Usuário(a):Lílian Amato Avelar Oliveira/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bartofil[editar | editar código-fonte]

A Bartofil hoje

Com uma trajetória iniciada em 1946, a Bartofil solidificou-se como uma das maiores e mais conceituadas distribuidoras atacadistas do Brasil. No entanto, seu papel vai além do fornecimento de produtos, a empresa é reconhecida por conectar o varejo brasileiro, até nos locais mais remotos do país. Tudo graças a sua capilaridade e capacidade de atendimento.

A empresa realiza suas vendas através de representantes comerciais autônomos, televendas, lojas de atacado e site, envolvendo centenas de transportadoras e milhares de profissionais no processo.

Sede administrativa em Ponte Nova/MG.
Sede administrativa em Ponte Nova/MG.

Sua sede administrativa está localizada em Ponte Nova, Minas Gerais, cidade na qual foi fundada e que, hoje, abriga também uma loja de um Centro de Distribuição. A Bartofil também possui filiais logísticas em locais estratégicos pelo país, bem como um Centro de Distribuição e uma loja de atacado em Feira de Santana, Bahia.

A história da empresa

A história da Bartofil é, acima de tudo, a história da família Bartolomeu. Sua jornada começou em outubro de 1946, quando Francisco Bartolomeu e seus dois cunhados fundaram a Belico, Bartolomeu & Cia. Limitada, em Ponte Nova.

Pouco mais de um ano depois, os dois sócios do Sr. Chiquinho Bartolomeu se retiraram da sociedade. Ele então convidou seu irmão mais velho, Miguel Bartolomeu, para assumir o lugar dos ex-sócios. A empresa, que iniciou no varejo mas já operava no atacado, se dividiu. O Sr. Chiquinho ficou com as lojas no varejo e seu irmão Miguel com as vendas no atacado. Em 1951, o Sr. Chiquinho e seus filhos Antônio e Darcy fundaram a Bartolomeu Cordeiro e Filhos.

Com muito esforço e dedicação, sempre pautados na honestidade, simplicidade e confiança, o negócio cresceu. Os jovens empreendedores investiram em grandes compras para obter preços mais vantajosos. Após abastecer as filiais, qualquer excesso era vendido a outros comerciantes locais, sinalizando o início das operações no atacado.

As primeiras vendas com entrega imediata eram realizadas com um Jeep 51, oferecendo produtos porta a porta em cidades vizinhas. Somente mais tarde, foi adotado o sistema de pré-venda com entregas subsequentes através de uma caminhonete Ford 350, que contava com um compartimento de madeira, marcando o início dos veículos de carga da Bartofil.

As décadas de 1960 e 1970 foram fundamentais para a Bartolomeu & Filhos. Em 1966, foi adquirido um terreno na Rua Antônio Frederico Ozanan para a construção de sua sede própria. Outra decisão crucial foi a venda da frota de caminhões para os respectivos motoristas. Hoje, mais de 400 transportadores autônomos circulam por todo o Brasil para atender aos pedidos. Cada caminhão e transportador desempenham um papel fundamental na conexão entre a indústria e o varejo promovida pela Bartofil.

Na década de 1980, a empresa alterou sua razão social para Bartofil Indústria e Comércio Ltda e, em 1986, começou a investir em tecnologia avançada e informatização de seus processos, como análise, cadastro e desenvolvimento de sistemas. O progresso tecnológico permitiu que a Bartofil iniciasse os anos 1990 com uma nova perspectiva de crescimento. A expansão incluiu a diversificação em novos ramos de negócios, participação em feiras internacionais, introdução de novos produtos e parcerias, além da criação de uma infraestrutura robusta.

CD Ponte Nova-MG
CD Ponte Nova-MG

A implementação do sistema de telemarketing e o aprimoramento da logística para coleta e entrega de mercadorias, usando um roteirizador eficiente, desempenharam um papel importante. No entanto, o grande marco do sucesso foi a construção do Centro de Distribuição de Ponte Nova, otimizando ainda mais a logística e impulsionando as vendas.


CD Feira de Santana-BA
CD Feira de Santana-BA

Em 2018, outro Centro de Distribuição foi inaugurado em Feira de Santana, na Bahia, ampliando a presença no Nordeste do Brasil e garantindo entregas mais ágeis.

