Usuário(a):Mnekitas/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Biblioteca Municipal Florbela Espanca[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca integra a Rede Nacional de Leitura Pública e cumpre as várias missões especificadas no Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas. Disponibiliza no seu acervo aproximadamente 90 000 documentos disponíveis ao público, com cerca de 18 000 leitores inscritos. A biblioteca é ainda um espaço que acomoda outras competências, como a música, o cinema ou as tecnologias de informação.

História[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca foi fundada em junho de 1896, com a denominação de Biblioteca Popular de Bouças. Em abril de 1911 a Biblioteca passou a designar-se Biblioteca Popular de Matosinhos e, durante a 1.ª Grande Guerra fechou, tendo reaberto em 1919. Em dezembro de 1987, começou a funcionar no Palacete do Visconde de Trevões. Em 1990 em homenagem a uma das maiores poetisas portuguesas de sempre, que viveu os últimos anos de vida em Matosinhos, o nome foi alterado para Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Em 2005 transfere-se para um novo edifício no “Centro Cultural de Matosinhos”.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A biblioteca é projeto da autoria do arquiteto Alcino Soutinho. O novo edifício da biblioteca, inaugurado a 9 de maio de 2005,  foi desenhado para acolher a nova Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Galeria Municipal e o Arquivo Histórico. O edifício éstá rodeado  por um emblemático espelho de água, alia a praticabilidade dos espaços e a volumetria simetrica das suas linhas modernas, a materiais tradicionais.

Serviços[editar | editar código-fonte]

. Áudio -  jazz, o pop, o hip hop, o rock, a música clássica ou o fado

. Vídeo - clássicos portugueses ou recentes produções de Hollywood

. Internet - acesso gratuito

. Empréstimo domiciliário

. Consulta online

. Documentos audovisuais

. Auditório

Galeria[editar | editar código-fonte]

Biblioteca Florbela Espanca



Localização[editar | editar código-fonte]

A biblioteca fica localizada na Rua de Alfredo Cunha, está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 09h30 às 19h00 e sábado, das 09h30 às 13h00.

Coordenadas[editar | editar código-fonte]

Latitude:        41.18360335780131

Longitude:     -8.68188411964934

Ver também[editar | editar código-fonte]

. História de Matosinhos