Usuário(a):Ricardo Junoy/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual o melhor futebol, o Paulista ou o Carioca?

Qual o melhor futebol do país dos Paulistas ou dos Cariocas? Muito se fala na rivalidade entre Paulistas e Cariocas e pouco é falado sobre as diferenças, dando a entender que são muito próximos ou até rivalizam dentro e fora do campo. Pensando nisso resolvi fazer um levantamento para mostrar as diferenças entre o futebol do RJ e o de SP e para minha surpresa e sua também os fatos e dados vão um pouco além da rivalidade. A palavra rivalidade fica por serem estados vizinho, mas dentro e fora de campo a coisa não é bem assim! Já vi muitas emissoras tratando o assunto como tabu ou com receio da repercussão e toda vez que eu vejo o assunto tentando ser abordado, cria-se uma celeuma tal que o assunto morre sem nenhum resultado evidenciado.

Posto isso, vamos aos fatos!

O site otimao.com.br resolveu separar este estudo rápido sobre vários aspectos, desde títulos até estrutura. Tirem as suas conclusões sobre qual estado é mais bem preparado e mais vitorioso no âmbito nacional e internacional. E também analisem o presente e futuro dos maiores clubes dos dois estados. É claro que existem outros aspectos a serem abordados e afirmo que quanto menor é o aspecto maior é a diferença entre os dois estados em relação ao futebol.

Vamos começar pelos títulos já que o que mensura a vitória no esporte são eles.

TÍTULOS

TÍTULOS NACIONAIS:

Campeonatos Brasileiros de 1959 até 2013: Paulistas: São 5 campeões (Corinthians, Guarani, Palmeiras, Santos e São Paulo), mas times como São Caetano, Portuguesa e Bragantino já foram vice campeões. 28 Títulos (Santos 8, Palmeiras 8, São Paulo 6, Corinthians 5, Guarani 1) 23 Vice Campeonatos

Cariocas: São 4 campeões (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) e não tem nenhum outro time vice-campeão. 15 Títulos (Flamengo 5, Vasco 4, Fluminense 4, Botafogo 2) 9 Vice Campeonatos

Conclusão: Paulistas tem quase o dobro dos títulos dos cariocas (28x15), além disso tem mais do que o dobro de vice-Campeonatos (23x9). Como se isso não bastasse veja o número de times participantes na série A do brasileiro desde a era dos pontos corridos, ou seja, a partir de 2003, antes disso muitos Paulistas frequentaram a Série A do futebol Brasileiro, mas para encurtar vamos aos pontos corridos. Paulistas: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta, Bragantino, São Caetano, Santo André, Grêmio Barueri. São 11 paulistas disputando a séria A desde 2003 Cariocas: Fluminense, Flamengo, Botafogo e Vasco São apenas os 4 grandes do Rio que frequentam a Seria A do Brasileiro desde 2003.

Copa do Brasil de 1989 até 2013: Paulistas: São 5 Campeões (Corinthians, Palmeiras, Santos, Santo André e Paulista de Jundiaí), mas temos o São Paulo como vice Campeão 8 Títulos (Corinthians 3, Palmeiras 2, Santos, Santo André e Paulista 1)

Cariocas: São 3 Campeões (Flamengo, Fluminense e Vasco), mas temos o Botafogo como vice Campeão. 5 Títulos (Flamengo 3, Fluminense 1, Vasco 1)

Conclusão: Além de mais participantes chegando ao título 5x3 o que demonstra a força do estado paulista, já em títulos são 8x5 a favor dos Paulistas!

Torneio Rio São Paulo de 1933 até 2002: Paulistas: São 5 Campeões (Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo) 18 Títulos (Corinthians, Palmeiras e Santos 5, Portuguesa 2, São Paulo 1)

Cariocas: São 4 Campeões (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) 10 Títulos (Botafogo 4, Vasco 3, Fluminense 2, Flamengo 1).

