Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Osoriosp/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Eclipse na Argentina[editar | editar código-fonte]

O local onde o eclipse terá a maior duração (2 minutos e 10 segundos) fica na Argentina, na região central do deserto da Patagônia.

Será visto de maneira total em uma faixa que percorre, de oeste para leste, a zona central das províncias de Neuquén e Rio Negro: nas localidades cordilheiranas de Aluminé e Junín de los Andes; no centro da província de Neuquén em Las Coloradas e Piedra del Áquila; na linha sul da província de Río Negro em El Cuy, Sierra Colorada e Valcheta; e na costa atlântica de Río Negro em San Antonio, Las Grutas e El Cóndor.

Também poderá ser visto de maneira parcial em todo o território argentino, com maior porcentagem de cobertura do Sol nas zonas mais próximas da faixa de totalidade. Terá porcentagens de cobertura de 40% em Salta, 48% em Tucumán, 65% em Córdoba, 75% em Buenos Aires, 87% em Mar del Plata, 92% em Bahía Blanca e 97% em Neuquén. Em Viedma a porcentagem de cobertura chegará a 100% durante alguns segundos. Ao sul da zona de eclipse total também se verá de maneira parcial. Terá uma porcentagem de cobertura de 96% em Bariloche, 95% em Puerto Madryn, 82% em Comodoro Rivadavia, 60% em Río Gallegos e 50% em Ushuaia.

Links externos:

Mapa interativo dos observatórios no Chile: https://www.eclipsesolar2019.cl/eclipse/mapa-del-eclipse-2020/

Mapa interativo de Xavier Jubier: https://www.eclipsesolar2019.cl/eclipse/mapa-del-eclipse-2020/