Saltar para o conteúdo

Usuário(a):N5gpiaBat/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vincenzo Caporaletti

Vincenzo Caporaletti, nascido em 1955 em Roseto degli Abruzzi, Itália, é um musicologo italiano, autor da Teoria da formatividade audiotátil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No início dos anos 1970, Vincenzo Caporaletti fez parte da primeira formação do histórico grupo italiano de rock progressivo Pierrot Lunaire, tendo registrado o album homônimo lançado em 1974. Em seguida, se dedicou ao jazz e ao universo da improvisação notaamente na cena musical de Roma, ao lado de artistas como Tony Scott, Giulio Capiozzo, et Jimmy Owens[1].

Sua atividade como pesquisador musicólogo começa no final dos anos 1970 com um a reflexão sobre o problema do swing, que resultou em sua tese de láurea no DAMS da Universidade de Bolonha no ano acadêmico 1983-1984. Neste trabalho, Caporaletti formulou as bases do princípio epistemológico audiotátil, o "principio audiotátil" [PAT], sob o qual se fundamenta o sistema da Teoria da formatividade audiotátil, introduzindo assim no contexto musicológico qui a introduit dans le contexte musicologique a categoria de "música audiotátil".

  1. http://www.ismi.it/caporalettibio.htm  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)