Conclusão: Além de mais times campeões o que demonstra a força do estado a diferença entre esse campeonato que é um campeonato somente entre os 2 estados é de quase o dobro. (18x10) para os Paulistas no confronto entre os estados.

TÍTULOS INTERNACIONAIS

Campeonatos Mundiais da FIFA de 2000 até 2013: Paulistas: São 2 Campeões (Corinthians e São Paulo) e o Santos foi vice campeão em uma oportunidade 3 Títulos (Corinthians 2 e São Paulo 1)

Cariocas: Apenas o Vasco foi uma vez vice campeão

Conclusão: Nesta competição que é a maior do planeta, o placar é de 3x0 e os Paulistas tiveram 3x1 participantes na história.

Copa Intercontinental ou Toyota de 1960 até 2004: Paulistas: São 2 Campeões (Santos e São Paulo) e ainda temos o Palmeiras como vice campeão em uma oportunidade 4 Títulos (Santos 2, São Paulo 2)

Cariocas: Apenas o Flamengo ganhou a competição em uma oportunidade e o Vasco foi vice campeão em outra

Conclusão: Os Paulistas ganham nesta competição por 4 x 1 e ganha também em times finalistas por 3x2.

Copa Libertadores da América de 1960 até 2013: Paulistas: São 4 Campeões (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) e ainda temos 8 vice campeões com destaque ao São Caetano como vice campeão por uma oportunidade. 8 Títulos (Santos e São Paulo 3, Corinthians e Palmeiras 1)

Cariocas: São 2 Campeões (Flamengo e Vasco) e o Fluminense foi uma vez vice campeão 2 Títulos (Flamengo e Vasco 1)

Conclusão: São 8x2 em títulos para os Paulistas e 8x1 em vice campeonatos com 5 times diferentes chegando em finais contra apenas 3 Cariocas.

Copa Sulamericana de 2002 até 2013: Paulistas: 1 Campeão (São Paulo) e uma vez vice campeão a  Ponte Preta

Cariocas:

Em uma oportunidade o Fluminense foi vice campeão

Conclusão: Muito embora seja um torneio em que os brasileiros não dão muita importância fica 1x0 para os Paulistas com 2x1 em times finalistas.

Recopa Sulamericana de 1989 até 2013: Paulistas: São 3 campeões (Corinthians, Santos e São Paulo) e em duas oportunidades o São Paulo foi vice campeão 4 Títulos (São Paulo 2, Corinthians e Santos 1)

Cariocas: 1 vice Campeonato com o Botafogo

Conclusão: Os Paulista ganham de 4x0 em títulos e de 2x1 em vice campeonatos com 4 participantes Paulistas  contra 1 Carioca na competição.

CONCLUSÃO GERAL SOBRE TÍTULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ENTRE PAULISTAS E CARIOCAS: Títulos nacionais (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Torneio Rio-SP): Paulistas 54 x 30 Cariocas Títulos Internacionais (Mundial FIFA, Intercontinental, Sulamericana e Recopa) Paulistas 16 x 4 Cariocas

A diferença em termos de títulos nacionais ou internacionais, vice campeonatos, número de participantes e número de finalistas é MUITO GRANDE. Apenas os 4 grandes do Rio de Janeiro participam e ganham torneios, já em São Paulo são diversos participantes, finalistas e campeões.

ESTRUTURA HOJE 14/08/2014:

Sobre estrutura vou considerar 3 fatores. Clube, Centro de Treinamento e Estádio / Arena. Infelizmente será um ponto de vista muito resumido para que a postagem não fique demasiadamente extensa.

