Usuário(a):Máwere Portela/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Convento da Penha faz parte de um programa de construção concebido por frades franciscanos, de origem portuguesa, espanhola e italiana, submetido a pressupostos filosóficos de Francisco de Assis, pela admiração à natureza e a organicidade de implantação entre tipologia e lugar. A inserção edilícia para os frades estava à submissão de condicionantes específicas vinculadas a filosofia franciscana, escolhendo um terreno que possuísse boa relação topográfica, fosse livre de umidade, afastado de paredes e lugares insalubres, cujas características aparecem intrínsecas ao sítio do Convento da Penha, em Vitória no Espírito Santo[1].

Implantação do Convento da Penha no alto do morro

O convento é marcado por uma implantação tipicamente medieval e tipicamente franciscana, disposto no extremo de um rochedo, intensificado por predicados que refletem as especificidades do país. Com uma unidade singela de elementos construtivos arraigados de tradição popular, o convento respeita as condições locais do terreno e das pessoas, atribuindo princípios inerentes aos frades seráficos em oferecer através do objeto uma filosofia religiosa de apego pela natureza e louvor a Deus[2]. Os conventos franciscanos, como o da Penha, garantem conjuntos harmoniosos integrados ao território, com caráter de organicidade, aderindo perfeitamente ao ambiente natural e as condicionantes locais, além de criar uma hibridez com a paisagem litorânea adjacente.

Implantação do Convento da Penha e posição privilegiada com caráter de mirante.
  1. VIDE, S. M. Constituições primeiras do Arcebispado da Bahia [1719]. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2007.
  2. CAMPELLO, G. O. O brilho da simplicidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.