Saltar para o conteúdo

Usuário(a):MuriloTB92/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Banda Laudem (ou apenas Laudem) é uma banda de Pop-Rock Católico original da cidade de Apiacá, no estado do Espírito Santo.

Índice [esconder] 1 O Início 2 Nova Formação 3 Atualmente 3.1 Curiosidades 3.2 Formação O Início[editar | editar código-fonte] A banda surgiu em meados de 2014, com membros que atuam como músicos litúrgicos na Paróquia Senhora Sant'Anna[1] , em Apiacá. No intuito de proclamar o evangelho de Cristo de uma forma mais abrangente e popular, através da música católica, os violonistas Wilhan Delaqua[2] e Murilo Tebaldi[3] , juntamente com o cantor e violonista Dirceu Santana[4] decidiram montar uma banda católica, cantando e tocando os maiores clássicos da música católica brasileira. Por estarem acostumados a tocar nas missas da paróquia, não foi difícil de cada um se identificar com o estilo de tocar do outro, o que ajudou a promover uma grande interação entre os membros.

Entretanto, para concluir a banda, precisava de um baixista e um segundo violão ou guitarra, uma vez que Dirceu ficaria como vocalista, Wilhan como guitarrista base/solo e Murilo na bateria. Assim, foi chamado o violonista Ricardo Silva[5] , que também tocava na paróquia e na comunidade (capela) São Sebastião, também em Apiacá. Como na paróquia não dispunha ninguém que tocasse contra-baixo, Wilhan sugeriu e chamou seu colega e também multi-instrumentista Rodrigo Gonçalves[6] que, embora de outra denominação religiosa, aceitou amigavelmente a proposta.

Agora completa, ficou em cargo do guitarrista e líder Wilhan escolheu o nome da banda. A proposta foi acolhida e o consenso entre os membros foi o nome Evangelium Christi (Evangelho de Cristo), de modo a demonstrar uma ação missionária da banda na pregação do evangelho em forma de música.


1º Logo da banda A partir daí, a banda se apresentou em pequenos ambientes, muitos deles promovidos por eventos religiosos da própria igreja e da comunidade local, sem nenhuma cobrança por isso.

Nova Formação[editar | editar código-fonte] Por volta do mês de Maio de 2015, o vocalista Dirceu anunciou sua saída da banda, por motivos empregatícios em outra cidade, o que não dava para coincidir com os dias de ensaio. Neste tempo também, o violonista Ricardo se desligava gradualmente da banda, também por motivos empregatícios, embora, eventualmente, ele participasse de alguns ensaios, porém sem algum compromisso firmado.

No período de Maio à Agosto de 2015, a banda teve um hiato em suas atividades, uma vez que não conseguiam progredir sem um vocalista, principalmente um que fosse bem cativante com o público, como era o anterior.

No fim de Julho, período em que acontece a novena de Senhora Sant'Anna (padroeira de Apiacá), o ministério de música do Wilhan na Igreja convidou o cantor, violonista e tecladista Allan Lara[7] [8] para participar de uma missa com seu ministério na novena, tocando nesta teclado. Foi essa a oportunidade para o convite de vocalista da banda Evangelium Christi, o que foi aceito. Allan já foi vocalista de outra banda religiosa no município em que mora (São José do Calçado) e periodicamente atua como músico solo, cantando em eventos músicas populares; tudo isso favoreceu para que tivesse facilidade de lidar com o público, sendo cativante com este.

A partir de então recomeçaram os ensaios. Allan agora assumiu os vocais e violão de apoio, de forma a sustentar os demais instrumentistas.


Logo atual Banda Laudem Um evento organizado pelo Grupo Jovem DESTRAVE, da paróquia de Apiacá, solicitou a banda para uma apresentação, em uma manhã de louvor e oração, no dia 05 de Setembro de 2015. Era a oportunidade para apresentar a nova formação da banda. Entretanto, o líder Wilhan repensou e buscou trocar o nome da banda, uma vez que muitos não decoravam o nome e pela sua extensão, ocasionando, muita das vezes, a pronúncia errada. Nomes foram sugeridos e o escolhido foi Laudem, que significa Louvor, no qual, segundo o autor do nome, o baterista Murilo, tem a ver com o novo objetivo da banda, que é louvar sem precedentes através da música religiosa o "Santo Nome do Senhor". E, assim, no dia 05 a banda se apresentou com o novo vocalista e teve boa aceitação do público.

Atualmente[editar | editar código-fonte] A Banda Laudem continua fazendo suas apresentação de modo restrito a organizações da Igreja e da comunidade, como o Segundo Luau do Grupo Jovem Destrave, ocorrido em 19 de Dezembro de 2015, em Apiacá.

De modo específico, a banda busca grande interação com o público, promovendo gincanas musicais (o que leva à destaque), mas também momentos de profundo louvor.

Curiosidades[editar | editar código-fonte] Tanto o guitarrista Wilhan quanto o baterista Murilo gostam de Rock e Heavy Metal, o que faz com que deixem suas impressões "pesadas" no estilo de tocar, principalmente o baterista, que possui preferencia em tocar com dois bumbos e grande quantidade de pratos, de modo, também, a dar maior acompanhamento e personificação na música. O baixista Rodrigo possui um projeto paralelo com sua banda religiosa Novo Tempo, no qual assumi o posto de baterista. Formação[editar | editar código-fonte] Ex-membros:

Dirceu Santana (vocal) (2014-2015) Ricardo Silva (violão) (2014-2015) Atuais:

Allan Lara (vocal/violão) (2015) Murilo Tebaldi (bateria) (2014) Rodrigo Gonçalves (baixo) (2014) Wilhan Delaqua (guitarra solo) (2014)