Usuário(a):LUCAS MIGUEL RIBEIRO DE CASTRO/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
13º Pelotão de Comunicações
Estado  Mato Grosso
Subordinação 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
Sigla 13º Pel Com
Criação 2012
Comando
Comandante 1º Ten Com BRUNO FERNANDES DE OLIVEIRA

O 13º Pelotão de comunicações (13º Pel Com) é um Pelotão do Exército Brasileiro. É situado em Cuiabá (MT).

História[editar | editar código-fonte]

O 13º Pelotão de Comunicações foi criado e ativado pela Portaria nº 095, de 7 de fevereiro de 2012, do Comandante do Exército, e passou a ocupar as instalações destinadas para uma unidade de comunicações no QG da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

É a única unidade de comunicações no estado do Mato Grosso, terceira maior unidade federativa do país, e estado onde encontra-se Mimoso, cidade natal do ilustre patrono da Arma de Comunicações, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Área de atuação[editar | editar código-fonte]

Hoje, o 13º Pelotão de comunicações abrange uma área superior a 903 378,292 km², mantendo as comunicações no estado de Mato Grosso e englobando o Pantanal, considerado uma das mais ricas e cobiçadas reservas biológicas do mundo.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

Tem como missão primordial INSTALAR, EXPLORAR e MANTER os meios de comunicações, eletrônica e informática da 13ª Brigada Infantaria Motorizada.

Dispondo de modernos meios de comunicações, o pelotão presta apoio de Comando e Controle nas diversas operações conduzidas pela brigada, tendo como missão de mais destaque o apoio na Copa do Mundo FIFA 2014, ocasião em que o 13º Pelotão Comunicações desempenhou papel fundamental no apoio de comunicações.

Para cumprir suas missões, o 13º Pelotão Comunicações conta em seu efetivo militares capacitados e qualificados, dentre Oficiais, Sub Tenentes, Sargentos, Cabos e Soldados. Os soldados que incorporam anualmente são recrutados em sua maioria nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Comunicações Categoria:Telecomunicações Categoria:Organizações Militares de Cuiabá