Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Karen Nakazawa/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pecha Kucha Night Curitiba[editar | editar código-fonte]

O Pecha Kucha Night Curitiba é uma iniciativa, que há cinco anos atua na cidade de Curitiba de forma a proporcionar visibilidade para a cultura local que permance no cenário underground da cidade. Partindo da premissa que existe muita coisa incrível acontecendo, e muita gente atuando em prol da construção de uma cidade melhor, porém que grande parte na sociedade não vê ou tem acesso, pois os meios de comunicação convencionais, não dão espaço ou os retratam de forma muito “raza”.

E essa mudança do cenário cultural da cidade de Curitiba é feita pelo trabalho coletivo entre a equipe da inciativa, agentes culturais e sociais e a própria comunidade local, através do estímulo a comunicação livre, compartilhada e coletiva.

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Equipe Principal: A iniciativa possui uma equipe principal formada por três integrantes principais, que estão desde a primeira edição contribuindo para o planejamento, coordenação e produção do Pecha Kucha Nigth Curitiba. Sendo eles Ricardo Dória, Guilherme Krauss e Andreza Soinegg, três comunicadores a agitadores do cenário cultural curitibano há mais de cinco anos, que através de suas experiências profissionais e pessoais, direcionam seus esforços para a construção de uma Curitiba mais criativa, inovadora, igualitária e humana, capaz de aceitar e respeitar as diferenças sociais e culturais.
  • Voluntários: Para que a inciativa aconteça a equipe principal conta com a ajuda dos voluntários, compostos pela própria comunidade local. Os voluntários ajudam principalmente como staff nos eventos. Por edição a equipe conta com mais de 25 pessoas que se voluntaria para ajudar de alguma forma no desenvolvimento do Pecha Kucha Night Curitiba.

Protagonistas/Temáticas[editar | editar código-fonte]

O Pecha Kucha Night Curitiba denomina todos os agentes culturais e sociais que fazem parte da rede da iniciativa como: protagonistas. Ao longo dos cinco anos da iniciativa, esses protagonistas já contaram, explicaram e defenderam importante temáticas como, por exemplo, a arte produzida pela cultura hip-hop, representada pelo grafiteiro curitibano Jorge Galvão, que mostrou através de sua experiências profissionais e pessoais as dificuldade enfrentadas em defender o grafite como arte; a cultura LGBT e seus preconceitos e estigmas, assim como abordou a drag queen, Dalvinha Brandão, ao falar sobre a sua profissão e os bastidores da vida de uma drag quen; a cultura digital e seus rótulos, assim como explicou Osvaldo Santana, que ser hacker não é algo negativo, mas sim alguém que entende a fundo sobre um determinado assunto e que pode contribuir em muito para o desenvolvimento da sociedade através do conhecimento; sobre a questão da inclusão social de pessoas com deficiência física ou mental, assim como na apresentação do protagonista Rafael Bonfim, que explicou que ele não é diferente por ser cadeirante e nem especial, ele é gente como todo mundo; sobre a questão da comunicação intergeracional e a importância da conexão entre diferentes faixas etárias, assim como abordou Roseli Bassi que falou sobre a rica relação de troca entre pessoas de diferentes idades faz com que elementos importantes da sociedade não morram; e entre muitos outros temas que foram representados e defendidos pelos mais de 70 protagonistas curitibanos que agora compõe a rede Pecha Kucha.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

A inciativa faz uso de ferramentas para o alcance dos objetivos e da missão propostas. Sendo essas responsáveis por todo o andamento e funcionamento do processo que dá vida à proposta.


  1. Evento: O evento que ganha o mesmo nome da iniciativa, é uma das principais ferramentas utilizada para alcance do propósito. Ele acontece anualmente, e reuni agentes culturais e socias (que representem “culturas marginalizadas”) para contarem suas histórias, compartilhar suas experiências e defender suas convicções, para um público presencial de mais de 300 pessoas, que estão representando a sociedade curitibana. O evento está na sua 5ª edição, já acolheu mais de 65 agentes culturais e sociais, e já foi palco para as mais diversas culturas, como por exemplo, a cultura de rua, a urbana, a LGBT, popular, hip hop. E foi o espaço de importantes discussões como: a questão de gênero, acessibilidade para deficientes físicos, e a fomentação da comunicação intergeracional, entre muitas outras. Além de seu propósito, o evento se diferencia pelo seu formato inesperado. Pois os palestrantes não se apresentam em um formato “convencional”, mas sim, a partir do formato Pecha Kucha, no qual a apresentação obrigatóriamente acontece em 20 slides que permanece, cada um, 20 segundo no ar, resultando em uma apresentação de 6 minutos e 40 segundos, dinâmica e capaz de concentrar apenas as informações mais importantes.
  2. Mídias Digitais: Para a comunicação, registro do aprendizados, difusão de conteúdo e o intercâmbios de informações, são utilizadas as mídias digitais, de preferência as livres, como: Facebook, Youtube, Instagram, E-mail, Google Drive e o próprio espaço wiki. Sendo cada uma dessas mídias, responsável e direcionada para um propósito em específico:
  • Facebook: Essa rede social é responsável por divulgar grande parte dos acontecimentos da iniciativa. Nele são disponibilizados para o público: imagens, videos e textos. É o espaço onde acontecem as promoções e ações culturais para interação com o público. E também funciona como uma grande meio de comunicação entre iniciativa e o público, sendo um canal livre e aberto para comentários, feedbacks, sugestões, críticas, que contribuam para o desenvolvimento do Pecha Kucha Night Curitiba;
  • Youtube: A inciativa produz mini vinhetas com os perfis dos agentes sociais e culturais como forma de divulgação, e também faz o registro audiovisual completo de todas as edições dos eventos. E esse material em formato de vídeo é diponibilizado nessa plataforma, a qual permite o acesso livre do conteúdo. O Youtube é o canal que hospeda todo os vídeos da inicativa;
  • Instagram: Responsável por divulgar as fotos dos eventos e o material visual de divulgação da iniciativa. O instagram é utilizado pela equipe para a cobertura “ ao vivo” dos eventos, possiblitando que o público que não está presente, acompanhe as apresentações e tudo que está acontecendo.
  • E-mail: A iniciativa possui listas de e-mail como forma de enviar e compartilhar conteúdo atualizado tanto para o público, como para os agentes culturais e sociais.
  • Google Drive: Todo o aprendizados adquirido pela equipe é documentado e armazenado no google drive, para que a informação não seja perdida. Esse formato compartilhado do conteúdo, facilita a construção e planejamento da iniciativa, uma vez que são feitos de forma coletiva, permitindo que várias pessoas possam acessar o conteúdo e contribuir para a sua melhoria.
  • Espaços Wikis: Esses espaços livres de conteúdo, permitem a documentação do aprendizado, e principalmente que o público edite e interfira nele. Dessa forma a iniciativa conta com a opinião do seu próprio público para a construção e direcionamento.

Referências[editar | editar código-fonte]

Site Pecha Kucha - Cidade Curitiba. Visitado em 16/06/2012. <http://www.pechakucha.org/cities/curitiba>