Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Pcfur/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A FEIRA DA BARGANHA DE SOROCABA[editar | editar código-fonte]

Importância da feira[editar | editar código-fonte]

A feira da barganha de Sorocaba é de grande importância para a região de Sorocaba, pois é histórica e tradicional. Ela teve inicio em 1978 e até nossos dias tem resistido ao tempo e se consolidado como um espaço de trocas, vendas, entretenimento, convivência e cultura da população regional.

localização da feira[editar | editar código-fonte]

Ocorre todos domingo de manhã no Horto municipal de Sorocaba, interior de São Paulo.

histórico da feira[editar | editar código-fonte]

Passou por diversos locais na cidade antes de se fixar no atual endereço (Horto florestal).Praça Frei de Baraúna conhecido Fórum Velho em 1978 foi o primeiro, depois passou diversos locais, alguns duraram só um dia, foram 18 locais diferentes, entre eles vale mencionar: Praça da Concha Acústica, Praça do Canhão, estacionamento ao lado da rodoviária, marginal Pinheiros e por fim o Horto Florestal. No início a exposição das mercadorias era feita no chão, em cima de lonas plásticas ou panos, e o que ocorria era realmente a troca ou barganha.

A feira hoje[editar | editar código-fonte]

Tradicional, exótica, divertida, intrigante, folclórica, resiliente, múltipla e única ao mesmo tempo. Essas possivelmente sejam definições (ou adjetivos?) para a Feira da Barganha de Sorocaba, que há mais de 40 anos mantém um elo de ligação com os sorocabanos e visitantes que gostam de fazer "rolos" com objetos e mercadorias, numa mistura de negócios e lazer que parece encantar quem frequenta aquele espaço da Alameda do Horto, no bairro Caguaçu, na zona norte da cidade.(Shikama, jornal cruzeiro do sul). Hoje é administrada pela Associação dos Barganheiros de Sorocaba(ABS), formada por 239 associados, aos quais é fornecido barracas montadas e numeradas, a ABS ainda organiza a entrada dos não associados, chamados de barganheiros livres, estes pagam R$10,00 como taxa por domingo,, para poderem expor seus produtos num pequeno espaço, essa taxa é revertida a ABS. Na feira encontramos panelas, louças, ferramentas, roupas, eletrônicos,eletrodomésticos, utilidades para o lar, instrumentos musicais,mais uma infinidade de produtos que até o barganheiro algumas vezes não sabe para que serve ou o que é, enfim tudo o que as pessoas desejam se desfazer, seja porque não precisam mais e esta ocupando espaço em casa ou deseja transformar em dinheiro, o local proporciona o encontro de vendedores e compradores. Ela hoje não é um local apenas para trocas e vendas, muito mais que isto, nesta feira encontramos artistas populares, apresentando as mais diferentes artes: capoeira, músicos sertanejos, trovadores, sanfoneiros, poetas, mágicos e outros expondo seus trabalho e talentos ao grande público de cerca de 5000 pessoas que passa pelo local toda manhã de domingo. Local de passeio com a família, conversa com os amigos e de fazer amigos, ambiente descontraído que atrai o visitante pela simplicidade e curiosidade das pessoas e objetos ali presentes. A feira também é um ótimo lugar para achar raridades , antiguidades, objetos que dificilmente se encontraria no comércio de rua, por isso é frequentado por colecionadores, há ainda as pechinchas, objetos comprados com ótimos preço. Lugar de gastronomia, para se comer um lanche de pernil, tomar um sorvete e muito mais, enfim a feira se transformou-se numa tradição de Sorocaba.

Fotos[editar | editar código-fonte]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Barganha = troca, permuta, trapaça

Referências[editar | editar código-fonte]

Jornal Cruzeiro do Sul