Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Loideleite/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Loide Leite nasceu em 28 de março de 1985 em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ela é uma ukulelista brasileira conhecida por sua técnica de fingerstyle e seu foco na música brasileira, o que a torna diferenciada dos demais músicos que tocam o instrumento. Embora tenha começado sua carreira musical tocando teclado, em 2011 ela teve seu primeiro contato com o ukulele, que se tornou seu instrumento principal e trouxe mais notoriedade para sua carreira profissional.

Em 2017, ela postou seus primeiros arranjos de ukulele fingerstyle e participou de seu primeiro concurso internacional de ukulele, o U Can Uke.

Em 2019, Loide foi convidada por João Tostes, um ukulelista conhecido mundialmente, para participar do Festival de Ukulele em São Paulo, onde seu trabalho recebeu mais reconhecimento e ela decidiu assumir o ukulele como seu instrumento principal. Sua participação no festival lhe permitiu conhecer outros ukulelistas importantes na cena, como Vinicius Vivas, Aline Kelly, Tania Sacramento e, por fim, Bruna Marcelli, o que logo resultou na formação do duo Doralices.

No mesmo ano, Loide foi notada pela Seizi, uma marca brasileira de ukuleles, e estabeleceu uma parceria que fez a marca ter grande aceitação no mercado, fortalecendo a venda de ukuleles e difundindo ainda mais o instrumento.

História com a Música[editar | editar código-fonte]

Loide começou a se envolver com a música aos 11 anos, quando ganhou seu primeiro teclado. Ela se juntou ao grupo de música da igreja local que frequentava e aprendeu a tocar violão sozinha, mas o teclado ainda era seu principal instrumento. Embora tenha se formado em Administração, nunca exerceu a profissão e, em 2010, começou a dar aulas de teclado. Em 2014, ela passou no teste para piano erudito na Escola de Música de Brasília, mas não concluiu o curso.

m 2017, depois de anos tocando o ukulele sem muita intenção, Loide Leite viu uma oportunidade de tocar o instrumento com a técnica de fingerstyle, já que no Brasil não havia muitos artistas focados nesse estilo. Mas foi em 2019 que seu trabalho foi consolidado, assumindo de vez o ukulele como seu instrumento principal.

Doralices[editar | editar código-fonte]

Loide participou do concurso Toca Ukulele em 2018, onde conheceu Bruna Marcelli, que também participava do concurso e ficou em 1º lugar na categoria Cover com Voz. Foi no Festival de Ukulele em 2019 que as duas se encontraram pessoalmente e se apresentaram juntas pela primeira vez, causando uma boa repercussão. No início de 2020, Loide e Bruna se encontraram novamente no Rio de Janeiro, dando início ao projeto Doralices, gravando seus primeiros trabalhos e fazendo releituras de grandes sucessos da Bossa Nova.

Atualmente, com dois singles lançados, "Saudade é Privilégio Meu" e "Vendavais", Doralices mistura grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso, com artistas mais contemporâneos como Marisa Monte, Marcelo Camelo, Liniker e Anavitoria, somados a nomes internacionais como Sinatra, Ella Fitzgerald e Rita Payés, entre outros.

Referências[editar | editar código-fonte]

https://www.instagram.com/loideleite/