Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Oscip União Planetaria/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ulisses Riedel[editar | editar código-fonte]

Presidente da Riedel, Resende & Advogados, o Dr. Ulisses Riedel define-se como um humanista e empreendedor social. Após pouco mais de dois anos trabalhando como advogado, o Dr. Ulisses já era responsável por doze sindicatos de trabalhadores no estado do Rio de Janeiro nos anos 60. Em duas reuniões convidadas pelo governo dos EUA, Ulisses encontrou-se com algumas das organizações sindicais nacionais daquele país. Através desta experiência, fundou em 1983 o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), um organismo não partidário de apoio aos interesses dos trabalhadores e funcionários públicos no Congresso Nacional, no qual participaram mais de 900 sindicatos de trabalhadores. O Dr. Ulisses Riedel assumiu o cargo de diretor técnico jurídico do DIAP, uma instituição que se tornou famosa, conhecida pelos trabalhadores e funcionários públicos, especialmente pelos apontamentos passados aos membros do parlamento pelo seu envolvimento nas reivindicações e necessidades dos trabalhadores, influenciando assim diretamente o processo de redemocratização brasileira. Através do DIAP, o Dr. Ulisses fez parte da elaboração da atual Constituição Federal Brasileira sobre os temas relacionados com os direitos sociais e dos trabalhadores, tal como descrito no relatório do projeto "Memórias da Constituinte" (Memórias da Constituinte, tradução em anexo). Uma das principais autoridades brasileiras em matéria de relações laborais, o advogado deslocou o seu foco para o desenvolvimento humano e ético, e depois fundou a organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento da humanidade "União Planetária".

Ulisses Riedel é um grande trabalhador para causas nobres e para o aumento da moralidade social. Atualmente, é totalmente dedicado à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) "União Planetária", na qual destacamos o trabalho da TV SUPREN, um canal de televisão dedicado às boas notícias. Esta organização é apartidária e ecumênica, é também local onde tem recebido numerosas autoridades, tais como Gilberto Carvalho, ex-ministro chefe do Secretariado Geral da Presidência da República, e Carlos Ayres Britto, ministro do Supremo Tribunal Federal, José Pacheco, Jean Yves Leloup, Vicente Hao Chin, Masaru Emoto, P. Krishna, Amit Goswami, e outros. Entre as causas sociais de Riedel está o vegetarianismo, o veganismo e a igualdade básica de direitos entre seres humanos e outros seres animais. Estes valores, ele foi ensinado pela sua mãe. A matriarca tinha começado uma tradição familiar seguida até aos dias de hoje, agora composta por seis gerações empenhadas em não consumir carne, e Ulisses decidiu prosseguir para o veganismo há mais de duas décadas. "Ser vegetariano é não se sentir culpado pela morte de seres. Essa é outra dimensão dos valores éticos".

Desde a fundação da União Planetária (União Planetária), o Dr. Ulisses trabalha para promover uma cultura de paz e a erradicação da pobreza. As suas ações incluem a coordenação de programas sociais de inclusão e proteção, tais como a escola agrícola Bona Espero, uma instituição com 60 anos reconhecida por educar centenas de crianças em risco social ainda quando a região era conhecida como "Corredor da Miséria" no Brasil. Atualmente, a escola agrícola está a desenvolver projetos e iniciativas de desenvolvimento ambiental, educacional e social e de comunicação positiva.

Quando o Dr. Riedel é questionado sobre as suas motivações para atividades humanas de resgate de valores e promoção da solidariedade na sua vida, ele responde "Títulos e posições são valorizados, mas fugazes. Os valores mais elevados, como solidariedade, altruísmo, amor à verdade e o ideal do verdadeiro serviço, vêm da minha infância, do meu berço. (...) Num mundo onde há tantas dificuldades, miséria, desemprego e guerras fatídicas, aqueles que têm a oportunidade de ter boas colheitas têm também o dever de as partilhar com os seus irmãos e irmãs. E um grupo de valores saudáveis para toda a sociedade pode ser resgatado pelo exemplo honroso da vida individual e do serviço natural para a humanidade. É isto que um grupo de pessoas idealistas procura na União Planetária (União Planetária), reunindo ativistas de paz no grupo Supren, estudando e concretizando ações em consonância com os Objetivos do Milénio (OSD - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) (FECOMERCIO, 2009)

História de carreira e experiência de emprego[editar | editar código-fonte]

Ulisses Riedel de Resende tem uma história de vida de muito trabalho e vitórias. O seu desenvolvimento como advogado começou na Universidade Mackenzie, em São Paulo, no ano de 1955, e terminou na Faculdade de Ciências Jurídicas, em 1959, após a sua mudança para o Rio de Janeiro. A sua escolha pelo direito do trabalho e funcionários públicos levou-o a servir os sindicatos de trabalhadores em todos os níveis judiciais. Após pouco mais de dois anos a trabalhar como advogado, nos anos 60, o Dr. Ulisses foi representante de doze sindicatos no Estado do Rio de Janeiro e mais quatro sindicatos de trabalho de São Paulo no Tribunal Superior do Trabalho.

