Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Orlando Joia/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Francesca Della Monica é uma artista, pedagoga e pesquisadora italiana, reconhecida pela singularidade de sua atuação em processos de formação e criação cênicas, especialmente quanto à musicalidade e vocalidade do ator.

A sua metodologia teórica e prática acolhe conhecimentos de diversas áreas, tais como Arqueologia, Filosofia, Fenomenologia, Literatura, Música, Artes visuais e cênicas.

Formação acadêmica[editar | editar código-fonte]

Francesca Della Monica graduou-se no no Conservatorio Luigi Cherubini (Florença - Italia) em 1987, no curso Musica da Camera per Cantanti, com a professora Liliana Poli. Em 1989, diplomou-se também em Canto, no Conservatorio Girolamo Frescobaldi (Ferrara - Italia). Paralelamente, graduou-se em Filosofia na Università degli Studi de Florença (1990) e cursou uma especialização em Arqueologia, na Università degli Studi, de Siena (Italia), diplomando-se em 1993.

Trajetória artística e pedagógica[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua prática artística como cantora lírica e professora de canto. Seu potencial vocal, absolutamente acima da média, levou-a a desenvolver uma proposta de trabalho, tanto como artista quanto como professora, que buscasse uma ampliação das técnicas próprias da pedagogia tradicional do canto lírico.

Como artista, destaca-se pela peculiaridade de sua voz, que possui não apenas riqueza tímbrica, flexibilidade e força extraordinárias, como também pelo virtuosismo técnico de realizar com maestria ações vocais muitas vezes de imensa complexidade, que envolvem passagens súbitas de uma emissão fortíssima para outra suavíssima, de um extremo agudo a um extremo grave ou de um som áspero e gutural para outro incrivelmente leve e puro. Todas essas características a tornaram uma das vozes mais apropriadas ao universo da música experimental contemporânea, tendo construído, por isso, um percurso artístico de grande relevância.

Foi parceira de músicos como John Cage (que compôs e adaptou solos para sua voz), Sylvano Bussoti, Aldo Clementi, Daniele Lombardi, entre outros; participou de diversos eventos de Música Contemporânea, na Itália e em outros 21 países. Gravou dois CDs dedicados a Cage, um dos quais, em 1992, foi gravado ao vivo em Florença, com a presença do compositor.

Em 2011, foi escolhida pelo compositor francês Pierre Boulez para gravar algumas de suas composições para voz solo, que exigem do intérprete uma condição vocal extraordinária e um absoluto virtuosismo técnico. Tem vasta experiência no estudo das notações não convencionais da música contemporânea e é uma das maiores referências mundiais nesse campo.

Della Monica é a representante oficial da Itália na instituição Giving Voice of Wales. Cabe destacar sua comunicação “Analisi della vocalità di Carmelo Bene”, entre os numerosos seminários e conferências por ela realizados sobre a problemática da vocalidade e sobre novas grafias para a voz.

Como preparadora vocal e pedagoga da voz, trabalhou com importantes artistas italianos, entre o quais: Sandro Lombardi, Franco Graziosi, Iaiá Forte, Olímpia Carslisi, Carlo Cecchi, Isabella Ferrari e Giulia Lazzarini. Mais recentemente, tornou-se a preparadora vocal de Dario Fo, sendo sua maestria por ele reconhecida em todas as suas apresentações públicas.

No universo teatral, trabalha ao lado da renomada Compagnia Lombardi-Tiezzi há mais de 25 anos. Colaborou ainda com importantes companhias teatrais, como Magazzini, Krypton, Koreja, Studio Azzurro. Foi professora de vocalidade na Scuola del Teatro Metastasio di Prato, bem como docente e coordenadora de projetos de formação artísitca na Fondazione Pontedera Teatro. Em 1999 fundou, junto com o reconhecido ator Massimo Verdastro, a Compagnia Verdastro Della Monica. A companhia tem o objetivo de unir propostas artísticas cênicas e musicais numa perspectiva dramatúrgica contemporânea, além de realizar atividades didáticas e formativas.

Desde 2005 é professora da Accademia di Belle Arti di Brera (Milão - Italia), onde é responsável pela disciplina Audiovisivi lineari. Segundo Maletta (2011), nessa disciplina Della Monica propõe o contraponto entre o discurso sonoro e o visual, por meio do estudo dos ritmos e dos tempos da Paisagem Sonora.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, sua primeira colaboração deu-se ao lado do diretor Cacá Carvalho, criando a dramaturgia sonora dos espetáculos Dom Quixote, sobre a obra de Cervantes, e O homem provisório, baseado em Guimarães Rosa – pelo qual foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, em 2006. A partir de 2010, estabeleceu uma parceria com o também artista e professor brasileiro Ernani Maletta, que desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado na Itália dedicada ao estudo de sua metodologia sobre a vocalidade e a musicalidade cênicas.

A partir de 2011, em função dessa parceria com Maletta, Della Monica vem desenvolvendo relevantes e contínuos trabalhos no Brasil, com o diretor Gabriel Villela – com quem já montou Hécuba, de Euripides, e Macbeth, de Shakespeare –, e com os grupos Galpão (Belo Horizonte) e Clowns de Shakespeare (Natal). Além disso, tem oferecido inúmeros laboratórios e oficinas sobre as suas propostas de trabalho com a voz.

Referências[editar | editar código-fonte]

INTERNATIONAL Symposium “Practising voice stage, from training to vocal performance dimension”, Paris, 16-18/11/2015. University of Paris 8; CNSAD. Disponível em: <www.pratiquesdelavoixsuscene.labex-arts-h2h.fr>.
MALETTA, Ernani. Estratégias pedagógicas polifônicas para a formação do ator. Belo Horizonte, 2011. Relatório de pesquisa (Pós-Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
MALETTA, Ernani. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento, v. 1, n. 22, p. 39-52, jul. 2014. Disponível em: <www.revistas.undesc.br>.
VIANNA, Ana Hadad. A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Dell Monica. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Federal de Minas Gerais, 20112. <http://www.academia.edu/24078128>.