Usuário(a):Renatargn/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rede SACI[editar | editar código-fonte]

A Rede SACI(Solidariedade, Apoio, Comunicação, Informação) surgiu em 1999, é um projeto do Programa USP Legal, da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP e é em sua maioria online, tem como princípio a solidariedade, apoio, comunicação e a informação, que já estão no seu próprio nome. Que além desses princípios, remete ao famoso Saci Pererê, personagem do folclore brasileiro, que mesmo sendo portador de deficiência física, leva uma vida agitada e com bom humor. O objetivo da Rede, é virtualmente, ajudar portadores de deficiências, facilitar suas vidas no Brasil. Ter acessibilidade e difundir informações, notícias, sobre deficiência, visando uma inclusão social. a Rede trata de acessibilidade física e digital. A organização integra algumas entidades, como a Universidade De São Paulo (USP), a Rede Nacional De Ensino e Pesquisa (RNP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), organização não-governamental Amankay Instituto de Pesquisa.

Locais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, eles têm o site, o qual está quase todo o trabalho deles, de divulgação, mas também têm os CIC (Centro de Informação e Pesquisa), que são espaços destinados a pessoas com qualquer tipo de deficiência, prestando serviços de comunicação eletrônica, com cursos gratuitos e atividades socializantes. Eles visam facilitar essa inclusão social e digital, principalmente porque nos dias de hoje a internet está se tornando cada vez mais importante na educação, profissionalização e socialização das pessoas.

Laboratório Navegar[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado no ano 2000, em uma parceria com o Instituto Benjamin Constant, no Rio De Janeiro, e atende preferencialmente deficientes visuais. E tem como objetivo principal ensinar esses deficientes, seus familiares e professores de Educação Especial, a utilizar os recursos da internet.

eRehab Laboratório[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado no ano 2000. Está localizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. é um centro responsável por fornecer informações ligadas à saúde e medicina de reabilitação para a Rede SACI. Isso é feito através de um banco de perguntas e respostas mais frequentes. A equipe deste CIC colaborou com a criação do Kit SACI 2, que permite que pessoas com funções motoras mais comprometidas consigam escrever e fazer cálculos através do computador. Foram feitos testes, e a partir deles, várias modificações foram feitas, para tentar melhorar a acessibilidade.

CICs COM.VIVER[editar | editar código-fonte]

As duas unidades foram criadas no ano de 2001, em Ribeirão Preto, um deles está ligado ao Fundo Social de Solidariedade do Município e o outro está ligado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Tem o objetivo que estimular os aspectos cognitivos e motores. Atualmente este CIC conta com 98 inscritos, os quais 33 são deficientes físicos, 27 são deficientes visuais, 3 deficientes auditivos, 6 deficientes mentais 14 deficientes orgânicos, 1 com distúrbios psicológicos e 2 doentes mentais. Os 2 monitores também tem deficiências físicas. Na unidade da USP, há 2 monitoras, que são alunas do curso de Psicologia da USP.

[1] [2]