Paulistas: Aqui eu poderia fazer um estudo sobre diversos clubes, veja que das 32 seleções na copa do mundo de 2014 aqui no Brasil, 15 centros de treinamento escolhidos pelas seleções são do estado de São Paulo. O que isto significa? Significa que a estrutura do futebol paulista foi escolhida por quase metade das seleções do mundo. A outra metade espalho-se pelo Brasil. É uma demonstração clara de que a organização, estrutura e dinheiro, estão em São Paulo. Se considerarmos os CTs dos 4 grandes de São Paulo, são referência no Brasil, Tanto o CT do Santos, Palmeiras, São Paulo e principalmente o do Corinthians, são muito bem equipados, o gramado e acomodações são excelentes e certamente estes 4 estão entre os 8 melhores do país. Os clubes da capital paulista, considerando apenas Corinthians, Palmeiras e São Paulo, são clubes excelentes e que tem lucro em sua administração. Além disso ganham diversos títulos em outras categorias que não a de Futebol de Campo. Muitos são os exemplos do passado e principalmente atuais como: Asa Delta, Futsal, Futebol de Botão, Natação, UFC, etc... pelo Corinthians com campeões atuais Brasileiro e mundiais. Arenas / Estádios: Os 4 grandes e mais alguns pequenos tem excelentes estádios, uns melhores e outros nem tanto em termos de modernidade, mas são estádios que dão lucro aos seus times, comportam as suas torcidas e são a casa verdadeira de seus clubes. O Grêmio Barueri tem estádio para mais de 40 mil pessoas, a Portuguesa tem o Canindé, a Ponte Preta tem o Moisés Lucareli, ainda existe o Pacaembu que é um excelente estádio de futebol de step para qualquer clube paulista jogar. Já os 4 grandes possuem: Vila Belmiro do Santos, que embora seja pequeno, comporta a torcida do Santos, tem excelente gramado e uma boa estrutura, pressão e ajuda o time tecnicamente, veja os resultados da agremiação em sua casa. O São Paulo tem o Morumbi: É um estádio antigo, fica longe do campo, mas tem capacidade para mais de 60 mil torcedores e é a casa delas, além disso faz parte da renda anual com muito lucro para o time do morumbi. O Palmeiras reformando a sua Arena vai contar com uma casa bonita, moderna e que certamente ajudará tecnicamente e financeiramente seu clube. O estádio terá capacidade para 40 mil torcedores. A Arena Corinthians entre as mais modernas do mundo é a novidade em estrutura do futebol paulista, antes jogando no belo estádio do Pacaembu, o Corinthians deu um salto em qualidade e em estrutura com sua nova casa. Moderna, Bonita, para 50 mil torcedores é um verdadeiro caldeirão. Além do grande lucro pelos moldes em que a diretoria bancou essa construção. Não há dúvidas que o futebol Paulista e principalmente seu clube mais tradicional terá uma vantagem técnica e financeira muito grande a partir de 2015 em relação aos outros clubes do Brasil pela sua maravilhosa estrutura.

