Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Recordar Fazbem/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

BIRA DELGADO

O cantor e compositor Bira Delgado (José Ubireval Delgado) - nascido em 27 de outubro de 1955 no Município de Tupanatinga, Sertão do Moxotó, Estado de Pernambuco. É o décimo nono filho de Afonso de Sá Delgado e Sebastiana Gomes de Souza. O Artista cantor e compositor mora no Estado da Paraíba, na cidade de João Pessoa há 45 anos, tendo recebido em 2005 o título de Cidadão Paraibano, conferido pela Assembleia Legislativa da Paraíba. É casado, desde 1985, com a professora de dança, Edna Chacon Delgado, do qual tiveram 2 filhos, o Promotor de Justiça Thiago Chacon Delgado e a Nutricionista Thaís Chacon Delgado. Licenciado em História e Ed. Física (UFPB) Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Gestão Escolar (UNICAP) Universidade Católica de Pernambuco e Espiritualidade Interdisciplinar (PUC-RS) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Foi Diretor Cultural do Colégio Marista Pio X, onde ajudou a implementar vários projetos educacionais importantes, como o Auto de Natal (Espetáculo Natalino) e o Grupo Musical Armorial. Coordenou a Delegação da Paraíba durante as Olimpíadas Marista da Europa, que aconteceu na (Cidade de Lisboa) ( Portugal), no (Externato Marista de Lisboa). É Filiado ao (Instituto dos Irmãos Marista). Exerceu a função de diretor da FUNJOPE (Fundação de Cultura de João Pessoa), ( Casarão 34 ). Tem diversas participações musicais em sua trajetória, a exemplo do CD " Do Mato ", de Bebé de Natércio, da Coletânea "Só Forró PB/2008 ", ao lado de Flávio José, Pinto do Acordeon, Biliu de Campina, Lucy Alves e vários outros artistas. Fez vários trabalhos com o escritor Ariano Suassuna.

Coordenou as homenagens da solenidade de posse do escritor na Academia Paraibana de Letras. Seu principal trabalho musical pode ser registrado no seu CD, "Na batida da cancela", lançado em 2011, durante o São João da Capital e Festa de Nossa Senhora das Neves. O CD Na Batida da Cancela, foi lançado neste mesmo ano, 2011, durante o Maior São João do Mundo, no Parque do Povo, na cidade de Campina Grande. Em 2012, o seu CD, Na batida da cancela, foi lançado durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Em 08 de março de 2012 fez o lançamento de seu 1° DVD ao vivo, intitulado “Forró tem que ser assim“ gravado na Estação Ciência Cabo Branco em João Pessoa. Em 2017 fez uma turnê pela Europa, participando de vários festivais na Europa. França, durante o Festival na Torre Eiffel, na cidade de Paris, em Lille, Norte da França em Bruxelas, capital da Bélgica, divulgando o Forró e a Cultura Popular Brasileira.

Fez parte da Comissão do Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga e do Centenário do Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro. Coordenou e participou do Primeiro Festival de Cultura Cigana, na cidade de Sousa-Pb. Coordenou e participou do Primeiro Festival de Cultura Quilombola, no Quilombo Caiana das Crioulas, na cidade de Alagoa Grande-Pb. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba e Gerente Operacional de Música da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba. Bira Delgado esteve presente, como sócio fundador (ativista) da Associação Cultural Balaio Nordeste, desde o pedido de registro (2011) do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Bira Delgado é junto a Secretaria de Cultura da Paraíba e do Balaio Nordeste, coordenador das quatro edições do Festival São João na Rede. Também, participou de todos os Fóruns Nacionais de Forró de Raiz e Encontros Nacionais de Forrozeiros que a Associação Balaio Nordeste promoveu junto ao Governo do Estado da Paraíba, nestes últimos doze anos.