Saltar para o conteúdo

Usuário(a):MichaelJoseph3124/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paisagem – A pintura de paisagem é um termo utilizado para a arte que representa cenas da natureza, como montanhas, vales, rios, árvores e florestas. É utilizado especialmente para representar a arte onde o tema principal é uma visão ampla, com seus elementos dispostos em uma composição coerente. Quase sempre se inclui a vista do céu, o tempo usualmente é um elemento da composição. Tradicionalmente, a arte de paisagens retrata a superfície da Terra, mas pode haver outros tipos de paisagens, que são inspirados por sonhos.

Existem dois tipos de paisagem sendo um natural e urbana É um tipo de fotografia de natureza na qual são captados grandes cenários naturais e urbanos É costume utilizar-se objetivas de grande angular e aberturas muito reduzidas para poder trabalhar a maior profundidade de campo possível. O tema da paisagem fez parte da história tendo uma ideia de aproximação da sensibilidade humana em torno da natureza e do que está à sua volta, focando-se também nas cidades e o as pessoas fazem nos seu dia a dia.

Daguerreotipo- 1853 longo tempo de exposição, unicidade da placa e inversão exigida pela imagem são inconvenientes e levam à estagnação deste género até ao aparecimento do calótipo e mais tarde o colódio (processo que vai permitir o domínio da paisagem) Mecanismo que permitia realizar várias fotografias na mesma chapa, sem mudar de moldura, com um aparelho de 4 objectivas. Obtinham-se pequenas imagens (6x9 cm). Esta técnica expandiu-se por todo o lado, tanto em estúdios como em fotógrafos ambulantes e recintos de feira.

Colódio Existem relatos conflitantes sobre sua criação em 1851, que normalmente é atribuída simultaneamente a Gustave Le Gray, que foi o primeiro a indicar um processo fotográfico utilizando colódio e a conseguir obter imagens após uma revelação com sulfato de protóxido de ferro; e Frederick Scott Archer, que no mesmo ano e independentemente publicou na Inglaterra um estudo propondo que essa substância levaria a um grande avanço no desenvolvimento da fotografia. O método implica a utilização de colódio, uma espécie de verniz que é aplicado líquido a placas fotográficas de vidro, e que era sensibilizado com nitrato de prata. Ele é chamado "de colódio húmido" porque a placa deve permanecer húmida durante todo o procedimento, incluindo a captação e a revelação das imagens. Ele exigia que fotógrafos levassem consigo um laboratório fotográfico mais ou menos portável.


Principais representantes que começaram com o paisagismo • Edouard Baldus (1813-1889) • Roger Fenton (1819-1869) • Gustave Le Grey (1820-1884) • Maxime Du Camp (1822-1894) • Alfred Stieglits (1864-1946) • Ansel Adams (1902-1984) • Wynn Bullock (1902-1975) • Minor Whigh (1908-1978) • Brett Weston (1911-1993) • Paul Caponigro (1932----) • Jerry N. Uelsmann (1934----)