Saltar para o conteúdo

Usuário(a):RhafaPorto/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rhafael Porto Ribeiro, ou Rhafa Porto, é um brasileiro nascido em Boa Vista, capital de Roraima em 06 de janeiro de 1995. Professor de arte, Mestre em comunicação, ambos pela Universidade Federal de Roraima, também é um artista independente, quadrinista, ilustrador, oficineiro e idealizador da Feira Roraimense de Quadrinhos.

Faz parte do movimento de quadrinhos do norte do Brasil, estando sempre ativo em ações que envolvem integração, debates e amplitudes do gênero na região. Entre seus trabalhos já foi selecionado em 2016 na curadoria do concurso de internacional de quadrinhos SILENTE MANGÁ AUDITION na categoria Award Candidate. Em 2018 foi selecionado na curadoria nacional do ARTE DA PALAVRA do SESC nacional. Em 2019 lançou seu primeiro quadrinho independente chamado "Tribo da Justiça" e posteriormente fundou o primeiro coletivo de Histórias em quadrinhos de Roraima chamado "Coletivo lavrado" que perdurou até final de 2020. Em 2022 anunciou a Feira Roraimense de Quadrinhos, sendo considerado um movimento muito expressivo para a cena de quadrinhos no estado, trazendo em sua estreia uma composição de cinco artistas locais com materiais autorais, tornando-se desde então um evento anual.

Atualmente é professor efetivo do estado de Roraima através da Secretaria de Educação e Desporto (SEED) e presta serviços de tutoria junto ao SESC regional de Roraima sobre Histórias em quadrinhos.

BIOGRAFIA[editar | editar código-fonte]

Rhafa Porto nasceu em Boa Vista, RR, filho de Rubens Ribeiro Filho e de Anedite Porto de Oliveira. Rhafael sempre foi uma pessoa muito apaixonada por desenhos e ilustrações, embora sua família não possua histórico de artistas, exceto por seu irmão mais velho Rubens Ribeiro jr. que é músico. Rhafa sempre apresentou muita proximidade por desenhos, estando em seu contato diário desenhos animados e histórias em quadrinhos, sempre incentivado por seus pais.

Quando adolescente, iniciou estudos para aperfeiçoar suas técnicas de desenho, com o auxilio de muitas pessoas e tutoriais, conseguindo inicialmente pequenas pontas de destaque em canais virtuais na internet, participando ativamente de colaborações em grupo entre ilustradores e revistas digitais independentes.

CARREIRA[editar | editar código-fonte]

Rhafa Porto queria viver profissionalmente do desenho. Para isso, em 2013, prestou vestibular para Artes Visuais na Universidade Federal de Roraima, sendo aprovado de segunda chamada para cursar a graduação. Desde então, durante sua formação, participou de diversos programas de ensino e extensão, sempre voltados para a área de histórias em quadrinhos. Tendo sido, tema de se Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado QUADRINHOS E SUA POSSIBILIDADE DE MEDIAR A ESCOLHA PELO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, que buscava entender como um quadrinho poderia gerar certa influência em querer fazer um ensino superior. No término de sua graduação, Rhafa início seu mestrado através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, com a dissertação CIRCUITO DOS QUADRINHOS E A PERCEPÇÃO DOS AGENTES CULTURAIS BOAVISTENSES, feito em sua totalidade em formato de Histórias em quadrinhos, trazendo uma perspectiva bem particular a respeito da formatação dos trabalhos acadêmicos.

Em 2016, Rhafa se classifica em um concurso internacional de Histórias em Quadrinhos, o Silent Mangá Audition em nono lugar na categoria Award Candidate com a história TRUST feita em parceria com o artista Recifense José Rodrigo Batista do Nascimento, que assina como Danverdura. Em 2018, após finalizar sua graduação, Rhafa começa a planejar construir histórias mais trabalhadas, nisso, ele inicia participações em eventos fora do estado, estando presente no mesmo ano no Festival Amazônico de Quadrinhos em Manaus, amazonas. Realizado na Universidade Federal do amazonas, foi através desse encontro que Rhafa conhece diversos artistas do norte que fazem quadrinhos.

Em 2019, Rhafa Porto cria então sua primeira história em quadrinhos independente chamada Tribo da Justiça. A hq conta a trajetória de cinco heróis na cidade fictícia de Rurãima, no qual, teve um total de quatro edições entre 2019 e 2022. No mesmo ano, junto de quatro artistas chamados Willian Cavalcante, Hipacia Caroline e Ivan Frank. Anuncia a criação de um coletivo voltado a organização, produção e lançamentos de Histórias em Quadrinhos em Roraima, tendo sido lançado um coletânea chamada Lavrado Comics que reunia quatro histórias curtas como forma de apresentação do grupo pela região. O grupo perdurou até meados de 2020.

Em 2020, iniciou o circuito nacional do ARTE DA PALAVRA, projeto do SESC, que realiza uma curadoria a nível nacional de artistas escritores, sendo selecionado em 2019 para realizar tais atividades. O intuito original do projeto é que o artista viaje para as capitais selecionados do Brasil para executar de forma presencial as propostas, contudo, em 2020 foi decretado a pandemia de Covid-19 no mundo inteiro, impossibilitando a ida física do artista aos locais, tendo sido realizado todos de forma ON-LINE em formato de live. Por conta desse cenário atípico, todos os artistas dessa edição tiveram seu contrato renovado para dois anos de execução, sendo de forma virtual até o encerramento das datas de execuções.

Rhafa desde 2022 realiza a organização de diversos eventos, como o ANIRAIMA, evento de atividades geeks, nerds e jogos eletrônicos em Roraima. Sendo seu evento principal a FEIRA RORAIMENSE DE QUADRINHOS, já tendo acontecido em dois anos seguidos. Tento a primeira edição acontecendo em 4 de fevereiro de 2022, e a segunda edição em 5 de fevereiro de 2023. Uma terceira edição já está programada para acontecer no dia 4 de fevereiro de 2024.