Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Press Comunicação/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cicero Ferreira - Um apóstolo da Medicina


A data era 17 de agosto de 1894. Cicero Ferreira, mineiro de Bom Sucesso, na época, distrito de Oliveira, na Província de Minas Gerais, formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chegava a Cidade de Minas, que estava sendo erguida no Curral del-Rey para ser a futura capital do Estado. Com o rápido crescimento da população da nova capital de Minas Gerais, a cidade estava se tornando insalubre e crescia o receio de epidemia. Foi quando Cicero Ferreira deixou o posto na Comissão Construtora da Nova Capital para ser promovido o médico da cidade, nomeado pelo engenheiro Aarão Reis. Começa, então, a trajetória do Doutor Cicero Ferreira, primeiro médico de Belo Horizonte, chefe da Seção de Higiene da Prefeitura e, 17 anos depois, fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

A vida e a história de Cicero Ferreira podem ser conferidas na obra “Cicero Ferreira - Um apóstolo da Medicina”, lançada em agosto de 2018, em Belo Horizonte. De autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, a obra é resultado de dois anos e meio de pesquisas e é composta por três volumes ricamente ilustrados e acoplados em uma caixa porta-livro.

Uma das várias importantes realizações de Cicero Ferreira foi transformar em realidade o sonho dos Inconfidentes com a fundação de uma Faculdade de Medicina em Mi-nas Gerais. Como constata o autor Mario Lara, tal tarefa não foi nada fácil de ser executada, em virtude da intensa e violenta campanha movida pelos jornais do Rio de Janeiro contra o projeto.

A biografia traz ainda detalhes sobre a cidade de Belo Horizonte, recém-criada, e descreve o impacto que a morte de Cícero Ferreira, aos 59 anos, ocorrida em 14 de agosto de 1920, causou em toda a sociedade belo-horizontina. Por fim, conta também a trajetória dos dois filhos médicos formados na faculdade por ele criada e a história de Carlos Eduardo Ferreira, hoje, com 82 anos, um dos netos que representa o empreendedorismo do avô Cicero Ferreira, como líder do setor hospitalar.