Usuário(a):Letícia Taranto/Testes/Q62064704, Obra de arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colhendo frutas
Letícia Taranto/Testes/Q62064704, Obra de arte
Autor Eliseu Visconti
Data 1898
Técnica tinta a óleo, tela
Dimensões 82 centímetro x 58 centímetro


Colhendo frutas é uma pintura de Eliseu Visconti. A sua data de criação é 1898.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

 A obra foi produzida com tinta a óleo, tela.Suas medidas são: 82 centímetros de altura e 58 centímetros de largura.[1]
Faz parte de coleção particular.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Era a primeira vez que o artista reparava a paisagem europeia, com olhos já treinados para imaginar efeitos de cores, recortes e ângulos de forma original. Logo, ele começou a registrar suas primeiras impressões: em madeira de caixa de charutos, fixou sua visão da Torre de Belém, de Lisboa, por onde teria acesso a Paris, a cidade indicada por seus professores para estagiar e se aperfeiçoar.

Aos 27 anos, ele estava determinado a não frustrar as expectativas de seus antigos professores. O primeiro passo que seria dele esperado: a admissão na École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts[2]. No seu certificado de admissão à École, o pintor brasileiro é apresentado como aluno de Bouguereau e Ferrier.

Além de ser o período da primeira estada de Visconti em Paris, este é também o de suas primeiras conquistas de medalhas internacionais. Entre maio e outubro de 1893, ele participa da World’s Columbian Exposition[3], em Chicago, EUA, e recebe uma medalha pelas oito paisagens a óleo exibidas, as quais haviam sido criadas ainda no Brasil.

Deixando as aulas da École des Beaux-Arts, Visconti dispõe de tempo para frequentar a École Guérin, que era o que realmente interessava a ele. O pintor frequentou, até 1898, o curso de Artes Decorativas de Eugène Grasset[4]. Durante este curso, ele criou projetos para cerâmica, vitral, marchetaria, entalhe de madeira, estamparia de tecido, luminária, selo, etc.

A partir de 1897, Visconti passa a expor suas obras no Salon de la Société nationale des beaux-arts[5], por três anos consecutivos. No primeiro ano, foram expostos dois nus que confirmavam sua sensibilidade e aptidão para tratar um gênero tão corriqueiro naqueles tempos: Fatigada e Sonho místico, este último, que apresenta um magistral escorço da coxa, revela no seu título e no detalhe dos lírios, sua inspiração simbolista.

O nome de Elizeu Visconti, é hoje o de um pintor notável, que desenha perfeitamente, pinta com independência e simpatia e trabalha a sério.

O pintor tem preferencia para pintar o nú.

Análise[editar | editar código-fonte]

Um plein air criado em cores vivas, que apresenta o foco de luz, um pequeno trecho iluminado pelo sol, em segundo plano. A figura de uma moça jovem, em primeiro plano, se estica para pegar uma fruta da árvore, e parece que a qualquer momento pode cair. O proprietário tem uma fotografia colorida dessa pintura.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Eliseu Visconti - Biografia

Lista de pinturas de Eliseu Visconti

https://eliseuvisconti.com.br/ - Página Oficial

Referências

  1. a b https://eliseuvisconti.com.br/obra/P909
  2. «Beaux-Arts de Paris». Wikipédia (em francês). 6 de novembro de 2019 
  3. «Exposição Universal de 1893». Wikipédia, a enciclopédia livre. 24 de junho de 2019 
  4. «Eugène Grasset». Wikipedia (em inglês). 8 de julho de 2019 
  5. «Société Nationale des Beaux-Arts». Wikipedia (em inglês). 4 de outubro de 2019 


Categoria:Pinturas de 1898

Categoria:Pinturas de Eliseu Visconti