Usuário(a):Pereira Araújo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Baratas mais comuns em São Paulo/Brasil.[editar | editar código-fonte]

Muitas pessoas tem problemas sérios relacionados com infestações de baratas e outras pragas, infecções graves ou diarreias, entre outras enfermidades.

As espécies mais comuns em São Paulo são: Periplaneta americana e Blatella germanica.

É importante estar atendo a presença de baratas, pois poderá indicar que o local, objeto e alimentos, estão contaminados e devem ser tratados afim de não gerar maiores danos as pessoas ou animais.

Para iniciar um tratamento contra baratas, é importante a identificação da espécie. A correta identificação da espécie direciona sobre quais pontos críticos de controle devem ter maior atenção na aplicação de produtos inseticidas. Além de uma boa aplicação de produto nos pontos críticos, a estrutura predial do local deverá ter ações de melhorias.

A espécie Periplaneta americana é conhecida como barata-de-esgoto, e está diretamente relacionada com bueiros, grelas e ralos.

[1]É espécie sinantrópica, ou seja, vive em habitações humanas e suas instalações, utilizando restos de alimentos para sua própria alimentação, e as construções e entulhos como abrigo. É habitante usual de instalações sanitárias, como redes de esgotamento sanitário domiciliares e públicas (galerias de esgotos), de córregos canalizados e de espaços subjacentes a pisos.


A espécie Blatella germanica é comumente chamada de barata-de-cozinha, e está relacionada com ambientes como cozinhas, armários, batente de portas, caixas de papelão, tomadas ou conduítes. [2]A Blatella germanica normalmente ocupa construções humanas, mas seu habitat é particularmente associado a restaurantes, locais de processamento de alimentos e hotéis. Em climas frios, pode ser encontrada em domicílios com aquecedores pois não sobrevive a baixas temperaturas.

  1. «Barata-americana». Wikipédia, a enciclopédia livre. 8 de março de 2021. Consultado em 22 de março de 2021 
  2. «Baratinha». Wikipédia, a enciclopédia livre. 4 de julho de 2019. Consultado em 22 de março de 2021