Em 1967, o Dr. Ulisses Riedel iniciou as suas atividades como professor de Direito do Trabalho na Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. A sua carreira cresceu para novas perspectivas após a sua mudança, em 1971, para Brasília, a nova capital nacional, onde continuou a partilhar os seus conhecimentos no Centro de Ensino Unificado de Brasília. Desde então, o seu nome foi eternizado como professor honorário de várias classes de novos advogados, como a Classe Ulisses Riedel de Resende de 1977. Nesse ano, recebeu uma grande honra pela turma do Sesquicentenário da Fundação dos Cursos de Direito do Brasil.

Foi convidado pelo governo americano para estudar a organização sindical daquela nação. Ulisses Riedel esteve duas vezes nos Estados Unidos para isso e mais tarde foi também para a Europa com o mesmo objetivo. Em 1983, fundou o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), um organismo não partidário de apoio aos interesses dos trabalhadores e dos funcionários públicos no Congresso Nacional, do qual faziam parte mais de 900 sindicatos de trabalhadores. O Dr. Ulisses Riedel chefiou o cargo de diretor técnico jurídico do DIAP, uma instituição que se tornou famosa pelos trabalhadores e funcionários públicos tendo então dado notas aos membros do parlamento quanto ao seu envolvimento nas prioridades dos trabalhadores.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Marítimo, Aéreos e Fluviais, fundada em 1957, considera memorável um momento da sua história quando promoveu debates sobre a Segunda Convenção da Confederação, em 1981. "Nessa reunião, centenas de líderes sindicais e trabalhadores de todo o país apoiaram as deliberações para a criação do Departamento Inter-sindical de Assessoria Parlamentar. Um dos idealizadores da entidade, Ulisses Riedel de Resende, foi o advogado sindical da Confederação. O projeto aprovado foi um marco da instituição ou órgão, idealizado independentemente de qualquer corrente ideológica, linhas partidárias ou crença religiosa. No entanto, estavam empenhados na defesa dos trabalhadores, através dos meios de informação. A Convenção era um grito de emancipação da estrutura que o movimento sindical tinha mantido desde 1964, ao mesmo tempo que sofria com ameaças à sua liberdade política. O posicionamento para a independência política, uma das características marcantes da Confederação, e a sua força de articulação e mobilização de entidades, também foram destacados em episódios recentes".

(CONTTMAF - http://www.conttmaf.org.br/historia_en.php)

O escritório de advocacia fundado por Ulisses Riedel tem casos e vitórias memoráveis no Rio de Janeiro, desde a sua fundação, e em Brasília, desde quase o início da nova capital, Brasília. O escritório Riedel foi reconhecido pela edição especial de "Brasília Encontro - Quem é quem na Capital" para o mundo dos advogados na capital do Brasil (https://issuu.com/geordanjunio/docs/64advogados_ok), pelos seus esforços lado a lado em favor dos trabalhadores, num ponto de vista positivo. No final dos anos 90, um aumento salarial de 54% para professores públicos no Distrito da Capital foi indubitavelmente uma vitória para 11 mil trabalhadores; tal como na mesma década, o aumento de 33% dos pagamentos de sucesso para mais de 2 mil trabalhadores da NOVACAP (Empresa de Urbanização da Nova Capital). Nessa altura, estima-se que 60% de todos os processos judiciais do Tribunal Superior do Trabalho foram representados pelo escritório do Ulisses. Da mesma forma, a revista também apontou os esforços de Ulisses Riedel na promoção da Paz Mundial, da fraternidade universal e da justiça social, ideais promovidos pela Idealização de Ulisses e apoio à organização sem fins lucrativos "União Planetária" (p.68-70).

Ulisses é um grande orador, tendo dado palestras em toda a América Latina, Europa e Ásia, abordando temas que incluem filosofia, auto cultura, autoconhecimento, ética nas relações humanas e empresariais. No tribunal, trabalhou em tribunais históricos. Todas estas influências, dentro dos princípios da Sociedade Teosófica, serviram-lhe para criar a base da "União Planetária" (União Planetária), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A "União Planetária", nasceu após seis anos de reuniões e estudos sobre política e espiritualidade, que incluíram a presença de políticos. "O político tem de ser um humanista. Se o seu ponto de vista for apenas materialista, tecnicista, não será um bom político. E se o espiritualista é apenas elogiador e não ajuda aqueles que precisam de ajuda, ele não está sincronizado com os seus valores interiores", afirma Riedel.

