passivo) +PL (mais receita/mais patrimônio líquido) -PL (menos receita/mais despesa/mais custo/menos patrimônio líquido)

Os lançamentos contábeis podem ser:

  • Lançamento de primeira fórmula: é o registro contábil que envolve uma conta devedora e outra conta credora.
  • Lançamento de segunda fórmula:é o registro do fato contábil que envolve uma conta devedora e mais de uma conta credora.
  • Lançamento de terceira fórmula:é o registro do fato contábil envolvendo mais de uma conta devedora e apenas uma conta credora.
  • Lançamento de quarta fórmula: é o registro do fato contábil que envolve mais de uma conta devedora e mais de uma conta credora.


Funções do Lançamento

Ao conjunto de lançamentos denomina-se Escrituração.O lançamento apresenta duas funções.

Função Histórica

Consiste em narrar o fato contábil em ordem cronológica.

Função Monetária

Compreende o registro da expressão monetária dos fatos e seu agrupamento seguindo a natureza de cada um.


Um dos percussores dos lançamentos contábeis:

Foi o Frade Franciscano chamado Luca Pacioli, autor de um livro que expõe o Método das Partidas Dobradas, afirmando que todo lançamento a crédito em uma conta fará com que surja outra conta onde será registrada à mesma importância a débito.

Luca Bartolomeo de Pacioli, nascido em 1445, foi um monge franciscano e célebre matemático italiano. Ele é considerado o pai da contabilidade moderna. Em 10 de novembro de 1494, foi descrito por ele, pela primeira vez, no livro “Summa de Arithmetica, Geometria,Proportioni et Proportionalità” (Conhecimentos de Aritmética, Geometria,Proporção e proporcionalidade), no capítulo “Tratactus de Computis etScripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), o famoso Método das Partidas Dobradas.

Ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Este método teve rápida difusão, sendo universalmente aceito e adotado desde esta época.

Trata-se do método que, em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.

Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro também. Esta obra serviu pra sistematizar e popularizar a contabilidade, marcando o início da fase moderna da contabilidade. Na contabilidade atual, este método continua a ser usado.

Lei sobre Lançamentos Contábeis

LEI Nº 11.638, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.

Fontes: 

http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/diario2.php

           http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm

           https://www.algosobre.com.br/contabilidade-geral/escrituracao-contabil-lancamento-contabil.html

           http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm  

           http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/biografia_autores.php