Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Mitopoética da Cidade/Narrativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Definição
História da Narrativa


Narrativa e memória

A maneira como a memória humana é organizada pode ser considerada narrativa. O modo narrativo é um dos três arquétipos do modo imaginário humano postulados por Gilbert Durand. 
Narrativa oral
A narrativa teve papel fundamental na construção da comunicação humana. A tradição oral de contação de histórias foi a maneira de passar conhecimento de geração em geração encontrada pelos povos que não possuiam alfabeto. A linguagem e ação estiveram muito unidas nesse período da história. Segundo Lévi-Strauss (1970, p.140), para quem a tradição oral está fortemente ligada à criação de mitos, essa lógica “é, ao mesmo tempo, uma estória contada e um esquema lógico que o homem cria para resolver problemas que se apresentam sob planos diferentes, integrando-os numa construção sistemática”. O mito é considerado por muitos uma peça chave para entedermos a história da comunicação humana.

Narrativa histórica

Com o surgimento do texto escrito produziu a mudança para a linguagem das ideias. Uma delas foi o materialismo histórico, paradigma organizacional para a história a partir do século XIX. A História então passou a ser observada de maneira mais racional e a "História oficial" não leva em consideração mitos e outras formas de narrativa oral. Alguns pesquisadores discordam dessa visão.


Narrativa na dramaturgia
Modo narrativo