Educação e credenciais[editar | editar código-fonte]

Presidente da Riedel, Resende & Advogados, o Dr. Ulisses Riedel define-se como um humanista e empreendedor social. Após pouco mais de dois anos a trabalhar como advogado, o Dr. Ulisses já era responsável por doze sindicatos de trabalhadores no estado do Rio de Janeiro nos anos 60. Em duas reuniões convidadas pelo governo dos EUA, Ulisses encontrou-se com algumas das organizações sindicais nacionais daquele país. Através desta experiência, fundou em 1983 o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), um organismo não partidário de apoio aos interesses dos trabalhadores e funcionários públicos no Congresso Nacional, no qual participaram mais de 900 sindicatos de trabalhadores. O Dr. Ulisses Riedel chefiou o cargo de diretor técnico jurídico do DIAP, uma instituição que se tornou famosa, conhecida pelos trabalhadores e funcionários públicos, especialmente porque as notas que atribuiu aos membros do parlamento pelo seu envolvimento nas prioridades dos trabalhadores.

A sua experiência levou-o a apresentar centenas de conferências e palestras, tanto em congressos de trabalhadores como em congressos de advogados, procuradores e magistrados, representou o movimento operário numa comissão criada pelo governo Figueiredo para o projeto do Código do Processo do Trabalho. O Dr. Ulisses foi membro do Conselho Nacional do Trabalho e participou no Fórum Nacional do Contrato Coletivo, implementado durante o governo do Presidente Itamar Franco, sendo assim um membro associado da Câmara de Comércio Americana. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil durante nove anos.

Depois de se ter tornado uma das mais importantes autoridades brasileiras em matéria de relações laborais, o Dr. Ulisses Riedel fundou a organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento da humanidade "União Planetária".  "Os títulos e posições são valorizados, mas fugazes. Os valores mais elevados, como solidariedade, altruísmo, amor à verdade e o ideal do verdadeiro serviço vêm da minha infância, do meu berço", afirma ele.

Hoje em dia, o Dr. Ulisses Riedel está totalmente dedicado a projetos de desenvolvimento sustentável e pacifismo à frente da União Planetária (União Planetária). Segundo o Dr. Riedel, só a adopção de práticas socioambientais responsáveis, de acordo com as confederações trabalhistas e patronais, poderá promover as mudanças culturais propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Não é suficiente depender da ação governamental. A sociedade brasileira, dentro dos seus vários segmentos, tem a tradição da solidariedade. É o que se vê nas enormes tragédias, inundações, secas prolongadas. Não há razão para duvidar do sucesso de iniciativas como esta".

(http://www.fecomerciodf.com.br/images/flippingbook/Revista%20fecomercio/2009/ago2009.pdf)

Prémios, reconhecimentos, grandes publicações[editar | editar código-fonte]

Ulisses Riedel recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília em 2002, o Diploma de Comandante da Ordem do Mérito Judicial do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho, a Ordem de Mérito do Congresso Nacional, o Prémio de Imprensa Helder Chamber - concedido pela Conferência Episcopal do Brasil (CNBB) - e ocupou brevemente o cargo de Senador da República em 2003. O seu nome assina várias publicações sobre questões jurídicas e o seu conhecimento leva-o, sem dúvida, entre as maiores autoridades em relações laborais no Brasil.

Em 2017, Ulisses foi também reconhecido pela sua contribuição significativa para o desenvolvimento das relações entre o Cazaquistão e o Brasil a medalha comemorativa "25 anos do Serviço Diplomático da República do Cazaquistão", de acordo com a ordem do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Cazaquistão, Sr. Kairat Abdrakhmanov.

"Tenho a honra, Dr. Riedel, de lhe apresentar esta medalha para enfatizar a sua extraordinária personalidade, com o objetivo de trazer paz e prosperidade a toda a humanidade, e o seu inesgotável empenho em aproximar o Cazaquistão e o Brasil um do outro. Desejo expressar a minha sincera gratidão pelo vosso apoio às iniciativas de política interna e externa do nosso Presidente Nursultan Nazarbayev e apreciamos muito toda a vossa opinião sobre o Cazaquistão, a sua política e o seu povo".