Cariocas: Fora os 4 grandes do RJ é difícil citar um clube que faça frente ou dispute se quer uma segunda divisão do futebol brasileiro. A estrutura em termos de CT mesmo dos 4 grandes não é uma maravilha. Agora depois da copa, a seleção holandesa deu uma força e reformou o CT do Flamengo. O CT do Fluminense recentemente foi castigado com duras críticas feitas por Muricy e muito jornalistas sobre buracos, ratos, etc... Nenhum time do Rio de Janeiro tem centros de treinamento superiores aos centros dos 4 grandes de São Paulo. Clubes: Os clubes do Rio estão todos com grandes problemas financeiros e isso reflete diretamente na parte social. Para se ter idéia o Vasco da Gama está com a parte aquática fechada há muito tempo por não ter dinheiro para reformá-la. O Flamengo não paga IPTU desde a década de 80, mesmo assim o Flamengo ainda consegue algumas conquistas como no Basquete por exemplo, mas outras modalidades que já foram fortes em todos os clubes grandes do RJ já foram abandonadas por falta de apoio e não podem mais ser bancadas pelos clubes. Nenhum dos clubes do RJ tem melhor estrutura do que os da capital Paulista. Além disso não são saudáveis financeiramente como os da capital paulista. Falando apenas da parte social e não do futebol que falaremos mais abaixo. Estádio / Arenas: O RJ tem um grave problema para seus clubes. Não existe terreno disponível para a construção de um novo estádio moderno. A solução seria a reforma de seus próprios estádios: Laranjeiras para o Flu, Gávea para o Fla, São Jenuário para o Vasco. O Botafogo tem a concessão do Engenhão que está em reforma. Mas os times do RJ tem o Maracanã. Acontece que a concessionária de Eik Batista cobra valores os quais os times do RJ não conseguem grandes performances na renda de seus jogos. Não possuem camarotes e não podem usá-la para shows. Não ter um estádio tem o ponto positivo de não precisar pagar por isso, mas o custo histórico sai muito caro, pois depois do estádio estar pago, tira-se muito proveito financeiro dele. Além disso, tem o proveito técnico e a identidade do clube com sua casa, podendo explorá-lo da maneira que melhor convier para seus jogos e para conseguir renda através dele. Fora isso, o gramado fica melhor preparado já que não se faz muitas partidas por semana.Resultado: Fora o Botafogo que tem o Engenhão que é MUITO GRANDE para sua pequena torcida (ao menos a que frequenta o estádio) e o Vasco que tem seu estádio pequeno para sua torcida, além de ser um estádio bem ultrapassado e difícil de explorar financeiramente, Flamengo e Fluminense jogam no maracanã, onde sem grande times, amargam renda muito baixa, não podem explorar para shows, ficam a merce da concessionária e não tiram proveito técnico, pois por não terem uma casa, jogam aqui e ali por esse Brasil.

CONCLUSÃO SOBRE A ESTRUTURA: A cada dia que passa existe uma lacuna enorme entre Paulistas e Cariocas. Tanto na estrutura do futebol, quanto na estrutura social dos clubes bem como em relação aos seus estádios, não existe ponto de comparação entre os grandes de SP e RJ. Se a gente abrir isso para os clubes menores ai a coisa fica mais feia ainda, pois no estado de SP tem MUITOS clubes com centro de treinamento e estrutura para se fazer um grande futebol.

FINANÇAS

Acredito que aqui é o ponto mais importante na diferença entre os clubes paulista e cariocas: Se os Paulista tem muito mais títulos nacionais e 4 vezes a quantidade dos internacionais, se a estrutura em todos os sentidos dos Paulista é extremamente superior a estrutura dos times do RJ, a parte financeira é onde existe a maior diferença tanto na arrecadação quanto nas dívidas. Os motivos? Os times do RJ montaram grandes times no passado as custas de dívidas enormes. Ganharam títulos é verdade, contrataram grandes jogadores é verdade, mas um dia a conta teria de ser paga e o dia está chegando. Entre os clubes que mais devem no Brasil os 4 times do RJ estão no topo. Mesmo saindo esse acordo ridículo para pagamento das dívidas com o Estado, as dívidas dos clubes do RJ são enormes, certamente para um médio prazo isso afetará em campo com ausência de títulos, força no futebol, estrutura, etc... por outro lado, os clubes paulistas, mesmo endividados, tem uma relação faturamento/dívida saudável. Tem por onde tirar mais renda para seus clubes por terem estádios e estrutura melhor. O enfraquecimento carioca faz com que uma das praças futebolísticas diminua, logo, as outras crescem e com o estado de SP não será diferente, aliás, já faz tempo que é diferente, mas agora que a conta deverá ser paga, certamente a diferença será muito maior.

ENDIVIDAMENTO DOS CLUBES DE SP E RJ EM 2013 Paulistas: Palmeiras: 311 milhões Santos: 296 milhões São Paulo: 250 milhões Corinthians: 193 milhões

Cariocas: Flamengo: 757 milhões Botafogo: 699 milhões Vasco 518 milhões Fluminense: 422 milhões

Essa matemática que farei não tem nada a ver em termos de clubes mas para comparação entre SP x RJ é válida. A soma das dívidas dos Paulistas é de R$ 1.050.000.000 ou 1.05 Bilhões de reais aproximadamente. A soma das dívidas dos Cariocas é de R$ 2.396.000.000 ou 2.39 Bilhões de reais aproximadamente. A diferença da dívida é de mais do que o dobro, ou seja, se alguém considera que a dívida dos Paulista é grande, e realmente é grande, o que dizer de uma dívida que é maior do que o dobro de uma dívida grande. A diferença é de R$ 1.340.000.000 reais ou R$ 1.34 Bilhões.

