Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Rafinharamalho/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Sítio Morrinhos ou Chácara de São Bento é um conjunto arquitetônico, que é constituído pela casa principal construída durante o século XVIII, e algumas construções anexas construídas entre os séculos XIX e XX, e integra o acervo de Casas Históricas, sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico, de São Paulo. Se localiza na Rua Santo Anselmo, no Jardim São Bento.

O Sítio também abriga o Museu e Centro de Arqueologia de São Paulo. Coordenado por Paula Nishida, o local é dedicado as escavações e pesquisas científicas do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da capital. O acervo do museu apresenta cerca de 1 milhão de peças.

Todo o local está instituido no centro de uma grande área verde, que é formada por diversas árvores.

Histórico Séculos XVIII-XIX: Residência; 1902: Levada a leilão, comprada pela Associação Pedagógica Paulista, representante do Mosteiro de São Bento, sendo utilizada como local de descanso do clero; 1948: Tombamento como patrimônio histórico; 1952: Loteamento da região (Jardim São Bento), doação à prefeitura paulistana; 1984: Reformas na estrutura (consolidação e reforço) 2000-2002: Restauração e conservação de seu conjunto (acervo e rejuvenecimento) Atualmente é uma das doze casas que integram o Museu da Cidade de São Paulo.

Estrutura No local, há um auditório, com equipamentos de áudio e imagem preparados para realização de palestras.

Também possuí área de atividades e uma biblioteca especializada em arqueologia, onde é possível fazer consultas e fotografar registros do seu interesse pessoal pela história arqueológica.

A estrutura do local eleva ao período em que os bandeirantes exploravam partes da cidade em busca de riquezas e se instalavam nas localidades próximas. Composto pela casa sede, construída no início do século XVIII, e por diversas construções anexas datadas da segunda metade do século XIX e outras do início do século XX, todo o conjunto está inserto no centro de uma extensa área verde. A porção mais antiga do conjunto é a chamada casa sede. [1]

Objetivo O principal objetivo desta exposição é a divulgação das descobertas arqueológicas realizadas no município de São Paulo. Essas pesquisas se remetem à ancestralidade da ocupação humana nos campos de Piratininga e revela algumas informações inéditas acerca das populações que viveram no sítio.

Curiosidades sobre a construção As construções paulistas deste período são caracterizadas pela Taipa de Pilão e no Sítio Morrinhos a taipa foi usada para a construção da casa principal. A casa principal possui traços da arquitetura bandeirista, e a estrutura da casa apresenta no andar térreo cinco cômodos e um alpendre, e no segundo andar existe apenas um pequeno quarto para dormir (camarinha). E as construções anexas que serviam como senzalas antigamente, são construídas de alvenaria de tijolos.

Visitação Rua Santo Anselmo, 102 bairro Casa Verde (próximo ao bairro de Santana)

Jardim São Bento

São Paulo, SP  Brasil

Telefone: (11) 2236-6121

É gratuita, de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 horas. Ver também Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) Centro de Arqueologia de São Paulo Museu da Cidade de São Paulo Solar da Marquesa de Santos Beco do Pinto Casa nº1 - Casa da Imagem Chácara Lane Casa Modernista (Rua Santa Cruz) Monumento à Independência Casa do Grito Casa do Tatuapé Casa do Bandeirante Casa do Sertanista Capela do Morumbi Referências Ramalho, Nelson A. «Museu da Cidade de São Paulo». www.museudacidade.sp.gov.br. Consultado em 27 de abril de 2017 «Sítio Morrinhos». www.cidadedesaopaulo.com. Consultado em 25 de abril de 2017 «Sítio Morrinhos | Da Redação | VEJA SÃO PAULO». 11 de abril de 2014 «Passeio por patrimônios históricos de SP faz culto à memória». Portal Ipom.com. 20 Abr 2009. Consultado em 23 de julho de 2009 «Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional». IPHAN. Consultado em 23 de julho de 2009 «Sítio Morrinhos, lembranças dos Bandeirantes». Prefeitura de São Paulo. 20 Abr 2009. Consultado em 1 de agosto de 2009 «Sítio Morrinhos». www.cidadedesaopaulo.com. Consultado em 29 de abril de 2017 Ramalho, Nelson A. «Museu da Cidade de São Paulo». www.museudacidade.sp.gov.br. Consultado em 27 de abril de 2017 Ligações externas Sítio Morrinhos

  1. «Sítio Morrinhos». www.cidadedesaopaulo.com. Consultado em 30 de maio de 2017