(https://brasiliainfoco.com/confira-o-discurso-do-embaixador-do-kazaquistao-na-integra-25-years-of-the-diplomatic-service-of-the-republic-of-kazakhstan/)

Em 2018, Ulisses falou na sessão do painel, "Manifesto 'O Mundo. O século XXI" como conceito de segurança global" que foi moderado pelo Secretário-Geral da Conferência Mundial das Religiões para a Paz William Vendley sobre o Sexto Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais em Astana. Nessa oportunidade, Ulisses Riedel, em nome da União Planetária, partilhou o painel com importantes pacifistas e líderes mundiais, como o deputado do Senado holandês Ruard Ganzevoort, o presidente da Comissão para a Preservação do Património da América no Estrangeiro Paul Packer, a vice-presidente da Associação de Budistas Chun Yi, a presidente do Conselho de Ideologia Islâmica do Paquistão Qibla Ayaz, O vice-presidente mundial da rede budista Hirotsugu Terasaki, a presidente executiva do Conselho para Religiosos e Comunidades de Posição de Vida Ingrid Rosendor Joys, o director do Centro Akshardham de Investigação Aplicada em Harmonia Social Jyotindra Mukundrai Dave, e a Igreja Ortodoxa do Cazaquistão, o bispo clérigo sénior Gennady de Kaskelen. O painel abordou a segurança como uma tarefa global, as principais tendências políticas e religiosas, o papel do Presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev mencionado no título do painel na promoção da estabilidade, a sua liderança no desarmamento e não-proliferação nuclear e o papel dos líderes religiosos no fim da guerra (https://astanatimes.com/2018/10/in-astana-world-religious-leaders-say-religion-must-be-a-beacon-in-complex-global-security-context/). O Congresso reuniu mais de 80 delegações de 46 países, incluindo políticos e personalidades religiosas, para uma clemência para o fim da violência e do terrorismo em nome do Bem. Riedel foi o único convidado da América Latina. E, em 2019, foi convidado para uma visita de intercâmbio de conhecimentos com Papa Francisco, que resultou na inspiração para a criação do seu primeiro livro infantil: Doce Rebelde (Doce Rebelde).

A história de vida da União Planetária (União Planetária) é quase tão extensa como o currículo do seu fundador. Nos últimos 20 anos, a organização tem trabalhado para a defesa e promoção dos objetivos das Nações Unidas, nomeadamente a fraternidade universal, a paz mundial e a justiça social. Por outras palavras, a União Planetária (União Planetária) trabalha para a erradicação da miséria e de todos os males sociais. Desde 2010, a organização está registada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Nas suas premissas, a União Planetária é acreditada pelas Nações Unidas (ONU) para a promoção dos Objetivos do Milénio na América Latina, especialmente para o Brasil e Brasília; acreditada pelo Ministério da Cultura como ponto de cultura e pelo Ministério do Ambiente como Sala Verde, para a promoção e difusão da educação ambiental; acreditada pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos como centro de referência para a defesa e promoção dos direitos humanos e para a diversidade religiosa. A organização é membro do comitê diretivo do Congresso do Povo em Paris.  Além disso, a União Planetária é parceira e tem acordos com vários organismos governamentais desde zonas de ação local a nacional, e também tem contratos de cooperação com sociedades civis, desde a Academia de Letras de Brasília à Sociedade Teosófica do Brasil, Conferência Episcopal do Brasil, Fundação Cidade da Paz, mosteiros e templos. Além disso, a organização produz e transmite, através do canal de televisão Supren, 24 horas por dia de uma programação enriquecedora para todo o Brasil.

Livros publicados:[editar | editar código-fonte]

- O Doce Rebelde - A história de cada um de nós - em Português (Doce Rebelde - História de cada um de nós - Português)

- Dulce Rebelde - La história de cada uno de nosotros - em Espanhol (Doce Rebelde - História de cada um de nós - Espanhol)

- Ecologia Espiritual - Genealogia da Alma - em português (Ecologia Espiritual - Genealogia da Alma - Português)

- Spiritual Ecology - Soul Genealogy – English  (Ecologia Espiritual - Genealogia da Alma)

- A Causa da Miséria e sua Superação - em português

Fontes:[editar | editar código-fonte]

http://www.semacip.ufscar.br/wp-content/uploads/2014/12/As-organiza%C3%A7%C3%B5es-sindicais-dos-trabalhadores-e-o-processo-constituinte-1987-88-um-estudo-sobre-a-atua%C3%A7%C3%A3o-do-DIAP.pdf

https://www.scielo.br/j/eh/a/XWkSf4ZVtjTh6pLrRJygw6s/?lang=pt

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao-cidada/o-processo-constituinte/comissoes-e-subcomissoes/comissao7/subcomissao7a

http://uniaoplanetaria.org.br/2018/06/28/entrevista-exclusiva-com-ulisses-riedel/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_Intersindical_de_Assessoria_Parlamentar

https://issuu.com/geordanjunio/docs/64advogados_ok

http://www.fecomerciodf.com.br/images/flippingbook/Revista%20fecomercio/2009/ago2009.pdf

https://astanatimes.com/2018/10/in-astana-world-religious-leaders-say-religion-must-be-a-beacon-in-complex-global-security-context/

http://www.conttmaf.org.br/historia_en.php