Saltar para o conteúdo

Usuário(a):NELSON GARRONE PALMA VELLOSO/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mario Jorge da Fonseca Hermes

Mario Jorge da Fonseca Hermes (Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1926) é ex-jogador de basquetebol brasileiro e Oficial General da Marinha do Brasil (Almirante-de-Esquadra - Reformado). Atleta do Clube de Regatas Flamengo, fez parte da vitoriosa equipe deca campeã carioca (1951-1960) comandada pelo famoso técnico Togo Renan Soares (o Kanela). No século XX, o nome mais representativo da Marinha do Brasil no esporte olímpico é sem dúvida o Almirante-de-Esquadra (Ref) Mario Hermes. Fazendo parte da seleção brasileira de basquete, o então Primeiro-Tenente Mario Hermes teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Helsinque (Finlândia), em 1952. Ingressou na Escola Naval, em 1944, e ao longo de uma gloriosa carreira de 43 anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil, desempenhou várias funções relevantes, alcançou o último posto na hierarquia da Força (Almirante-de-Esquadra). O Almirante Mario Hermes é carioca, mas adotou a cidade de Niterói para morar e da qual recebeu o título de “Cidadão Niteroiense”, em 1993.

Carreira

Em clubes

O atleta Mario Hermes iniciou a praticar basquete em 1941, jogando no Clube Central de Niterói. Mas rapidamente ele chegou ao Clube de Regatas Flamengo e fez parte da vitoriosa equipe decacampeã carioca (1951 a 1960) comandada pelo famoso técnico Togo Renan Soares (o Kanela), tendo sido pentacampeão carioca.

Na seleção

Fazendo parte da seleção brasileira de basquete, o então Primeiro-Tenente Mario Hermes teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Helsinque (Finlândia), em 1952. Antes da partida rumo as Olimpíadas, o Tenente Mario Hermes recebeu, das mãos do Presidente Getúlio Vargas, o pavilhão nacional que seria usado no desfile de abertura dos Jogos, em cerimônia realizada no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Na cerimônia de abertura o atleta Mario Hermes ao desfilar a frente da delegação brasileira fez questão envergar sua farda de Tenente da Marinha. A seleção de basquete que foi a Helsinque obteve o 6º lugar na competição. Titular da seleção brasileira, o pivô Mario Hermes fez 46 pontos nos jogos disputados. O Almirante Mario Hermes participou do basquete não só como atleta, mas também na sua administração. Após se desligar do serviço ativo em 1988, aceitou convite da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para exercer atividade não remunerada na entidade. Chefiou as delegações brasileiras de basquete no Campeonato Sul-Americano no Equador (1989); na Copa América de Basquete no México (1989). nos “Good Will Games” em Seattle, nos EUA (1990); e no Campeonato Mundial na Argentina (1990). O grande atleta Mario Hermes, aos 81 anos de idade, orgulhosamente desfilou com a tocha dos Jogos Panamaricanos de 2007, no Rio de Janeiro (foto). Morando atualmente no bairro de Boa Viagem, Niterói, RJ, e de seu apartamento desfrutando diariamente da bela paisagem da entrada da Baía de Guanabara, emoldurada pela Fortaleza de Santa Cruz, pelo Pão de Açúcar e pela saudosa Escola Naval, o Almirante Mario Hermes irá completar 90 anos justamente durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Almirante Mario Hermes é descendente de dois grandes brasileiros: é sobrinho-bisneto do Presidente Deodoro da Fonseca (1889-1891) e sobrinho-neto do Presidente Hermes da Fonseca (1910-1914). É casado há mais de 60 anos com a senhora Alba Hermes, possui dois filhos, três netos e um bisneto.

[1]>referencias:

  1. 1.      “Olympics”.sport-reference. Retrieved 1 June 2012. 2.      Mario Jorge da Fonseca Hermes (https:// en.wikipedia.org/wiki/Mario Jorge da Fonseca Hermes). 3.      Lista dos Porta Bandeiras do Brasil nos Jogos Olimpicos (https:// pt.wikipedia.org/wiki). 4.      Mario Jorge da Fonseca Hermes – Flapedia (flapedia.com.br/Mario Jorge da Fonseca Hermes). 5.      EBC/Relembre quem já foi porta-bandeirado Brasil nas Olimpiadas (WWW.ebc.com.br/quem já foi porta-bandeira do Brasil em uma olimpíada). 6.      Mario Jorge da Fonseca Hermes – MedLibrary.org (medlibrary.org/medwiki/Mario Hermes da Fonseca Hermes). 7.      RUBIO, Kátia. “Atletas olimpicos brasileiros”. São Paulo, SESI-SP Editora, 2015. 8.      MALVEIRA, Auri. “Wlamir Marques – O Diabo Louro, Prefácio – O Ídolo diante de mim, Panda Books, 09OUT2014. 9.      MONTEIRO, Deolinda Oliveira. “A Marinha em Jogos Olimpicos”. Revista Maritima Brasileira, Rio de Janeiro, v. 128 n. 04/06 – abr./jun.2008. 10.   Portal CBB/Competições Oficiais/ 15º Jogos Olimpicos/Masculino (WWW.cbb.com.br/portal/cbb/selecoes).