Mas para entendermos a dívida de alguém temos que entender o seu faturamento, se não, não faz sentido. Por exemplo: A dívida do Botafogo é muito mais impagável do que a dívida do Flamengo, bem como a dívida do Santos é um pouco maior do que a do Palmeiras, não em números absolutos claro, mas se você pegar o faturamento do Flamengo por exemplo, vai entender que para o Flamengo pagar a sua dívida é mais fácil do que o Botafogo que tem faturamento muito inferior.

FATURAMENTO DOS CLUBES DE SP E RJ EM 2011, 2012 e 2013: O faturamento de uma maneira geral tem sua pontualidades, ou seja, às vezes, um time fatura muito em um ano e menos em outro por um fator externo normalmente passageiro. Ex: venda de jogador. títulos, segunda divisão,  craque diferenciadoetc... Para não cairmos na pontualidade de um faturamento extremo, vou pegar o faturamento dos últimos anos, para analisarmos a diferença entre Paulista e Cariocas. Os números estão na casa dos milhões.

Paulistas:                  2013                      2012                     2011 Corinthians             316                           358                        290 São Paulo                 364                           284                        226 Palmeiras                181                            244                        148 Santos                       190                           197                        189 Total por ano         1050                        1083                     853

Por coincidência vemos que a dívida e o faturamento dos clubes de SP é exatamente o mesmo na proporção de 1:1. É claro que tem várias coisas que influenciam e pelo vejo que para os Paulistas a tendência é de crescimento, pois houveram investimentos em Estrutura, Estádio, Categoria de Base e times fortes que brigarão pelos títulos neste ano.

Cariocas                  2013                      2012                      2011 Flamengo                272                        212                         185 Vasco                        159                        146                          137 Fluminense            124                         151                            80 Botafogo                   154                        122                           58 Total por ano        709                         631                           460

Vemos agora que a dívida de 2.39 Bilhões é mais do que 3 vezes maior do que o faturamento e se essa notícia não é boa, para curto prazo temos o Vasco na segunda divisão, Flamengo e Botafogo em crise e o Fluminense indo bem mas com uma dependência absurda de seu patrocinador.

CONCLUSÃO SOBRE O FATURAMENTO x DÍVIDAS: Os clubes Paulistas faturam 50% a mais do que os clubes do RJ e tem 50% a mesmo de dívida. Agora que a dívida será paga, ficará mais evidente o tamanho dos clubes, pois antes, o tamanho era mais ou menos o mesmo pelo fato de se criar grandes equipes as custas de dívida. Ainda temos o Flamengo que embora tenha a maior dívida tem um potencial de faturamento muito maior do que os outros clubes do RJ, mas a médio prazo a coisa tá bem complicada para todos os times do RJ. Já os Paulistas neste quesito se não estão uma maravilha, é incomparável o seu poder de ter melhores elencos se comparados com os clubes do Rio de Janeiro. Outro fator muito importante é que a praça São Paulo é muito mais rica e levada em conta para patrocinadores, televisão, qualquer coisa que se refira a renda hoje no esporte de uma maneira geral. Os times Paulista tem estádio e elencos melhores de uma maneira geral do que os times do RJ. O momento a curto e médio prazo é muito favorável para que esta diferença de renda seja ainda maior.

