Usuário(a):Ribeirofragac/Testes
Esta é uma página de testes de Ribeirofragac, uma subpágina da principal. Serve como um local de testes e espaço de desenvolvimento, desta feita não é um artigo enciclopédico. Para uma página de testes sua, crie uma aqui. Como editar: Tutorial • Guia de edição • Livro de estilo • Referência rápida Como criar uma página: Guia passo a passo • Como criar • Verificabilidade • Critérios de notoriedade |
Conhecido popularmente como Museu do Pescador, o Museu Histórico da Ilhas das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio", denominado assim por meio da Lei 6.306/05, é uma antiga reivindicação da comunidade e se constitui como um museu comunitário.
O museu é uma obra do Programa Terra Mais Igual, na Ilha das Caieiras, Poligonal 12. O espaço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e conta com uma sala de leitura, projeto de extensão da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
A sala de leitura destina-se aos moradores da Grande São Pedro, com mais de 200 títulos. Os títulos selecionados priorizaram histórias com elementos que fazem parte do cotidiano da comunidade. O acervo é renovado à medida que os leitores solicitarem novos títulos, podendo, para isso, acessarem a base de dados da biblioteca e sugerir o envio de um determinado título para a sala de leitura.
Acervo interativo
Os moradores de toda a região podem contribuir para a criação de um acervo interativo. Sua gestão e suas atividades são desenvolvidas com o envolvimento da comunidade, de forma que essa se aproprie do museu e contribua para o seu crescimento.
Voltado principalmente para a relação dos moradores com o mar e o manguezal, já que a região é rica na tradição das famílias de pescadores, o Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" busca fortalecer a identidade local.
Para se manter ativo, o museu promove diversas atividades para o público, priorizando monitoria, envolvimento da comunidade, preservação da memória, difusão cultural e pesquisa. Além disso, boa parte do seu acervo é proveniente do encontro com os moradores locais, que podem abastecer o espaço com objetos e até depoimentos.
Quem foi Manoel Passos Lyrio
Nascido em Santa Leopoldina, Manoel Passos Lyrio foi um dos primeiros moradores a aportar na Ilha das Caieiras, em Vitória. Pai de cinco filhos e casado com Anna Teubner, chegou à região em 1927, numa pequena canoa vindo pelo rio Santa Maria. Em 1937 adquiriu um terreno e construiu sua residência própria, onde também instalou um comércio de secos e molhados, conhecido como "a venda do seu Duca". Neste mesmo local funciona o Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio". Em 1940, o sobrado foi inaugurado com o primeiro baile de carnaval no andar superior, tornando-se uma referência para toda a comunidade.
Onde fica o Museu
Endereço: Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras Informações: (27) 3323-9993 e 3132-8372 Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 9 às 17 horas; Sábado e domingo, das 12 às 16 horas.