Usuário(a):Patrulhaaereacivil/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Patrulha Aérea Civil[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Patrulha Aérea Civil (PAC) - Força Auxiliar de Resgate

Fundada no Brasil, em 16 de Abril de 1959 na capital federal do país então Estado da Guanabara (Rio de Janeiro), como Força Auxiliar da Força Aérea Brasileira para atender a demanda da época em Busca, Resgate e Salvamento - SAR (Search and Rescue). Atuou como órgão oficial auxiliar até o ano de 1964, quando foi criado o Para-Sar. Desde então a Patrulha Aérea Civil atua de forma independente. Porém antes de 1959, por volta de 1950 a Patrulha Aérea Civil já se fazia presente no Brasil, diretamente à Força Aérea Brasileira, com isso, já existia a parceria e o intercâmbio junto à Força Aérea dos Estados Unidos - USAF e com a Civil Air Patrol - CAP (1941). Assim nasceu o projeto para trazer a Patrulha Aérea Civil para o Brasil. A vinda da Patrulha Aérea Civil foi autorizada pelo Ministro da Aeronáutica Major Brigadeiro do Ar Francisco de Assis Correia de Melo. Tendo como fundadores o Major Brigadeiro do Ar Alfredo Gonçalves Corrêa e Coronel R1 Av. Antonio da Costa Faria.

1950 - 1954[editar | editar código-fonte]

Nesta época a Patrulha Aérea Civil ainda era chamada de Civil Air Patrol no Brasil, muitos assuntos eram realizados na DAC - Diretoria da Aviação Civil, onde tinha como diretor o então fundador e comandante Coronel R1 Av. Antonio da Costa Faria. Nesta época era muito presente a vinda dos Brigadeiros Generais da Civil Air Patrol dos Estados Unidos e intercâmbios eram frequentes. Patrulheiros e Militares da FAB iam para os Estados Unidos em intercâmbio. Muitas competições aéreas eram realizadas entre eles. Além de diversos cursos de formação. Na foto abaixo: Major General Lucas Victgor Bean, Brigadeiro General E. W. Moore, Brigadeiro Henrique Fontenelle, Colonel H. K Coffey Vanavadel, General Robert Webster e General Reubem C. Hood Jr, Tenente Antonio da Costa Faria.

Intercâmbio de Cadetes da Civil Air Patrol e Cadetes da Patrulha Aérea Civil

Intercâmbio de Pilotos da Patrulha Aérea Civil com a Civil Air Patrol - Foto no gabinete do Diretor da DAC - Diretoria da Aviação Civil - Brigadeiro Henrique Fontenelle.


1955 - 1959[editar | editar código-fonte]

Em estudos a criação da Patrulha Aérea Civil no Brasil.

Cadetes da Patrulha Aérea Civil em Visita aos Estados Unidos (Civil Air Patrol)

Inicia-se a Conferência Internacional sobre o Intercâmbio de cadetes da Patrulha Aérea Civil