Saltar para o conteúdo

Usuário(a):REGIÃO GUANABARA/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A região Guanabara está localizada no extremo norte da cidade de Goiânia, Goiás. Sendo composta por; 14 bairros, 02 vilas e 04 condomínios horizontais. São eles: Jardim Guanabara 1, 2, 3 e 4, Residencial Guanabara, Residencial Felicidade, Setor Asa Branca, Jardim dos Eucaliptos, Setor Residencial Vale da Serra, Residencial João Paulo 2, Residencial Vale dos Sonhos 1 e 2, Residencial Elizene Santana, Residencial Bela Goiânia, Vila Santa Cruz e Vila Militar, Condomínio Aldeia do Vale, Condomínio Monte Verde, Condomínio Parque Ipê e Condomínio Parque Aroeira. Nessa região residem mais de 70 mil pessoas. (Segundo dados do censo do IBGE realizado em 2010).

O Jardim Guanabara é um dos bairros mais antigo da região, regularizado pela prefeitura de Goiânia em fevereiro de 1953. Subdividido em quatro partes, é o bairro mais populoso da região norte da metrópole.

Vale dos Sonhos é o segundo bairro mais populoso da região, localizado às margens da BR-060/153, é subdividido em três etapas, sendo que outras foram proibidas de serem loteadas por irregularidades ambientais, mais precisamente da Fazenda Retiro. A 1ª Etapa foi lançada em Dezembro de 1998, a 2ª Etapa em Dezembro de 1999 e a 3ª Etapa Dezembro de 2004, esta por sua vez se tornou o Residencial Vale dos Sonhos II.

O residencial Vale dos Sonhos, fundado no final da década de 90, era anteriormente um sítio de nome homônimo. O bairro cresceu em contraste ao luxuosíssimo Aldeia do Vale, localizado em frente à entrada do Vale dos Sonhos, ao outro lado da rodovia federal BR-153 , denunciando a desigualdade social existente na capital.

Aldeia do Vale é um condomínio horizontal nobre, às margens da BR-060/153. Fundado em 1997, é um dos mais luxuosos de Goiânia. Dentro do local, há vários tipos de comércio, áreas esportivas e verdes. Entretanto, é altamente notável a desigualdade social existente na região, sendo que o Aldeia do Vale se localiza paralelamente ao Vale dos Sonhos, um bairro de classe média baixa.

A região Guanabara é predominante residencial, mas ocorreu uma grande expansão do comércio local para atender as demandas específicas da população do bairro. No bairro há a presença de algumas instalações públicas ligadas à área de segurança e de saúde.

Grandes empresas se instalaram recentemente na região do Jardim Guanabara, como o depósito do Supermercado Bretas, o depósito das lojas Novo Mundo e Fujioka, depósito da Tramontina, depósito da Mesa Brasil, o laboratório Cifarma. A região conta também com uma agência do Banco Santander, Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Outro grande fator que contribuiu para desenvolver bastante a região foi à construção da Barragem do João Leite, criada para abastecer Goiânia e a região metropolitana, Aeroporto Internacional Santa Genoveva (Goiânia) e as Centrais de Abastecimento de Goiás S.A (CEASA-GO) criada em 1970, destinadas a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões são compradas através da Ceasa.

O Jd. Guanabara possui o maior complexo de indústrias moveleiras da capital, onde encontra-se desde móveis rústicos aos mais sofisticados. Além de possuir fornecedores de diversos tipos de madeiras. Também possui casas de culturas as quais oferecem atividades como música, dança e arte urbana além de proporcionar atividades terapêuticas à pessoas de meia idade. Também possui um complexo de Delegacias (DECAR - Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas e 10º Delegacia de Policia Civil), Batalhões do Exercito Brasileiro (1º Batalhão de Ações de Comandos, 1º Batalhão de Forças Especiais, 6º Pelotão de Polícia do Exército, 1º Batalhão de Operações Psicológicas, Comando de Operações Especiais, Batalhão de Apoio as Operações Especiais). A região conta com 03 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 01 Cais que está fechado para reforma desde fevereiro 2020 para ser transformado em UPA. Na região existem 07 Escolas Municipais (Ensino Fundamental), 04 CMEI’s, 02 Colégios Estaduais (Sendo um Militar), 04 Campos de Várzea (Sendo um desse campo com estrutura de grama cujo acesso a população é limitado).

A desigualdade social e a ausência de politicas públicas faz com que a região esteja entre as mais violentas da capital em números absolutos em diversos anos, segundo dados dos órgãos competentes, veículos de imprensa e estudos de casos.

Atualmente a região é representada pela a A.M.R.G – Associação de Moradores Pró-Melhoramento da Região Guanabara, que nasceu por uma mobilização popular visando buscar melhorias na qualidade de vida e intermediar o acesso às políticas públicas de saúde, de educação, de mobilidade urbana, de esporte, de cultura, de segurança, de assistência social, de infraestrutura da comunidade. A vontade de transformar vidas e promover a cidadania está em nosso DNA.

Mapa