Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Nacélio Andrade/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Meios Físicos para Redes[editar | editar código-fonte]

Reforçando o resumo acima do que é a camada de nível um do modelo OSI, quero entrar em detalhes sobre os meios físicos usados, os quais estão aqui destacados em três tipos: meio físicos em cobre, meio físico ópticos e meio físico sem-fio.

Cabos de cobre são usados a muito tempo para transmissão de energia e hoje é usado em quase todas as redes locais. Estão disponíveis em variados tipos levando em consideração suas características físicas, químicas e estrutural. Isso caracteriza suas vantagens e desvantagens já que uma “corrente elétrica” (fluxo ordenado de elétrons) se propaga sobre ele transportando informações, logo é imprescindível o conhecimento de eletricidade para a criação de um projeto de redes.

A fibra óptica é a mais usada para transmissões ponto a ponto a longas distancias possui alta largura de banda para “backbones” (espinha dorsal ou rede de transporte principal) é uma rede por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho das redes locais e em WANs. O meio óptico usa a luz para transmitir dados através de uma fibra fina de vidro ou plástico. Os sinais elétricos fazem com que os transmissores de fibra óptica gerem os sinais de luz que são enviados através da fibra. O receptor recebe os sinais de luz e os converte em sinais elétricos na extremidade mais distante da fibra. Contudo não existe eletricidade no cabo de fibra óptica, pois o vidro usado no cabo de fibra óptica é um isolante muito bom. A conectividade física permiti um aumento na produtividade tornando possível o compartilhamento de impressoras, servidores e software.

A tecnologia sem fio oferece uma portabilidade verdadeira ao mundo da computação. Pois não fornece transferências a alta velocidade, segurança ou confiabilidade no tempo de atividade nas redes cabeadas. Uma simples rede sem fio poderia funcionar dentro de apenas alguns minutos após as estações de trabalho serem ligadas. A conectividade à Internet é possível através de uma conexão em fios, roteador, cabo ou modem DSL e um ponto de acesso sem fio que age como um hub para os nós sem fio. Em um ambiente residencial ou pequeno escritório, estes dispositivos podem ser combinados em uma única unidade.