Usuário(a):Paulo herique moreira franca/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mesmo que você não saiba o nome, com certeza já precisou digitar as “letrinhas que aparecem” para que você confirme alguma coisa enquanto navega na internet. Pode ser o envio de um formulário, o download de algum arquivo, um cadastro ou até mesmo uma simples pesquisa no Google basta para que você seja notificado com a seguinte frase “tráfego incomum na sua rede de computadores”. O nome disso é o famoso Captcha, mas, afinal, o que é Captcha? Conheça um pouco mais sobre o código de verificação captcha e saiba como evitá-lo.

O que é Captcha? A prova de que você é humano[editar | editar código-fonte]

Em uma breve introdução, tudo começou quando Alan Turing desenvolveu um teste para a capacidade de uma máquina realizar comportamento humano. Para ilustrar, segue um exemplo: perante a um julgamento humano, por exemplo, há três participantes, quem irá julgar e outros dois que darão respostas ao juiz. Já que o processo é feito pelo computador, para que o julgador possa se basear somente nas respostas em textos dos participantes, cabe a ele identificar qual dos dois participantes é uma máquina, caso o juiz não possa distinguir quem é humano e quem é máquina, então a máquina foi aprovada no teste. Na imagem abaixo, o participante C tem a missão de identificar qual outro participante é uma máquina, A ou B.

Este é o teste de Turing original, diferente do captcha, que é considerado umteste de Turing ao contrário, pois caberá ao computador dizer que a resposta vem de um ser humano, este é o famoso captcha.

Portanto, o código Captcha nada mais é do que um teste imposto para que o usuário identifique letras destorcidas que aparecem em um campo, essa é a forma do computador comprovar que você é realmente um humano, uma vez que máquinas ou softwares mal intencionados não são capazes de responder a questão.

O Captcha e suas curiosidades[editar | editar código-fonte]

O Captcha foi adquirido pelo Google em 2009. Na verdade, o Google adquiriu e faz a utilização do reCAPTCHA, sistema desenvolvidos por amigos na  Universidade Carnegie Mellon que é baseado no código Captcha. A diferença está na resolução de resultados, que conforme a proposta inicial do reCAPTCHA e mantida pelo Google até hoje, é a utilização das palavras resolvidas pelos usuários para digitalizar livros, ou seja, a cada palavra digitada corretamente pelo usuário o Google utiliza esta palavra para digitalizar livros, artigos e qualquer tipo de texto. Além de proteger sites inscritos contra spam e os “robôs” mal intencionados, o reCAPTCHA conta com a colaboração de massa para seus projetos de digitalização, mesmo que os usuários não saibam.

O código Captcha é feito quase sempre por uma imagem com duas palavras, aí é que entra outra curiosidade que pouca gente sabe; se você digitar apenas uma palavra corretamente já conseguirá ter acesso ao que deseja, a outra palavra serve apenas para reforçar os mecanismos de segurança do Capcthapara colaboração com a digitalização de palavras.

Ao realizar uma pesquisa no Google muitas vezes você pode ser notificado com a mensagem “Nossos sistemas detectaram tráfego incomum na sua rede de computadores.” Isso é feito como forma de prevenção do Google contrapesquisas feitas automaticamente, por exemplo, algum programa, serviço ou softwares que enviam pesquisas ao Google. Para que o Google não receba pesquisas desses tipos de serviços, então, é necessário resolver o código captcha. Uma boa dica para minimizar esse tipo de acontecimento é preencher um formulário do Google inserindo seu IP, que pode ser encontrado aqui. Desta forma, você provavelmente verá com menos frequência a incômoda frase de tráfego incomum.

Este CAPTCHA distorce a mensagem para evitar a interpretação automática por computadores. Entretanto, programas foram desenvolvidos para ler este tipo de CAPTCHA

Essa é a história do Captcha, de um simples método de verificação humana a uma ferramenta de colaboração em massa. Você já sabia o que é captcha? Conte pra gente o que acha sobre o assunto, escreva em nossos comentários.