A Bartofil se estabeleceu como um protagonista fundamental para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades em todo o país e para o crescimento de centenas de indústrias. Prêmios e reconhecimentos de importantes instituições foram conquistados como resultado desse compromisso.

Hoje, a empresa se prepara para uma sucessão consciente, com três membros da segunda geração da família (Zezé, Renato e Carlos), dez da terceira geração e um da quarta. O negócio, que começou com irmãos, agora também é impulsionado por primos e outros profissionais que contribuem para o avanço no mercado.

Com mais de 75 anos de história, a Bartofil continua a distribuir confiança, conectando todos os elos do varejo. Clientes, representantes comerciais, colaboradores, transportadores e fornecedores fazem parte desta trajetória, solidificando a posição da Bartofil como uma das melhores distribuidoras do país.


Linha do tempo

1946 - Fundação em 30 de outubro, em Ponte Nova, da BELICO BARTOLOMEU & CIA LIMITADA, que viria a se tornar a Bartofil.

1958 - A atividade atacadista começou aos poucos, com a venda para o comércio local do excedente das compras realizadas para as oito filiais de varejo em Ponte Nova e região. Logo as filiais foram vendidas para concentrar a atuação no atacado.

1960 - Uma caminhonete Ford 350 com um caixote de madeira instalada na traseira foi o primeiro “caminhão” baú da empresa.

1961 - Lançamento da venda para entrega posterior. O vendedor percorria a região anotando os pedidos que depois eram separados e enviados aos clientes sem cobrança de frete.

1962 - O primeiro verdadeiro caminhão: um Chevrolet 1959, mantido na empresa ainda hoje como marco do lançamento de um sistema de vendas até então inexistente.

1964 - A empresa ultrapassa a fronteira do Estado de Minas Gerais, expandindo suas vendas para o Espírito Santo.

1971 - No início da década de 70, o galpão situado ao lado da loja, na Rua Antônio Frederico Ozanan n°255 (antiga Rua da Estação), é demolido para dar lugar ao prédio da nova sede.

1986 - A estrutura organizacional ajustada e processos padronizados como objetivo de iniciar a informatização.

1990 - Com uma equipe de 320 funcionários, 160 representantes comerciais e 60 transportadores autônomos, a Bartofil comercializa 1.500 produtos de, aproximadamente, 300 fornecedores. As entregas acontecem para 32 mil clientes de 3 mil cidades em 15 estados brasileiros.

1995 - A Bartofil realiza voluntariamente a limpeza do Rio Piranga, retirando mais de 15 toneladas de lixo das suas margens urbanas. Em reconhecimento pelo trabalho, recebe do governador do estado o PRÊMIO MINAS ECOLOGIA 95 - Categoria Água.

ATAC a loja de atacado da Bartofil
ATAC a loja de atacado da Bartofil

1996 - Inauguração do ATAC, loja de autosserviço, no centro de Ponte Nova. Inauguração do telemarketing.

1999 - Início da automação da força de vendas.

2004 - Inauguração do primeiro Centro de Distribuição em Ponte Nova (MG), com 16.500 m2 de área construída.

2010 - Seis anos após sua inauguração, o Centro de Distribuição de Ponte Nova (MG) é ampliado para 25.000 m² de área construída.

2014 - Quatro anos após a primeira expansão, o Centro de Distribuição de Ponte Nova (MG) quase dobra de tamanho, passando de 25.000m² para 42.000 m² de área construída.

2016 - Inauguração Contact Center de mais de 1.600 m² com capacidade de quase 500 operadores.

2018 - Novo Centro de Distribuição em Feira de Santana (BA), com 29.000m² de área construída. Inauguração da Loja de Atacado em Feira de Santana (BA) com 4.500m2.

2020 - Com as ampliações do prédio de apoio e das docas de carregamento, o CD de Ponte Nova chega a 47.000m² de área construída.

Confiança e entrega rápida.
Confiança e entrega rápida.

2021 - 75 anos de empresa BARTOFIL, uma das maiores e melhores distribuidoras do país. Os números são impressionantes: +12.000 produtos comercializados + 150.000 clientes ativos + 4.500 cidades atendidas em 22 estados +500 fornecedores +76.000 m2 de área construída em dois Centros de Distribuição.