TAMANHO DE TORCIDA DESDE 1993 ATÉ 2012 (ÚLTIMA PESQUISA)

Para entender melhor veja: <a title="Pesquisa de Torcida do Futebol Brasileiro" href="http://www.otimao.com.br/pesquisa-de-torcida-futebol-brasileiro-2014/" target="_blank">Pesquisa de torcida do futebol brasileiro</a> Este ponto é polêmico para quem não acredita nos números, mas estou aqui para analisar apenas os números que é a única coisa palpável que temos para fazer essa análise. Se você não acredita em pesquisa, vá para a conclusão final pulando este tópico. Para analisarmos pesquisa de torcida, precisamos analisar o tempo para entender o futuro e o presente também. E por que é importante analisarmos torcida? Porque a torcida é quem sustenta o clube direta ou indiretamente, seja nas cotas de TV, nos produtos comprados, na presença no estádio, etc...  Claro que boa gestão e categoria de base também importa, mas o tamanho e a presença da torcida faz a história dos clubes uma vez que o gerente ou cartola é passageiro, já a torcida somente diminui ou aumenta com o passar de muitos gerentes e cartolas pelo clube. Muito embora tenha a Portuguesa infiltrada nas pesquisa, vou considerar apenas os 4 grandes de cada estado!

Paulistas:                    1993                          2002                              2012 Corinthians                 10                                  13                               16 São Paulo                       7                                  7                               9 Palmeiras                       5                                  8                                7 Santos                         3                                  2                                3 Total por ano              25                                 30                               35

Cariocas:                   1993                            2002                          2012 Flamengo                  17                                  17                                 16 Vasco                          4                                    5                            5 Botafogo                       1                                    2                                  2 Fluminense                   1                                    2                                 1 Total por ano             23                                  26                                 24

Caso você não goste de pesquisas vamos a números bem reais.

Sócio Torcedores segundo o site futebolmelhor.com.br no dia 14/08/2014 Paulistas: Santos - 55.646 Corinthians:  54.021 (mas no total tem o dobro desse valor por conta dos dependentes que pagam anuidade mas não aparecem no site futebolmelhor.com.br) Palmeiras : 42.234 São Paulo - 30.739 Total Geral: 182.640 - Não preciso dizer que todos os clubes Paulistas estão em ascensão né? reflexo da estrutura, estádios, vitórias e melhores elencos.

Cariocas: Flamengo: 53.937 Fluminense: 22.856 Vasco: 14.386 Botafogo: 11.183 Total Geral: 102.362 - Estagnado e com o Flamengo em queda em seu plano, os Cariocas não conseguem com suas fracas administrações, elencos fracos, falta de estádio próprio e pouco engajamento da torcida um avanço considerável em seu plano de Sócio Torcedor, plano este que rende bom dinheiro aos clubes.

A diferença neste aspecto é de quase o dobro de sócios torcedores, na verdade é mais do que o dobro, pois o Corinthians possui mais de 90 mil Fiéis Torcedores, mas por alguma falha na contagem do site futebol melhor, os dependentes não são contabilizados mesmo pagando anuidade.

Segue os dados do facebook de cada torcida de hoje 14/08/2014 Paulistas: Corinthians -  9.046.005 São Paulo     -  5.266.282 Palmeiras    -   3.018.795 Santos           -  2.907.235 Soma de todos - 20.238.317

Cariocas Flamengo    -  8.682.081 Vasco            - 2.202.971 Botafogo      - 1.068.206 Fluminense -    994.962 Soma de todos - 12.948.220

A diferença é enorme no engajamento virtual das torcidas de SP contra as torcidas do RJ, ou seja, os Cariocas tem apenas 63% do total da torcida de Paulistas. Reflexo de todas as diferenças que existem entre Paulistas e Cariocas. Pode até não refletir o tamanho da torcida real, mas certamente de alguma maneira reflete diversos fatores como marketing e engajamento da torcida em relação a seu time e muitas vezes isso é mais importantes e tem-se um resultado melhor para o clube em termos financeiros e no relacionamento entre clube e torcida do que o número absoluto de torcedores espalhados pelo país, mas que não dão a mínima para seu clube de coração, ou seja, pessoas que dizem que torcem para determinado clube, mas não consome nada referente ao clube seja material esportivo, ir aos estádios, payper view, etc...

