Usuário(a):Renato Correa Lacerda/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A piramide Maslow mostra as necessidades humanas.
Pirâmide de quatro lados utilizada para o enchergar a pessoa humana dentro de uma dinâmica de valores
AS RELAÇÕES HUMANAS E A PIRAMIDE DE MASLOW

Dependemos desde que nascemos de suprir nossas necessidades básicas sejam elas de segurança, alimentação , cuidados básicos, afeto, educação ,e outras das mais diversas . Para manter estas necessidades as pessoas tendem a manter relacionamentos com outras pessoas podendo ser estes de varias formas e aspectos como: Relacionamento entre marido e mulher. Relacionamentos entre pais e mães que cuidam dos filhos.Relacionamento entre filhos e filhos cuidando dos Pais. Relacionamento entre amigos, namorados, e outros tipos sendo afetivos ou profissionais.

Como podemos entender estes relacionamentos involuntários ou não dos mais diversos e como estes se processão?

Outro fator importante seria saber o que torna estes relacionamentos firmes ou fúteis consolidando ou finalizando os relacionamentos?

Para tentar responder estas incógnitas que aparecem dentro dos relacionamentos apresento um forma dinâmica utilizando o conhecimento da a teoria de Abrahan Maslow para jogar um pouco de luz sobre as relações humanas.

Meu olhar diferenciado começa em enxergar a personalidade humana como uma figura dotada de quatro lados como a piramides do antigo Egito, a este modelo eu daria um titulo sem repetir cada lado desta figura referente a um valor pertence a mesma pessoa, seria uma piramide de lados intitulados com os valores humanos que são aprendidos ou absorvido nas primeiras relações humanas que são estabelecidas segundo mostra a base da piramide de Maslow.

Se utilizar-mos os valores humanos D.U.P.H ( sigla significa) dedicação, união, prazer e honestidade nomeando cada lateral da piramide com um valor sem repetir,estaria então tentando representar a personalidade humana através de uma forma geométrica neste caso a piramide de quatro lados. Como demonstra a teoria de maslow temos a necessidade de nos relacionar. Este fato pode ser facilitado através da troca de valores contido nas laterais desta piramide da qual proponho e que a considero de valores exteriorizados ou piramide relacional o que não acontece na piramide da teoria da Maslow.

Crio dentro desta linha de raciocínio as PIRAMIDES RELACIONAIS ou PIRAMIDES HUMANAS ou seja que podem se relacionar fazendo -o na forma de contato com outras piramides que desejem converger valores ao equilibrar-se tocando seus ângulos uma com as outras através5 de uma convergência de valores devido ao motivo que considero que esta piramide humana da mesma forma que a piramide de Maslow que apresenta suas necessidades hierárquicas mas que nesta nova visão tridimensional exterioriza os valores contidos na personalidade humana o que não é proposto na teoria de Maslow. Estas novas piramides relacionais para se manterem equilibradas sobre o angulo agudo uma da outra necessitam manterem uma continua troca de valores que ira gerar vetores ou linhas que sustentaram esta relação. Dentro da ideia proposta podem ocorrer da seguinte forma a troca valores: Valor dedicação de uma piramide seria compartilhado pelo valor dedicação da outra , o valor honestidade compartilhado pelo valor honestidade da outra , o valor união compartilhado pelo valor união da outra, o valor prazer compartilhado pelo valor prazer da outra. Ficaria dentro da percepção humana como que se cada valor compartilhado criasse um vinculo ajudando a equilibrar as piramides pela compartilhação destes valores humanos, poderiam assim ser como linhas bem esticadas ou frouxas dependendo da qualidade de cada relacionamento. As linhas conteriam em seu interior os vetores emocionais que tramitariam entre elas os sentimentos mais importantes da relação que de forma análoga seriam como cabos de tração mas invisíveis que seguram as pessoas dentro de uma relação.

Nesta apresentação da DINÂMICA DE VALORES segundo as piramides relacionais humanas é possível perceber que não existe um relacionamento que não necessite de ser trabalhado no tocante aos valores para que seja fortalecido e correspondido pela outra piramide gerando o Equilíbrio Relacional Piramidal onde as relações tornam-se mais fortes.

PARA ENTENDER MELHOR :

Uma relacionamento de duas piramide tem no minimo 4 valores, mas podem ter mais sendo que a cada valor acrescido na relação estas piramides tomam outro forma.Para exemplificar posso citar a figura geométrica do hexaedro ( 2 valores a mais),ou do octaedro ( 4 valores a mais) desta forma para cada valor acrescido a estas figuras tenderam a ter suas bases mais circulares tendendo assim a se aproximarem da figura geométrica de um cone. Dentro desta ideia proposta no caso de relacionamentos representados pela figura geométrica de cones tentam assim demonstrar que estes relacionamentos possuíram a maioria dos bons valores humanos, formando assim um relacionamentos sólidos com poucas variações mas que não afetam sua estabilidade. Significa então que o modelo proposto pode ser o ideal para representar de forma geométrica nos relacionamentos como o de um casamento entre pessoas ou de namoros ou até amizades mais consolidadas.

O fim de um casamento por exemplo, certamente ocorrera a ruptura de todas a linhas compartilhamento de valores e o equilíbrio piramidal acabou por falta de valores dos envolvidos ou desinteresse em compartilha-los.

A mãe que cuida de um recém nascido ,isto pode ser considerado um relacionamento de entrega não necessita de troca e é involuntário não depende da vontade do recém nascido, apenas da dedicação da mãe.

Este modelo proposto de piramides que se equilibram em seus ângulos agudos pode ser usado para compreensão no caso do marketing de relacionamento onde se for considerado que o cliente se trata-se uma piramide humana tridimensional versos as empresas sendo consideradas também mas como uma piramide organizacional tridimensional que estaria neste caso disposta a se relacionar com seu cliente em equilíbrio da mesma forma demonstrando valores nas relações provindos da cultura interna da empresa mantidos estes valores pelos stakes houders ( investidores e direção) que estão no topo da piramide gerenciando a empresa para manter um relacionamento ápice a ápice com piramide humana no caso o cliente, desta forma poderiam atingir maiores índices de satisfação por terem o interesse focado nas necessidades de seus clientes na tentativa de fideliza-los pela relação de valores dentro da relação de consumo.

AS RELAÇÕES HUMANAS E A PIRAMIDE DE MASLOW

Autor: Renato Correia Lacerda.

Artigo proposto em setembro de 2011

Formação Acadêmica :

Curso: Processos Gerenciais UNI BH ( Centro Universitário de Belo Horizonte)

Ir para cima ↑ "Stake Holders". Significados .com.br. DOI:http://www.significados.com.br/stakeholder/. Ir para cima ↑ "[ttps://www.google.com.br/search?q=teoria+de+maslow&espv=2&biw=1366&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=TKpaVMrGDoaeNtPPgMAN&sqi=2&ved=0CBwQsAQ Teoria de Maslow]". Visitado em 05/11/2014. Ir para cima ↑ http://www.cotemar.com.br/biblioteca/administracao/teoria-geral-da-administracao.pdf Ir para cima ↑ Hilsdorf, Carlos. Atitudes Vencedoras. 3° edição. ed. [S.l.]: Senac São paulo, 2004. p. Paginas de 35 a 49 e também de 217 a 223. ISBN 85-7359-323-7. Ir para cima ↑ https://www.google.com.br/search?q=geometria+espacial&espv=2&biw=1366&bih=677&tbm=isch&imgil=xwFE-2Z1FGjw5M%253A%253Bbor7DQxItrMufM%253B.+"geometria espacial".