Usuário(a):Patixatelo24666/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

__LEAD_SECTION__[editar | editar código-fonte]

Cã Ibrahim Khalil
Dados pessoais
Nascimento 1732
Canato de Carabaque
Morte 1806
Shusha, Azerbaijão, Império Russo.
Nacionalidade Azeri
Progenitores Pai: Panah Ali Khan

Ibrahim Khalil Khan ( em azeri: İbrahim Xəlil xan ), Ibrahim Khan (1732-1806) - Khan do Canato de Karabakh (1759 (1763) - 1806).

Durante o reinado de Ibrahim Khan, o Canato de Karabakh tornou-se um dos mais poderosos canatos do Azerbaijão . Às vezes, Ibrahim Khan teve uma forte influência sobre os governantes dos canatos vizinhos - Karadag, Ardabil, Nakhchevan e Ganja [1] . Laços familiares foram estabelecidos com Omar Khan, o governante avar, cuja irmã, Bakhtika (Bike-aga), Ibrahim Khan tomou como esposa .

No final da década de 1770, o Canato de Karabakh entrou em contato com o Canato de Kuban, cujo governante Fatali Khan de Kuba expandiu seu território anexando possessões vizinhas. Fatali Khan primeiro tentou colocar Karabakh pacificamente em uma posição de dependência e, em 1780, lançou uma campanha em Karabakh, mas seu aliado, o rei georgiano Irakli II, veio em auxílio de Ibrahim Khan. Durante a batalha, as tropas do Daguestão aliadas a Fatali Khan o abandonaram e, assim, enfraqueceram suas forças. A segunda campanha do Khan cubano em agosto do mesmo ano terminou sem sucesso. Somente no início de 1781 Fatali Khan conseguiu se aprofundar nas terras de Karabakh e expulsar de lá vários camponeses. E embora os confrontos militares entre os canatos continuassem, Fatali Khan não conseguiu tornar o Karabakh Khanate dependente [2] .

Em 1783-1784 Ibrahim Khan conduziu negociações secretas sobre a aceitação do Karabakh Khanate na cidadania russa. Em 1795 e 1797 resistiu às invasões das tropas iranianas de Agha Mohammed Khan (a partir de 1796 - Shah), o fundador da dinastia Qajar no Irã, que submeteu Karabakh à derrota e à devastação. Em 1797-99. sob a ameaça de absorção pelo Irão, voltou-se novamente para a Rússia com um pedido de protecção. Em 1805, o Tratado de Kurekchay foi assinado sobre a transferência do Karabakh Khanate para o domínio russo .

Ibrahim Khan, que continuou a política de seu pai, Panah Ali Khan, em relação aos rebeldes meliks armênios, com suas ações causou um êxodo em massa da população armênia de Nagorno-Karabakh no final do século XVIII . A fuga dos arménios também foi facilitada pelas incursões devastadoras das tropas iranianas.

Ao mesmo tempo, ocorreu uma nova colonização de Nagorno-Karabakh pelos turcos .

  1. Левиатов В. Н. Примечания к изданию: Мирза Адигезаль-бек. Карабаг-наме. АН АзССР. 1950
  2. Левиатов В. Н. Очерки из истории Азербайджана в XVIII веке, изд-во АН Азерб. ССР, Баку, 1948