Usuário(a):Marianne Baillot/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Maus Hábitos, Espaço de Intervenção Cultural, é um centro de arte independente, localizado na Rua de Passos Manuel, na Garagem Passos Manuel, um edifício Art Deco icônico [1] do centro da cidade do Porto construído em 1937 e desenhado pelo arquiteto Mário Abreu.

Maus Hábitos funciona como galeria de arte, sala de concerto e espaço de residências artísticas para promover e divulgar projectos artísticos com uma programação mensal gerida pela associação cultural Saco Azul e pelos programadores convidados.

Tornou-se um emblema de renovação urbana na Baixa do Porto e um espaço artístico de referência[2]no panorama cultural português e internacional tendo projectado e realizado inúmeros exposições, concertos, festivais; produzindo workshops e ações de formação, divulgando técnicas de produção artística, oferecendo oportunidade de trabalho a artistas, artesãos, criativos e designers.

História[editar | editar código-fonte]

A associação cultural Saco Azul foi fundada em 2002 por um grupo de jovens artistas, colecionadores e amantes de arte : Daniel Pires[3], Isaque Pinheiro[4], João Baeta, o Mario Altavilla Canijo, Manuel César Marques.

Durante os primeiros anos, a associação tinha como objectivo principal ajudar artistas emergentes producir, mostrar os seus trabalhos mais recente e a confrontar experiências artísticas. Outros artistas como Miguel Januario[5], Rute Rosas[6], Pedro Maia, Miguel Duarte entre outros aderiram ao projeto.

A destacar[editar | editar código-fonte]

TransHabits from Rotterdam 2003

Skite/Sweet and Tender Collaborations 2008 Performance Em 2008, entre meados de agosto e setembro, ao longo de um mês, quarenta jovens criadores de diversas áreas artísticas – dança, teatro, artes visuais e música – instalaram-se no Porto para, em formato de residência, desenvolverem novos materiais de trabalho cujo resultados foram apresentados ao público com a designação de "Fragmentos de Experiência" em teatros e locais imprevistos da cidade : TNSJ, Maus Hábitos, 555. Esta atividade foi foi desenhada num contexto de proximidade e interacção com a realidade local, envolvendo artistas e agentes culturais da cidade, procurando assim fortalecer a vocação cultural do Porto e propor um modelo possível de profissionalização de jovens artistas, que investem simultaneamente na pesquisa artística e no domínio dos modos de produção e difusão dos seus projetos. Foi acompanhada de perto por várioDecorreu na Biblioteca Almeida Garrett no Porto. Âs convidados especiais, entre os quais se destacou a presença da coreógrafa Meg Stuart, que remontou, com alguns dos participantes, a sua peça Running (1992).


Viarco Express 2009 Projeto de curadoria experimental em que artistas portugueses escolheram outros artistas para criarem desenhos com um lápis de grafite da emblemática fábrica portuguesa. Cada um desses artistas fazia um desenho e passava o seu lápis a um outro artista, num jogo de estafetas até ao décimo criador. O resultado final culminou com 100 trabalhos, dos artistas mais consagrados aos talentos mais imprevistos, tecendo uma rede de cumplicidades e cruzando expressões artísticas: desenho, arquitetura, escultura, instalação, literatura, audiovisual, caricatura, fotografia. Joana Vasconcelos, Miguel Vieira, Baltazar Torres, Siza Vieira, António Antunes, Manuel Graça Dias, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Paula Rego e Julião Sarmento foram os 10 criadores que iniciaram o percurso. A exposição foi apresentada no Museu da Presidência da República, na Torre da Oliva em S. João da Madeira e na Biblioteca Almeida Garrett no Porto.

Guimarães CEC 2012 / Projeto On.Off Laboratório de Criatividade Urbana,



Ateliers do Porto 2012

Manobras no Porto foi um programa de ação e de construção coletiva, que desafiou cidadãos comuns e agentes culturais para intervir no Centro Histórico da cidade através de iniciativas de criatividade urbana, nas quais se cruzaram o popular e o erudito, o tradicional e o alternativo, o efémero e o duradouro. O resultado foram dezenas de eventos informais, espalhados no tempo e no espaço, com especial concentração em setembro de 2011 e 2012, no Centro Histórico do Porto.


Expedição 2014'

Ao Monte 2017

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]