CONCLUSÃO SOBRE AS TORCIDAS DOS TIMES DE RJ E SP Esse tema deixa muita gente de cabelo de pé, mas a realidade do futebol é uma só: A cada 10 anos as torcidas do estado de SP crescem 5% enquanto as torcidas do RJ permanecem estagnadas. 5% representa hoje, mais de 10 milhões de habitantes de diferença. Por que isso acontece? A informação hoje é de fácil acesso e é muito mais fácil alguém identificar-se com um clube próspero do que um que não é próspero. Com a diferença a cada ano maior entre os clubes de SP e RJ, evidentemente as novas gerações por terem informação, começam a identificar-se com o futebol Paulista. O fator informação é muito importante, pois antigamente as praças do Norte, Nordeste e Centro Oeste do país somente tinham acesso a jogos do RJ. Até pouco tempo atrás somente passava jogos do RJ através da rede Globo para essas praças. Essa realidade ainda acontece, mas não é com a mesma frequência. Hoje a emissora Carioca percebeu esse aumento e muitas vezes passa jogos dos times Paulistas no lugar dos times do RJ. Aos poucos essa dominância Carioca nas praças onde o futebol é mais fraco vai sendo passada para os times de SP e em muitas isso já aconteceu nas últimas 2 décadas. Acredito que com esse movimento que se intensificará cada vez mais com o êxito Paulista e com o acesso a informação, a Globo passará cada vez mais a televisionar o futebol Paulista e isso influencia diretamente na escolha de um time de futebol.

CONCLUSÃO GERAL: QUAL FUTEBOL É MAIS FORTE OU MELHOR O DE SP OU DO RJ?

Depois do que foi apresentado, acho difícil alguém duvidar da supremacia Paulista. Não é o momento e sim a história que nos conta que sempre foi melhor. O momento e o futuro a médio prazo evidenciará uma diferença ainda maior. Não precisa ser vidente ou gênio para perceber isto, são todos os fatores caminhando para essa diferença. Antigamente existia algum romantismo no futebol, mas hoje o futebol virou um negócio e este negócio é para profissionais. É claro que algum time do RJ pode despontar, mas é evidente também que quanto mais fraca é uma praça, mais fraca é a praça inteira a médio prazo. A diferença é justamente enorme porque estamos comparando as praças e este é o motivo para que a diferença seja ainda maior. Não adianta pensar que pelo fato de um time A ou B está bem que ele ficará bem sempre. No caso de um país continental, a praça conta demais! No final da análise é fácil perceber os seguintes aspectos: Paulista tem muito mais Títulos Nacionais e Internacionais. Paulistas tem muito mais estrutura seja do clube social, centro de treinamento, outros esportes ou Arenas e Estádios Paulistas tem muito menos dívida. Nada mais do que 50% a menos de dívida do que os clubes do RJ Paulistas tem muito mais faturamento. Nada mais do que 50% a mais do que os clubes do RJ. Paulistas tem mais torcida em território nacional.  Mais de 1/3 do território nacional torce para clubes de SP com 35% e 24% torcem para clubes do RJ. O diferença ainda é maior porque a tendência de crescimento é clara para os clubes de SP e a estagnação dos clubes do RJ é evidente. Paulista tem muito mais Sócio Torcedor do que clubes do RJ Existem muitas outras diferenças como número de lojas, momento atual melhor na tabela do campeonato, Copa do Mundo na Arena Corinthians com a visibilidade enorme do clube Paulista, mas não abordei pois são difíceis de mensurar o quanto é ou foi essa diferença em termos de renda, torcida ou qualquer outro aspecto. Não há dúvida que o futebol Paulista é muito melhor e muito mais forte do que o futebol Carioca. Esta discussão não cabe mais nos dias de hoje onde todos os números são evidenciados.

[1]

  1. Referência Site http://www.otimao.com.br