Saltar para o conteúdo

Usuário(a):MaCaFr/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Programa Tecnologia Cidadã[editar | editar código-fonte]

Tecnologia Cidadã é um programa lançado no final de 2009 pela prefeitura da cidade de Guarulhos, durante a gestão de Sebastião Almeida, que visa modernizar os serviços oferecidos à população, agilizar os processos internos da prefeitura e aumentar a inclusão digital.
Em sua primeira etapa houve grande investimento em infraestrutura para a modernização, ampliação da capacidade e contingenciamento externo do data center da prefeitura.
A segunda etapa foi criar o portal Tecnologia Cidadã para disponibilizar serviços online para a população, com o intuito de facilitar a vida das pessoas e diminuir as filas nos postos de atendimento.
A terceira etapa foi expandir o programa Telecidadanias (nome dos Telecentros de Guarulhos), reformulando os já existentes e inaugurando novos, utilizando o sistema Guarux, desenvolvido em software livre dentro da prefeitura. Atualmente o programa se dedica a inovações tecnológicas com foco na inclusão de deficientes e tecnologias de baixo custo.
Em 2012 Guarulhos foi considerada a 9ª cidade digital do país pelo Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pela Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações em parceria com a revista Wireless Mundi. Em 2011, quando participou pela primeira vez, a colocação foi 19ª.
O programa conta também com o apoio do programa Telecentros BR do Governo Federal. Onze Telecidadanias foram montados através deste programa que fornece computadores e bolsa-auxílio aos Agentes de Inclusão Digital.

Projetos de destaque dentro do Tecnologia Cidadã[editar | editar código-fonte]

Portal Tecnologia Cidadã
Fornece serviços remotos aos cidadãos, empresas, servidores públicos, informa garantias de direitos, esclarecimentos sobre o IPTU, tem Download e tutorial da Distribuição Guarux e contém o Sistema de Informações ao Cidadão.

Telecidadanias
Telecidadania é o nome dado à reformulação do Telecentro. São espaços padronizados e acessíveis à deficientes que oferecem internet grátis, aulas de informática e servem como ponto de encontro e atividades para a população. Todos os CEU (Centros Educacionais Unificados) da cidade contam com Telecidadanias.

Guarux
Guarux é uma distribuição Linux com base no Ubuntu utilizada em todos os Telecidadanias de Guarulhos e parte dos computadores dos servidores. Tem customização gráfica amigável, versão educacional e para escritório e aplicativos para deficientes visuais, tetraplégicos, jogos para crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento e uma lousa digital de baixo custo. Conta também com o pacote Libre Office.

Hotspot público
Disponibilizado Wi Fi livre no Bosque Maia das 6h às 22h (horário de funcionamento do parque)desde setembro de 2012.

TDGrux
TDGrux, jogo desenvolvido especificamente para auxiliar no desenvolvimento social e cognitivo de pessoas com Transtorno global do desenvolvimento (TGD).

TecnoLousa
Lousa digital de baixo custo que vem como um aplicativo da distribuição Guarux.

Fab Social
Oficinas realizadas nos CEU - Centros de Educação Unificada - nas quais os alunos aprendem lógica de programação e podem produzir seus projetos em uma impressora 3D e uma mini fresadora, entendendo como software e hardware podem trabalhar juntos.

Meta Reciclagem
O projeto propõe implantar espaços estruturados para realizar, em larga escala, a recepção, recuperação e destinação de computadores usados, descartados por órgãos públicos, empresas privadas e cidadãos, promovendo a qualificação profissional de jovens de baixa renda. Ainda nos estágios iniciais.

Links[editar | editar código-fonte]

Guarulhos amplia o programa Tecnologia Cidadã
Tecnologia Cidadã recebe cerca de 25 mil acessos diários
Portal Tecnologia Cidadã
Guarulhos leva internet para o parque
Índice Brasil de Cidades Digitais
Prefeitura de Guarulhos desenvolve lousa digital
Jogo TDGrux
Começam as Oficinas do Fab Social